Meninas vejo muitas pessoas na duvida do que fazer na hora de falar com os convidados sobre os presentes, tem gente que já tem a casa mobiliada e não precisa de mais nada, mas as vezes quer o dinheiro para fazer uma viagem ou qualquer coisa que nescessita. Esse assunto é muito polêmico porque muitas pessoas acham anti-ético pedir qualquer coisa que seja, já vi pessoas falar que iram colocar no convite que preferem dinheiro do que o presente, mas sinceramente, acho que pode constranger as pessoas, na forma que isso é colocado e exposto as pessoas, porque pode parecer para as pessoas, que você só tá convidando pelo presente. Eu desde quando penso em casar, falo que farei uma lista de presentes, minha mãe acha feio, anti-ético, mas eu não acho, facilita a vida das pessoas, e impede que você ganhe varios presentes repetidos e não ganhe realmente o que você quer.
Uma dica para quem quer pedir dinheiro, e não sabe como fazer, uma boa dica é fazer um cartão com dizeres do tipo: (Vi em um outro local e achei interessante)
"Queridos amigos e familiares,
O grande dia está chegando. Para aqueles que desejarem nos presentear, optamos por uma modalidade conhecida como "cota de lua de mel " , ao invés do tradicional presente. Uma vez que já possuímos mobília, eletro- eletrônico, utensílios etc.
O presente "cota" poderá ser colocado em um envelope, com ou sem identificação, em uma caixa que estará em uma das mesas.
Lembre-se que a sua presença é o que importa. Por isso, agradecemos desde já a todos que vierem! "
Obs: A pessoa já mandou o envelope junto com o convite.
Outra ideia, é fazer um site com presente ficticios, o que seria isso?
Você monta um site com eletro- eletrônico, utensílios etc... A pessoa compra como se tivesse te dando aquele presente, mas na verdade esses presentes são convertidos em dinheiro. Já vi muita gente falando que não compesa, mas pelo andei pesquisando compensa sim. No site Icasei a taxa vai de 0,99% á 4,99% e vc escolhe se vc paga essa taxa, ou os proprios convidados pagam. Então vale muito a pena avaliar todas as possibilidades, para não constrager nenhum convidados, e todos curtirem a festa feliz!
Espero ter ajudado!