Boa tarde noivinhas lindas! Feliz sexta-feira, porque hoje é o dia mais feliz da semana!
Ultimamente ando aparecendo aqui a cada alguns dias, mas é porque eu consegui um emprego fixo (EBA! DEUS É BOM! Antes eu era estagiária) e aqui está super corrido para aprender as coisas, fazer minhas tarefas, etc. Uma correria boa, pelo menos!
Apesar disso, os preparativos do casamento não pararam. Quem já acompanhou alguns dos meus debates sabe que eu sou uma noiva adiantada (fechei o primeiro fornecedor quase 2 anos antes do casamento), ansiosa e pilhada. E essa pilha, nos últimos tempos, passou a extrapolar os limites a ponto de eu não saber mais se certas coisas e dúvidas em relação à festa que eu andei tendo eram porque EU queria, ou porque OS OUTROS me falavam que queriam.
É claro que eu não sou insensível a ponto de querer fazer tudo da festa só do meu gosto sem pensar nos convidados; um bom exemplo disso foi o fato de ter contratado bar com drinks alcoólicos mesmo não sendo muito fã de bebida, porque muitos dos convidados curtem. Mas, sobre algumas outras coisas, eu ouvi tanto pitaco que comecei a pirar pra mudar achando que era algo que eu mesma precisava.
O melhor exemplo que eu posso usar é em relação ao dia e ao horário do meu casamento. Eu e meu noivo fechamos um domingo de manhã pelo valor ser MUITO mais em conta do que outra data. Para nós não seria interessante um dia de semana (segunda à quinta), que era ainda mais barato, porque nossos convidados não conseguiriam estar presentes devido ao trabalho; inicialmente pensamos numa sexta-feira, mas acabou que era bem cara, e o sábado então, o dobro do preço. Desde o início tínhamos muito claro que íamos fazer algo legal, mas dentro das nossas condições financeiras, e que no nosso caso não valia a pena gastar horrores em uma festa que era um dia só, sendo que ainda tínhamos despesas com o apartamento e com móveis (esse rolo eu conto em outro debate). Fechamos nosso orçamento num valor razoável e o domingo se encaixou nesse ponto. O valor do domingo à noite era o mesmo do domingo de manhã, mas muitos dos nossos convidados são da igreja e não achamos justo marcar no mesmo horário.
Resolvido? RESOLVIDO! Foi eu fechar a data e comentar com amigos e parentes, que começaram os comentários desnecessários e infinitos, vou citar os principais:
- "NOSSA, domingo? Nunca fui em casamento de domingo, domingo é dia de descansar, e não de festa, né?"
- "Putz, mas de manhã? Vou ter que acordar cedo?"
- "É bom você contratar tudo o que puder pra deixar sua pista bem animada, porque pelo horário ninguém vai animar pra dançar."
- "Depois do almoço dá um sono né? Acho que todo mundo vai embora cedo."
- "Não tem nada aberto de domingo, como o pessoal vai se arrumar?"
- "Já fui em casamentos de domingo e logo depois de comer todo mundo já foi embora, no final da festa não tinha mais ninguém."
Gente, acho que deveriam dar aulinhas de psicologia para pessoas que dizem esse tipo de coisa pra uma noiva. A gente sonha com nosso dia, quer preparar tudo com carinho para receber os convidados e ter a melhor experiência da vida, pra receber esse tipo de comentário. Isso me deixou tão chateada, que eu realmente comecei a mover céus e terra pra mudar a bendita data por causa dos outros.
O lugar onde eu vou casar é MUITO concorrido; já há uns 2 meses que não existiam mais datas de final de semana para o ano de 2019 e agora fiquei sabendo que para a primeira metade de 2020 também está difícil achar. Surgiram do nada duas datas de sexta-feira à noite, 3 meses antes do meu casamento (em Agosto), e eu sabia que elas seriam vendidas logo. Pilhei minha família, meu noivo (coitado dele, até ele começou a querer casar de noite...), meus amigos, porque eu PRECISAVA ter essa bendita data para que os meus convidados se divertissem e não miassem minha balada.
Perceberam o erro na frase? A razão pela qual eu precisava trocar a data era por um (possível e não confirmado) desânimo na pista. Não era porque eu e meu noivo queríamos, ou porque facilitaria pra nós, ou porque caberia no nosso orçamento ou porque a gente gostava mais. Era porque OS OUTROS queriam. E esses outros, pra ser bem honesta, são minoria.
Depois de fazer trocentas contas no papel de ver que eu iria me apertar pra pagar e apertar meu noivo também, sendo que se a gente não conseguisse pagar teríamos que trocar de novo e já não teria a data antiga, e teríamos que adiar mais meses o casamento...eu resolvi me fechar e refletir. Lembrei do dia em que fechei o casamento, em que abri um debate aqui esbanjando alegria, da felicidade que senti por me casar num lugar como sempre sonhei. E vi que nada da pilha que eu estava tendo fazia sentido.
Olhei minhas contas novamente considerando o casamento do jeito que está hoje (e do jeito que eu e meu noivo queríamos e ficamos contentes no início) e vi que conseguiria não só pagar o casamento todo, como também ter uma bela grana para a lua de mel e para a nossa casa. O que estava sendo a minha prioridade?
Esse foi apenas um dos VÁRIOS exemplos que eu poderia dar sobre isso. E depois desse textão todo, o que eu quero dizer para vocês?
NÃO FAÇA DO JEITO DOS OUTROS, FAÇA DO SEU E DO SEU NOIVO. Preocupe-se sim com os convidados e com a presença e o bem-estar deles na festa, mas não ao ponto de negar aquilo que você sonhou inicialmente só por algumas poucas pessoas que te falam coisas sem sentido. Um casamento, para acontecer, precisa de um noivo, uma noiva e alguém que celebre, SÓ! O resto a gente faz porque quer oferecer o melhor que puder e ter um dia memorável. Não se deixe abater por comentários desnecessários, que existem em qualquer tipo de casamento; tenho amigas que se casam de sábado à noite (uma das datas mais desejadas) e estão ouvindo asneira por outras razões.
E, de verdade, posso falar? Quem se importa com você de verdade, te ama e te quer bem, vai estar lá por você no seu dia, seja na data ou no horário que for. E é com essas pessoas que você deve se preocupar, e não com quem só vai pra comer e fazer número
-------------------------------------------------
Meus debates sobre o meu casamento:
Assim nosso sonho começa a tomar forma - Primeiro contrato fechado!
A banda da cerimônia dos sonhos - Segundo contrato fechado!
Fotografia e filmagem de arrasar - Terceiro contrato fechado!
4 meses de noivado e 600 dias para o casamento!
Cerimonialista de confiança - Quarto contrato fechado!
Os drinks deliciosos do meu casamento - Quinto contrato fechado