Olá brides! Tudo bem?
Hoje estou passando para fazer as contas com vocês de quanto economizei com o tradicional "chorinho" com os fornecedores.
Já falei em outro post, não podemos ter vergonha de chorar! Gente, o não nós já temos! O máximo que podemos fazer é ganhar um SIM na hora do descontinho bora contar nossa história triste gente! hehe
Então, para começar, meus contratos foram os seguintes:
Fotografia- Valor inicial: R$1.600,00 | Valor contratado: R$1000,00
Vídeo- Valor inicial: R$1.200,00 | Valor contratado: R$400,00
Vestido- Valor inicial: R$1400,00 | Valor contratado: R$1000,00
Cadeiras para cerimônia- Valor inicial: R$480,00 | Valor contratado: R$420,00
Músicos- Valor inicial (na blackfriday): R$1500,00 | Valor contratado: R$1000,00
Bolo, doces, carro, cerimonial eu não consegui desconto porque acabei ganhando de presente, mas se fosse para negociar, eu iria chorar também com toda certeza!
O total economizado nesses itens só na base do chorinho foi de R$2360,00.
E como eu faço pra chorar? (gente montei até um roteiro haha)
Primeiro, ao entrar em contato com o fornecedor eu me apresento, conto que vou casar, pergunto sobre o trabalho deles (óbvio que eu já pesquisei bastante antes hehe) e vejo se é realmente um fornecedor em potencial para nós, então pergunto o valor.
Nessa parte, o fornecedor vai apresentar todos os pacotes dele, e você vai avaliar um que se encaixe melhor na sua expectativa. Geralmente eu optava pelos pacotes mais básicos, devido ao meu orçamento baixo mesmo.
Mas ainda não é hora de fechar noivinha!
Agora é hora de você contar a sua história triste hehe
Eu sempre começo dizendo que o meu casamento é econômico, que nós temos pouca grana para fazer a festa. Ai digo qual o pacote que estou interessada e pergunto se eles não podem me dar um descontinho camarada (nessa parte é bem interessante se você tiver justificativas para o seu desconto. No meu caso, o casamento todo foi pensado para ser mais barato, será num sábado de manhã, com término as 13:00, uma duração e horário incomuns, então o fornecedor acaba encarando como um "extra", já que ele vai poder fazer o meu evento e mais um no mesmo dia). Sério noivinhas, TODOS fazem uma contraproposta, muitas vezes já muito boa! Maaaas, ainda não é a hora de fechar! (Não vale me chamar de muquirana eim?) haha
Nessa hora, eu estipulo um valor, dando o incentivo de pagar a vista (antes dessa jogada você precisa ter uma boa referência do fornecedor e ver bem certinho o contrato dele para não cair em uma furada tá noivinha?)
Vou dar exemplo dos meus músicos (que foi um negócio muito bem feito hehe)
O valor inicial era de R$1500,00, eu dei aquela primeira chorada e eles baixaram para R$1200,00, ai eu malandramente perguntei: Vocês não fariam por R$1000,00 com pagamento à vista?
Ai eles fecharam
Montem sua estratégia de chorinho meninas, eu fiz isso com todos os fornecedores, claro que alguns não aceitam, mas para falar a verdade, o único fornecedor que eu não consegui barganhar nada no chorinho foi o buffet (mas o valor deles é muito competitivo no mercado, então mesmo assim valeu a pena fechar com eles). Outros fornecedores deram um descontinho, mas não aceitaram meu valor final (como foi o caso do fornecedor das cadeiras). Mas o restante, deu super certo!
No final das contas você sabe o quanto você pode pagar e eles sabem até qual valor eles podem oferecer, em uma boa negociação sempre os dois saem ganhando!
Me contem as experiências de vocês noivinhas, e desejo muita boa sorte nas suas negociações