Tenho visto MUITOS debates das noivinhas perguntando sobre valores de diversas coisas e hoje queria falar um pouco sobre esse assunto que eu acho bem delicado de abordar aqui!
Quando vejo as meninas perguntando “mas qual a média de preço...!?”, eu sempre respondo a mesma coisa, não da pra gente tirar o outro como base e vou explicar o porquê....
Falar de valores é muito complicado, depende de MUITOS fatores que influenciam demais no preço final de tal serviço/fornecedor.
📌Primeiro a região, temos noivinhas do Brasil todo aqui, alguns estados e cidades são mais baratos que outros.
📌O estilo do casamento, casamentos menores, mais simples, rústicos, vão ter valores diferentes de um casamento maior e mais clássico por ex.
📌O fornecedor, existem empresas mais conceituadas e conhecidas no mercado do que outras, algumas são referência em festas e acabam sendo mais caras do que uma empresa menor. Aqui não falo de qualidade mas sim de porte e reconhecimento. Outro fator que altera os valores é o segmento, algumas empresas atuam no mercado de luxo, tem um
posicionamento mais elevado. Então não tem como comprar.
📌A qualidade, infelizmente se tratando de Brasil, qualidade está atrelado a preço mais elevado, não que seja regra mas acontece na maioria das vezes. É óbvio que está cheio de bons fornecedores no mercado que prestam um serviço exemplar, tem qualidade ótima e preço bom, mas alguns serviços diferenciados, com qualidade superior acabam sendo mais caros, porque preço é preço, e ngm faz milagre nessa vida!
📌A referência de cada um, isso é o que mais determina os valores, para mim gastar 50mil pode ser um absurdo, mas para o outro 50mil é pouco, pq ele está gastando de 100mil pra cima. Tudo vai da referência que cada um tem do que é caro, do que é acessível e do que é barato demais, e isso não da pra julgar, a referência envolve “N” fatores que estão ligados à vida de cada um e não cabe entrar em debate.
📌O serviço incluso, esse ponto pode variar demais, não da pra comparar valores se eu contratei tudo separado e a noiva X contratou um pacotão e teve um desconto monstruoso nisso. Os serviços inclusos determinam o valor final!
📌As prioridades de cada noiva, algumas meninas prezam muito a gastronomia, querem aquela comida sensacional, já outras não abrem mão de uma decoração de cair o queijo, e outras querem economizar em tudo que der. Eu não posso comparar valores com perfis diferentes de festas e prioridades. Se eu to pagando 200 reais no cardápio mas a outra tá pagando 70 o que determina que o meu é caro se a minha prioridade é a comida em si e ela quer preço!?
Esses são os pontos principais que eu vejo porque os debates “mas enquanto custa tal fornecedor? Ou, quanto vcs estão pagando, só para eu ter uma base?” Não podem ser levados muito a sério, aqui cada uma tem uma realidade, cada uma tem um sonho, tem um orçamento e tem prioridades, não da pra comprar os valores se temos noivas completamente diferentes. É lógico que as vezes queremos ter uma base, mas a base tem que vir dos nossos orçamentos, das nossas pesquisas com os fornecedores que queremos dentro do estilo de casamento que desejamos.
Casar hoje não é barato, vejo noivas gastando de 10mil até 250mil, e não da pra falar nem de uma nem da outra, pq o que pra uma pode ser caro pra outra é Ok. O que pra um é prioridade, pro outro é besteira....
Então noivinhas quando perguntarmos sobre as referências de valores das outras temos que levar em consideração todos esses pontos que citei, e entender que existem milhões de bons fornecedores no mercado, sempre vamos achar aquele que é a nossa cara!