Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva VIP Junho 2017 São Paulo

Documentação do civil

Juliana, dia 28 de Março de 2017 às 18:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31
Noivinhas e noivinhos
Fui hj no cartório me informar certinho quais documentos levar e quando pq me caso dia 10/06 e será cerimônia com efeito civil ( q o casamento civil é feito na msm hora e no msm local ) .Só q umas das exigências q nunca tinha ouvido falar e achei bem absurdo é o registro de nascimento atualizado...Isso é normal? É uma exigência de todos os cartorios?

31 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 17 de Abril de 2017 às 06:14
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende do cartorio,acabei dando entrada no cartório dá cidade do meu noivo e não pediram atualizada não
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É depende do cartorio...Esse q estava pedindo era na minha cidade,como meu noivo é de outra cidade fizemos no cartório de la q não pediu nada disso rsrs
    • Responder
  • Karina
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar religioso com efeito civil.... não foi solicitado certidão de nascimento atualizada ... foi exigido primeira via ou cópia atualizada
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2016 Minas Gerais
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim. A certidão de nascimento só tem validade para 90 dias agora. Tive que pagar pela minha e do meu marido.
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Esperta Abril 2017 São Paulo
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, tbm vou casar religioso com efeito civil, eu e meu noivo levamos nossas certidões de nascimento antigas( mas q estavam em perfeitas condições) e não foi necessário apresentar uma atualizada. Acredito que varia de cartório , pode ser tbm pq ambas eram primeiras vias ou pq somos de SP mesmo. Enfim é dificil entender😕. Mas dará tudo certo...
    • Responder
  • I
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Bahia
    Isah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É normal sim, noivinha. No cartório da minha cidade e onde me informei, além de exigirem a certidão atualizada, exigiram que ela tivesse no máximo 6 meses de emissão rs Mas se é o trâmite, vamos fazer o que não é mesmo? Smiley xd

• Responder
  • Josilane
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Josilane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu não sabia que isso era necessário...também vou me informa no cartório que vou me casar.

• Responder
  • Anna Paula
    Super Noiva Julho 2017 Distrito Federal
    Anna Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pior que isso ehnormal em td canto msm. Já vou atualizar a minha tb.
    • Responder
  • Lidiane
    Noiva VIP Junho 2017 Minas Gerais
    Lidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente é normal sim noivinha me pediram tbm
    • Responder
  • Gilmara
    Noiva Novata Dezembro 2017 Minas Gerais
    Gilmara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tb penso dessa forma mas..... aqui é Brasil então burocracia e "burrocracia" é o que não falta. kkkkkk

Que falta faz um sistema integrado com todas as informações em um unico lugar. -,-'

• Responder
  • Gilmara
    Gilmara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pra ser noiva, vc tem que ser, contadora, engenheira, advogada, estilista, esteticista e por ai vai kkkkk.

• Responder
  • Alessandra / Israeel
    Noiva Master Dezembro 2017 São Paulo
    Alessandra / Israeel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noss noivinha, mas qual sabia mais barato atualizar lá na hora ou ir ao cartório?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim é normal. É pra não ter caso de bigamia. Quando você casa "perde" a certidão de nascimento e passa a ter somente certidão de casamento. É uma forma de garantir o direitos do cônjuge em caso de um "abandonar o lar"
    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui tem essa exigência tbm, fica em uns R$80,00 para atualizar as duas, isso tirando a taxa do cartório que é mais de R$300,00.

