É sempre um stress fazer essa bendita lista, hein pessoal? Um estica-e-puxa sem fim! Corta daqui, aparece um namorado dali, o pai arruma um amigo, a mãe chama a vizinha...
Na hora de fazer sua lista, tenha em mente seus limites e o que você pretende. Não adianta estipular um orçamento de 10mil e querer convidar 500 pessoas. Lembre-se que uma festa maior não implica só um buffet maior: são mais cadeiras, mais lembrancinha, uma maior infra-estrutura de som, iluminação, mais fotógrafos...
Tenha em mente também que você tem uma margem de convidar 10% a 20% a mais do que fechar com o buffet, negocie isso com eles, e depois se for o caso você paga o excedente. É melhor do que pagar por alguém que faltar e não receber de volta.
Espero que esses infográficos ajudem. Seja realista! Não abra mão do seu sonho para convidar pessoas que você nem faz questão que vá. Convide apenas pessoas importantes dentro daquilo que você pode!
Você pode também condicionar a distribuição dos convites a quem confirmar presença ou fazer casamento por adesão, isso pode ajudar bastante no orçamento.
Veja Também:
Planejando orçamento, festa e casa nova