Booom dia, comu!
Tenho ficado muito feliz com o feedback de vocês dos debates que tenho feito contando a #MinhaExperiência de casada, então vou dar sequência com eles!
Esses últimos dias tenho visto vários debates perguntando sobre se vale a pena fechar um "pacote completo", ou seja, vários itens por um mesmo preço. Como eu fiz isso, vim contar como foi minha experiência e dar algumas dicas para quem está cogitando esse caminho.
O que tinha o meu pacote?
Normalmente quem oferece os pacotes completos são os buffets e cada um determina o que está ou não incluso, então vou falar um pouquinho sobre o que estava incluso no pacote que eu fechei com o meu espaço:
- 5 horas de festa
- Gastronomia completa (aperitivos, entrada e jantar + sucos, cervejas, refris, água + 4 variedades de brigadeiros gourmet, bolo fake e bolo de corte)
- Equipe: garçons, assessor do espaço, recepcionistas, seguranças, agentes de limpeza, etc.
- DJ e sistemas de som e iluminação
- Mobiliário e decoração
Obs: é fundamental que todos os itens inclusos em um pacote estejam bem detalhados no contrato pra não haver nenhum mal entendido. Se tiver alguma dúvida, marque uma reunião antes da assinatura.
O que eu analisei antes de fechar?

Quem eram os profissionais por trás dos serviços: esse é o ponto mais importante, na minha concepção. Os pacotes inclusos nos serviços eram oferecidos por parceiros do espaço. Com isso, eu sabia logo de cara, por exemplo, quem eram os profissionais que seriam meu DJ e a decoradora e pude pesquisar os serviços deles. Só fechei porque amei o perfil e o trabalho de todos que estavam inclusos no meu pacote, se não tivesse curtido o serviço de qualquer um deles, não teria fechado.
Valor dentro do orçamento: nós focamos nosso orçamento nos fornecedores, mas queríamos encontrar o melhor custo-benefício possível e o pacote nos proporcionou isso! O valor era interessante pra gente e estava dentro do orçamento. Olhando separadamente o preço de cada item incluso eu comprovei que, realmente, saiu mais barato do que se eu tivesse fechado fornecedores com qualidade semelhante separadamente. A parceria que o buffet tem com os fornecedores gera um descontinho camarada pros clientes.
Conforto e segurança: bom, pra começar, eu trabalho bastante (empreendedoras entenderão), então quanto mais eu pudesse "adiantar" a parte de escolha dos fornecedores, melhor. No pacote já tinha bastante coisa inclusa que eu não precisaria procurar separado (como mobiliário, itens para servir, garçons, seguranças, DJ, iluminação, projetor, etc).
Além disso, os fornecedores que estão inclusos no pacote estão super acostumados a trabalhar juntos, afinal, fazem isso quase todo final de semana e isso pra mim era fundamental, me fez sentir mais segura.
Mas ter um pacote não faz seu casamento ficar sem personalidade?

Já ouvi alguns comentários desse tipo, mas eu discordo totalmente. Eu tive a oportunidade de ir a um casamento no mesmo local em que me casei, com o mesmo DJ, decoradora e até os mesmos músicos que tocaram na minha cerimônia e posso dizer que um não teve nada a ver com o outro.
Eu sei que tem buffet que tem aqueles formatinhos "padrão", principalmente no quesito decoração, mas como o meu incluia o serviço de uma decoradora incrível eu pude escolher 100% do meu projeto de decoração: conceito, estilo, cores, objetivos, montagem da mesa, localização de cada item, etc. Já vi muitas fotos de projetos que minha decoradora fez no mesmo espaço que casei e nenhum era igual ao outro. Além disso, meu buffet dava total flexibilidade pra gente alterar, acrescentar e tirar alguns itens. Com isso, eu acabei incluindo outros elementos de decoração pra atender o que eu tinha em mente, trocando alguns pratos, etc. Assim, ficou tudo ainda mais personalizado.
Então eu indico pacote?

Indico se você curtir todos os serviços que estão inclusos e, principalmente, se houver essa flexibilidade de ir moldando o pacote pras suas necessidades. Fechar um pacote foi a melhor opção pra mim e acredito que pra muitas pessoas, mas não pra todas.
Se o que você quer não se encaixa no pacote, então não indico. Afinal, é o seu casamento e não é justo que ele seja de um jeito que você não gostaria, né?
Tudo no meu casamento foi do pacote?
Naaaao, o pacote ajudou muito, mas ainda contratei muita coisa "por fora". Assessoria completa, vestido de noiva, doces gourmet, bem casados, fotos, lembrancinhas, bartenders... Tudo isso e um pouco mais foi fechado por fora com a ajuda da minha assessora. Mas a parte boa é que a maioria dos meus fornecedores já conheciam meu buffet, então já tinham aquela interação e intimidade que eu queria.
Desembucha, mulher! Valeu a pena?

Siiiim. Pra mim valeu muito a pena fechar o pacote. Consegui economizar, tive fornecedores excelentes que eu dificilmente teria encontrado melhor, muito menos pelo preço que pagamos, e todos eles estavam em uma sintonia perfeita no dia do meu casamento, o que eu acredito que foi fundamental pra dar tudo certo!
E vocês, como fizeram/estão fazendo com os fornecedores? Fecharam algo em conjunto? Preferiram tudo separado? Me contem!