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também vamos fazer a cerimônia religiosa com efeito civil. E aqui na minha cidade o cartório pediu essa certidão atualizada, vamos ter que pedir pela net, meu noivo nasceu em Juiz de Fora que é aqui do lado então ficou 100 reais, mas eu sou de São Paulo, bem longe daqui e ficou em 250, um absurdo!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É você está certa. Melhor ver em outro local, eu também fiquei com receio, mas espero que não tenha nenhuma surpresa. Ela disse que se precisar fazer altualizacao pode até ser feita lá mesmo mas tem custo de 60,00 reais por
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso q imaginei q não deve ser uma regra geral...Pq não senti "firmeza" dá mulher qndo perguntei se isso era lei geral ou só daqle cartório...Como meu noivo mora em uma cidade vizinha vamos ver lá se exigem menos burocracia...Não é nem grana (claro q não somos ricos e qlqr economia é boa) mas sim pq não senti q seja algo obrigatório
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou tentar outro cartório pra vê...Os nossos tbm estão novinhos!
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É imaginei q era pra isso...Mas isso uma simples consulta no banco de dados conseguiria buscar...Infelizmente vejo como mais uma burocracia q o único intuito é ganhar dinheiro mas fazer o q...Pelo jeito é padrão e não tem como fugir
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vi aqui alguns debates falando sobre isso. Me caso somente em novembro, mas fiquei com tanto medo que levei meus documentos no cartório que pretendo me casar para obter informações, e lá a moça me informou que isso muda de cartório para cartório, e que de lá eu poderia ficar tranquila (espero que isso não mude rs). Acho que vai de lugar pra lugar muda sim noivinha e depende também do tabelião.
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa q legal minha xará e vai se casar no msm dia kkkkkkkkk e ainda tem mais uma coincidência vi no seu perfil que a cor tbm é azul kkkk Entendi...É pelo q estou vendo cada cartório age de um jeito mas é meio q um padrão msm...Aqui falaram q em 7 dias está pronto ! Resolvi fazer cerimônia com efeito civil pq não qria a preocupação do casamento no civil(com roupa,maquiagem,horário kkkk)
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Genteee me preocupei agora.. pq sou nascida em outro estado! Moro no rio, nasci em Mato Grosso! E minha certidão de nascimento ta mega velha mesmo rs Affii ja vi q tenho q me atentar p ver isso com antecedência e preparar o bolso!
    • Responder
  • Gilmara
    Gilmara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, os cartórios pedem a certidão atualizada pois nela consta as suas informações, se vc é ou já foi casada rsrs. É apenas para cumprir a lei pois no Brasil não se pode contrair dois matrimonios então para ter certeza verificam no assento do registro civil (sua certidao de nascimento essa informação) se ela for desatualizada de quando vc nasceu por exemplo não terá como ter certeza se vc é solteira ou não.

Depois que vc casar vai constar o que vc se casou e passará a apresentar a certidão de casamento e não mais a de nascimento.

Espero ter esclarecido. rsrs

Beijos

• Responder
  • Luane
    Noiva Constante Agosto 2017 Rio de Janeiro
    Luane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu exigiu que estivesse em bom estado, mas graças a Deus a minha e do meu noivo são segunda via e então estavam novas rs
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Junho 2017 Ceará
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha. Irei me casar no mesmo dia que vc rs 10 de junho e fui marca meu casamento cívil no mês de fevereiro e o rapaz do cartório avisou que o registro do meu noivo teria que ser atualizado pois ele tinha a segunda vai do documento é era de 2011 e ele teria que retirar uma atualizada (como ele nasceu em outra cidade teve que mandar por correio e demorou um pouco) e eu como fui registrada no cartório onde vamos casar não precisei mudar nada do meu registro. Eu acredito que essa exigência seja de todos os cartorários beijos noivinha. (O documento só chegou a duas semanas atrás e demos entrada no casamento dia 17 e dia 7 é o nosso casamento civil)
    • Responder
  • Tatiane
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é mas é normal mesmo Rrsrsrsrsr

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui falaram que era 30,00 se for no mesmo cartório ou 70,00 se tiver que pedir ao cartório de outro local o_O como meu noivo é de outra cidade vou ver na dele tbm
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi, achei um absurdo pq certidão de nascimento não é algo que se muda, então pra que atualizada? RS
    • Responder
  • Thamyres
    Noiva Principiante Agosto 2019 São Paulo
    Thamyres ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim também tive que tira outra e só consegui tira no cartório da minha cidade aqui na cidade do meu marido nem precisou que ele é daqui rs mais não é difícil não paguei 17 reais pra fazer
    • Responder
  • G
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, também tivemos que tirar outra!!!
    • Responder
  • Tatiane
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha... Sim a maioria dos cartórios pedem um registro atualizado

Bjs

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe