Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabrielle
Noiva Esperta Janeiro 2020 São Paulo

Documetos para cerimônia religiosa

Gabrielle, dia 18 de Novembro de 2018 às 21:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15
Noivinhas que vão casar na igreja católica, vocês sabem se precisa, dentre os documentos necessários, certidao/ comprovante de Crisma? Ouvi dizer que precisa ser crismado para casar, mas na internet, quando pesquiso os documentos não aparece nada que diga isso.

15 Respostas

Última atividade por Franciele, dia 19 de Novembro de 2018 às 10:48
  • Franciele
    Super Noiva Fevereiro 2019 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é obrigado. Já dei entrada nos meus papéis, a única exigência é ser batizado. Crisma e primeira comunhão não é obrigatório linda. Bjos
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Gabii kkkk
    Mas, pensando bem são os documentos necessários 😉
    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na igreja onde vou casar só pediu o batistério, crisma e 1º não é mais exigido....

• Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Gabi, na igreja que vamos casar só pede a certidão de batismo atualizada, não precisamos ser crismados ou ter feito 1° eucaristia.

• Responder
  • Gabrielle
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Rosangela. Acha isso um tanto quanto estranho, porque se a igreja é uma só, a regra deveria ser a mesma para todas, né. Se precisa de certidão de crisma em uma, deveria precisar em todas - ou o contrário, se necessita só o batistério em uma, que fosse assim nas demais também.

• Responder
  • Gabrielle
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Senhor, quantos documentos, né :o Até pra casar na igreja o processo é um pouco complexo haha, mas tudo bem. Obrigada por ter compartilhado!! Smiley laugh

• Responder
  • Gabrielle
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Show, Camila. Super obrigada!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinhaa Gabrielle ..

Na minha igreja precisa:
    - Certidão de Batismo (validade de 6 meses antes do casamento)
    - Curso dos noivos (até 1 ano antes)
    - Certidão de Crisma (só se o casal for comungar na cerimônia)
    - Certidão de Habilitação do Casamento, fornecido pelo cartório (documento para saber se ambos já foram casado)
    - Documentos Pessoais e Comprovante de Endereço
    - Documentos dos Padrinhos que iram ser testemunha.

Acho que é só KKKMas, cada igreja tem suas regras 😉
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, precisa sim, certidão de batismo de crisma e de curso de noivos!
    • Responder
  • Camila
    Noiva Principiante Fevereiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gabrielle, ao menos onde moramos quem exige toda a documentação é a igreja onde vamos casar.
    No geral é o seguinte: vai na igreja onde quer casar e reserva a data. Feito isso agenda o curso dos noivos. Leva na igreja mais perto da sua casa ou dele copia do rg, comprovante de residência e certidão de batismo atualizada. A igreja do bairro fica com esses documentos e depois de uns 20 dias entrega a habilitação de casamento pra vcs levarem na igreja onde a cerimônia irá acontecer.
    Vou levar essa semana na igreja do bairro da minha casa. Se tiver alguma novidade volto aqui e te falo.
    • Responder
  • Gabrielle
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Camila, mas a igreja que pediu apenas a certidão de batismo foi a igreja que vocês casaram ou a igreja perto de casa que recolhe a documentação e dá a habilitação?
    • Responder
  • Camila
    Noiva Principiante Fevereiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende realmente da igreja. A nossa pediu apenas a certidão de batismo atualizada (precisa pedir na igreja onde vcs foram batizados quando faltar ao menos 6 meses, pois tem validade) e a habilitação que vc solicita na igreja mais perto da casa de um dos dois caso vc se case em outra igreja.
    • Responder
  • Gabrielle
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, Maria, super obrigada por ter compartilhado sua experiência. Aconteceu algo parecido comigo também. A igreja dos meus sonhos nao realiza casamentos nem em janeiro e nem às sextas-feiras. Vamos nos casar numa sexta de janeiro, rs. A secretária da igreja jogou um balde de agua gelada na gente, até que decidi falar com o padre diretamente, num dia logo depois da missa. Ele foi suuuper fofo, "claro, a gente abre essa exceção, sim. Vem durante a semana falar com a secretaria que vou deixar avisado pra ela".
    Mas minha duvida agora é em relação a Crisma. Mas super obrigada por ter compartilhado! Agora sei que é possivel casar sem meu noivo ser ceismado. Eu sou batizada, fiz primeira comunhao e crisma, ele só nao fez a crisma.
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Janeiro 2019 Maranhão
    Rosangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito da igreja. Onde moro eles pediram apenas o batistelo(comprovante de certidão de batismo)
    • Responder
  • MariaeKauan
    Noiva Principiante Maio 2019 São Paulo
    MariaeKauan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabrielle;
    Depende muito da igreja, vou contar a minha situação pra você...
    Eu entrei em contato com a igreja que eu tinha vontade de casar, porém logo de início eles já me desanimaram, me disseram que eu e meu noivo deveriamos ser batizados, feito comunhão e crismados, meu noivo nem batizado é e eu sou batizada mas nao fiz catequese. Para conseguir realizar a cerimônia eu e meu noivo precisaríamos fazer todos os sacramentos, e tudo levariam em média um ano e meio, foi aí que vi meu sonho sendo destruído pois vamos nos casar daqui a 7 meses, uma das minhas tias disse que eu precisaria falar direto com o padre e que ele não iria negar realizar a minha cerimônia, dito e feito, em uma outra igreja o padre disse que vai me casar sem que eu precise de mais nada além do matistério, meu casamento ta marcado pra maio, estou muito feliz.
    Então se você não conseguir faça como eu, fale direto com o padre e vá em todas as igrejas se necessário, muitas mudam de critérios.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe