Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Beth
Noiva VIP Julho 2019 São Paulo

O "medo" das noivinhas que não sabem cozinhar.

Beth, dia 15 de Maio de 2017 às 12:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 25

Oi gente, outro dia vi uma noivinha que criou um debate para trocar receitas e eu achei bem legal pois eu adoro ver receitas novas, mas eu quero dizer uma coisa que eu acho muito importante pois muitas meninas aqui andam preocupadas por não saberem cozinhar: Não se preocupem, vocês não precisam saber cozinhar para casar, ninguém é obrigado a saber muito menos gostar de fazer isso, não se sintam pressionadas muito menos deixem que outras pessoas cobrem isso de vocês pois foi-se o tempo que a mulher ficava em casa apenas fazendo serviços domésticos, assim como nossos maridos hoje também trabalhamos fora e as tarefas devem ser divididas e se o noivo de vocês não tem hábito de fazer nada em casa por que foi ascostumado assim na casa dos pais então é importante conversar sobre isso e organizar uma rotina onde as tarefas serão dividas, se vocês (noivinhas) não fizerem isso no começo depois vai ficar muito difícil e vocês vão acabar fazendo tudo sozinhas, pois dificilmente essa atitude vai partir apenas do noivo já que na cultura machista brasileira a maioria dos rapazes não foram acostumados desde cedo a fazerem esse tipo de caisa (felizmente isso está mudando). Eu acho que cozinhar pode ser uma coisa muito legal para o casal pois podem aprender juntos, além disso pode ser um momento muito descontraído, aqui em casa eu sei cozinhar muito melhor que meu marido mas sempre cozinhamos juntos, ele vai fazendo as coisas mais simples como cortar os alimentos, faz a salada, coloca/tira a mesa e lava a louça, sempre faz perguntas sobre como fazer tal coisa etc. enquanto vamos preparando a refeição nós vamos conversando e bebendo um taça de vinho ou às vezes uma cervejinha, ou seja, transformamos uma coisa do cotidiano em algo descontraído na qual não sentimos nenhuma obrigação em fazer, no dia que não estou afim não sai nem água quente e ele faz sozinho algo simples pois não sou obrigada a ficar com a barriga no fogão se eu não estiver a fim né.

Ou seja, se você não sabe mas quer aprender a melhor coisa é aprender junto com o noivo assim quando os dois souberem os dois poderão dividir também esse trabalho.

25 Respostas

Última atividade por Júlio, dia 16 de Maio de 2017 às 13:29
  • Júlio
    Noivo Constante Maio 2017 Minas Gerais
    Júlio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é kkkk
    • Responder
  • Abraao
    Super Noivo Janeiro 2019 São Paulo
    Abraao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha noiva não sabe cozinhar mais eu irei ensinar ela 😍😍
    • Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente.

• Responder
  • Júlio
    Júlio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom os dois saberem cozinhar, e se não saberem aprendam juntos 😊
    • Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, o importante é que ele está aberto a aprender, as tarefas também podem ser divididas de acordo com as afinidades.

• Responder
  • Aline
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha... Somos iguais... meu noivo fala que eu sou a louca da limpeza... Ahhhh mas prefiro 1000 vezes ser assim do que "porca" kkkkkk
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Novembro 2017 Tocantins
    Adayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós dois cozinhamos, e sabemos fazer de tudo. Até nas tarefas domésticas sabemos tbm! E eu sou muito organizada, limpa e perfeccionista, já ele é um pouco bagunceiro.. kkkk
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdadee, meu noivo não sabe cozinhar mas sempre dividiu tarefas domésticas na casa dele hahaha. Esses dias ensinei ele a fazer arroz ahhahahaha morri de rir com a inocência dele no fogão, eu particularmente amoooo muito cozinhar minha mãe tem paixão pela culinária e eu peguei gosto também porque ela faz tudo com carinho e não tem preguiça, mas sobre lavar a louça :0 desculpa mas eu detesto hahahaha
    • Responder
  • Júlio
    Júlio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa ideia 😊
    • Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu até gosto de ficar em casa o que eu não gosto é de ficar em casa para ser "do lar", sei lá eu fico entediada, por isso vou voltar para faculdade e fazer algo mais interessante, acho que essas coisas como você disse deve ser uma escolha do casal mesmo.

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu caso é muito complicado, porque eu não me vejo sendo feliz em nenhuma outra área, então sempre deixei claro que não trabalharia mais se eu pedisse demissão. As pessoas ficam espantadas quando falo isso. Eu fico espantada é com gente trabalhando infeliz. Eu trabalhava dia, noite, madrugada, fim de semana, natal, todos os outros feriados e até aniversário, mas ia trabalhar feliz. Deus me livre de trabalhar com algo que não gosto pra depois ficar no facebook reclamando da segunda-feira. Smiley laugh

Eu só volto a trabalhar se for necessário. Enquanto estamos bem financeiramente, não faço questão de um contrato de trabalho só pra provar pros outros que eu faço algo "útil". Ao contrário de você, eu amo ficar em casa! Smiley heart Só não gosto de tarefas domésticas mesmo. Smiley laugh

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal, é isso mesmo, quem sabe fazendo juntos ela aprenda a gostar pois cozinhar também pode ser algo prazeiroso e não só uma obrigação.

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kenia esse também é meu caso, eu não estou trabalhando por que tive que me mudar e deixei meu antigo trabalho e outros projetos, agora estou em um período de reorientação profissional, posso continuar meu mestrado mas estou pensando em mudar de área, por enquanto não estou trabalhando mas mesmo sabendo fazer as tarefas domésticas eu detesto ficar em casa, não tenho menor saco para ser dona de casa e nunca escolheria ficar sem trabalhar, meu marido sabe muito bem disso e sempre faz a parte dele, eu também tenho feito mais coisas porque tenho mais tempo livre, mas quando meu marido está em casa ele sempre faz algo sozinho ou fazemos juntos sem sentir nenhuma obrigação.

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Cada casal tem que decidir o que é melhor para os dois, algo que seja justo. Eu batalhei MUITO pra chegar onde cheguei profissionalmente e não ia jogar tudo pro alto pra virar dona de casa, algo que eu detesto. Mas não MESMO!!! Meu marido sempre soube disso e sempre me apoiou. Ele nunca achou que eu tinha que fazer tudo sozinha só porque não estou trabalhando, até porque eu deixei tudo pra mudar de país por causa dele, apenas. Eu acabo limpando mais por passar mais tempo em casa, mas ele vive falando pra eu chamar diarista.

Essa história de saber cozinhar pra casar me irrita tanto que criei um álbum no facebook com as comidas que eu fazia na minha época de solteira com o título "Já posso continuar solteira". Eu detestava quando diziam que eu já podia casar por causa de comida.

Sei lá... eu sempre vi meu pai fazendo tarefas domésticas, então eu realmente odeio esse machismo. Muitas vezes minha mãe não estava em casa e aí ele fazia almoço. Agora ele está preguiçoso e sai pra comprar marmita. Smiley laugh

Meu marido já veio até mim umas 5x na última hora perguntar se quero comer alguma coisa específica, porque ele está cozinhando.

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na minha casa meu pai nunca fez nada, somos 5 meninas e minha mãe, então nós aprendemos desde cedo a fazer tudo enquanto meu pai nunca fazia nada, até que ele sabe cozinhar mas só fazia isso quando não tinha nenhuma de nós em casa ou seja ou ia para o fogão ou ficava com fome, e até hoje é assim já que ele já aposentou e minha mãe ainda trabalha, chega o final de semana minha mãe tem monte de coisa de casa para fazer, mas penso que eles são de outra geração, ele nunca fazia nada em casa enquanto era solteiro e depois que casou minha mãe ou a gente que fazia, isso me serviu de lição para nunca ser assim no casamento.

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também acho importante saber fazer trabalhos domésticos independente se vai casar ou não, eu aprendi desde de cedo e sei fazer tudo, mas não é o caso da maioria das noivas e principalmente dos rapazes, esse debate é sobre a pressão que algumas meninas sentem em não saber fazer isso antes de casar, como se isso fosse apenas uma obrigação dela, eu sou a favor de que as mulheres possam escolher o que querem fazer ou não, se elas decidem não trabalhar e assumir totalmente os trabalhos domésticos então é uma escolha mas na verdade muitas se sentem pressionadas a fazer tudo isso além de trabalhar fora, enquanto muitos maridos trabalham fora e não fazem nada em casa, nunca vi ninguém perguntando para uma rapaz se ele sabe cozinhar para poder casar...

• Responder
  • Andressa M
    Noiva Constante Setembro 2026 São Paulo Estado
    Andressa M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É isso ai, adorei esse debate..

Passo muito por isso, não sei cozinhar.. sempre tive vontade mas por morar 18 anos com a minha avó ela não deixava ninguém chegar perto do fogão. Minha tia quando casou só comia nuggets e batata frita rs, hoje ela tem uma lanchonete e ama fazer os salgados e lanches dela, comida ela continua não gostando, mas sabe fazer algumas coisas. kkk

Eu, minha mãe e meu pai nos mudamos depois de 18 anos morando com meus avós, minha mãe não sabia fazer nada pois minha avó não deixava, ela teve que aprender na raça e aprendeu, hoje cozinha muito bem e ela não gosta mas teve que aprender, pois meu pai não lavava nenhum prato.. :/

Hoje muitos me zoam falando que não me veêm fazendo comida, que meu noivo vai morrer de fome, esses comentários me chateiam bastante sabe, mas ele fala para não ligar que ele vai me ajudar.. *-*

das tarefas domésticas o que eu mais amo fazer é limpar a casa, tirar pó, fazer aquela faxina mesmo com o som no último volume . kkk Como moro com a minha mãe e ela gosta das coisas do jeito dela, não tenho muita liberdade para fazer as coisas.

• Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É isso aí . Eu estou aprendendo, mas já falei para meu noivo que será parceria.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que saber cozinhar e ter habilidades mínimas com tarefas domésticas (lavar louça, limpar o chão, limpar os móveis, etc) é imprescindível. Tanto pra homem como pra mulher. A divisão de como serão feitas as tarefas (se houver, pois há casos em que a mulher não trabalha fora e é perfeitamente aplicável que assuma todas as tarefas domésticas) será algo a ser discutido. Mas eu acho que quem quer casar, seja homem ou mulher, tem que saber sim cozinhar e outras coisas. Talvez não seja um chef, mas pelo menos quw faça algo pra não ter que ir pro restaurante ou pra casa dos pais pra poder comer.
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós não passamos roupa. Smiley laugh Uniforme e outras roupas sociais ele manda pra lavanderia. Eu acabo limpando mais a casa, mas é quase sempre ele que lava as louças. Coloco as roupas pra lavar e penduro pra secar, mas ele que normalmente tira do cabide, guarda as dele e coloca as minhas dobradas na poltrona do quarto. Às vezes guardo as camisetas dele porque tenho minha técnica de organização. Hoje, como sempre, ele trouxe café da manhã na cama pra mim. Eu fiz almoço (esquentei) e agora fiz um lanchinho da tarde rápido. Ele vai fazer a janta. Ele joga o lixo fora, mas eu tenho que amarrar a sacola senão ele vomita. Smiley laugh

Olha, me dá até nervoso quando eu vejo MULHERES falando que o marido "ajuda". Ou então falando que têm "medo de não dar conta da casa, do marido e do trabalho". Ai, gente... me dá até vontade de dar um tapa na orelha da pessoa pra ver se ela larga de ser besta.

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente, fui criada longe da cozinha e não sei fazer muita coisa mas até que gosto de aprender, ele idem.

Sabemos que não há obrigação de homem e mulher, existe sim obrigação das pessoas que moram na casa, limpar, lavar, cozinhar é tudo obrigação dos moradores e não de um gênero.

Sábias palavras.

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois Kenia, eu também detesto esse papo de que "ajuda" pois na verdade não faz mais do que a obrigação já que moramos juntos né, ele sempre disse que nesse sentido seriamos uma equipe, claro que tem muita coisa que ele não sabe ou detesta fazer como por exemplo passar roupa, aí eu faço sozinha (mesmo porque acho que ele estragaria minhas roupas então não arrisco), por outro lado tem coisas que eu também não gosto e não faço então é trabalho apenas dele como por exemplo cortar a grama do jardim, colocar o lixo para fora etc. No momento eu também parei de trabalhar então tenho feito a maioria das coisas quando ele não está então de um modo geral sobra poucas coisas para ele faze mas vou trabalhar durante o verão e em setembro volto para faculdade que é em período integral e ele sabe muito bem que vai ter mais coisas em casa para fazer.

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Digitando com o pé porque estou batendo palmas.

Concordo com tudo. Casamento é parceria com contrato e tudo. Se já tem um documento que define o que vai ser de quem quando/se as coisas não derem certo, nada mais justo que a vida a dois seja combinada também, com deveres para as duas partes.

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falou tuuuudo, Beth! Eu detesto quando INSINUAM que é papel da mulher cuidar da casa. Aqui em casa nós dividimos. Ele não me ajuda em nada, porque ele mora aqui. Ou seja, o que ele faz é só sua obrigação. E eu parei de trabalhar e mesmo assim não faço tudo só. Isso é um casamento: parceria. E digo mais: EU ODEIO COZINHAR. Raramente cozinho. Nós costumamos comer fora.

• Responder
  • Felipe
    Super Noivo Dezembro 2017 São Paulo
    Felipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Haha muito legal... Eu já deixei combinado com minha noiva que vou cozinhar já que eu gosto e ela não curte muito e ela vai me ajudar rs.. assim fica bom para as duas partes Smiley winking

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe