Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Barbara
Super Noiva Abril 2018 Minas Gerais

Passa a gravata e sapatinho situação convidados

Barbara, dia 17 de Março de 2019 às 12:03 Publicado em Fórum Festa 0 37
Estive em um casamento e passaram o dois... Situação para com os convidados e constrangedor pois alguns não tem condições de contribuir e fica forçando uma situação que não estão em condições, não são da mesa enquanto não vê alguma nota, e dependendo da quantia recebe críticas dos amigos do noivo e noiva que está fazendo...
Os casamentos que fui, a maioria não passa isso, deve ser pq não estou acostumada, no meu não teve, e não me arrependo de não ter feito... E constrangedor para alguns convidados que por circunstâncias e gastos não podem contribuir.

37 Respostas

Última atividade por Aline, dia 13 de Maio de 2019 às 15:25
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não gosto e também acho constrangedor, se feito da forma que vc falou. Ninguém merece ficar parado na mesa do convidado exigindo dinheiro! Em algumas regiões essas brincadeiras são comuns e as pessoas já vão previnidas, mas não vejo como algo obrigatório o convidado levar dinheiro. Eu sou uma que não levo, kkk. A pior coisa que inventaram também foi colocar máquina de cartão de crédito. Aí os comentários são: os convidados assim são obrigados a contribuir porque não tem como dizer que estão sem dinheiro na hora.Smiley amazing

• Responder
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que passar a gravata tudo bem, mas o sapatinho já acho demais...

estava falando esses dias com a minha mãe sobre isso, hoje em dia parece que as pessoas fazem festa pra tirar proveito das pessoas, hoje a gente vê chá de bebe onde a mãe pede bebida para os homens, algum prato de alguma comida para as mulher + presente do bebe + falda (ainda escolhe a marca) noivado a pessoa faz lista de presentes (noivado não se pede presente) chá de cozinha já vi gente pedindo geladeira de presente! Já vi chá de construção, onde a pessoa pede quantia em dinheiro ou algum tipo de material de construção para construir a casa. sei la, devo ser da idade da pedra pra não concordar com essas coisas! você quer dar uma festa? o custo é SEU! se alguém quiser te presentear amem, se não, amem também! agora explorar e constranger as pessoas já é demais...

• Responder
  • Duany
    Noiva Master Junho 2022 Paraná
    Duany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Todos os casamentos que eu fui fizeram sapatinho e gravata. Isso é uma tradição, vou fazer no meu também pois na minha familia todos já estão acostumados e não ficam constrangidos não kkkk.

• Responder
  • B
    Noiva Esperta Dezembro 2024 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha..penso como você, também não curto..
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii Bárbara, concordo com você em partes... Também não terei coragem de passar no meu, justamente por causa destas situações. Porém, em muitos casamentos é super comum e vai do bom senso das pessoas também. Bjos

• Responder
  • D
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraná
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Barbara, aqui na minha região é super normal passar os dois, os convidados já vão preparados, é como seu fosse uma tradição. No meu teve, foi super divertido e ganhamos um bom dinheirinho.

• Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com você em partes.
    Do jeito que os noivos fazem pode sim ser constrangedor, depende muito da forma que agem como falam como abordam etc.
    Em sbc em todos casamentos que vou tem e é vamos assim dizer uma tradição e ninguém fica constrangido ou algo assim.
    Eu terei no meu e acho super normal.
    • Responder
  • Dalila
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em SP é super normal a gravata, ate mesmo o sapatinho (maaas eu ja acho errado os dois), porém vai de cada noiva e cada família, eu vou fazer no meu pq é uma coisa que todo mu do ja esta falando e esperam
    • Responder
  • Maarina
    Super Noiva Junho 2019 Espírito Santo
    Maarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótima idéia.
    • Responder
  • Soliane
    Super Noiva Setembro 2019 Minas Gerais
    Soliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tivemos a ideia de quem ajudar na gravata ira ganhar uma rifa e no final iremos sortear um vinho ou uísque. Mas resolvemos esperar mais pra decidir
    • Responder
  • Maarina
    Maarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eh. Optei por não fazer por causa da família do meu noivo.
    • Responder
  • Soliane
    Super Noiva Setembro 2019 Minas Gerais
    Soliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sou de minas, nos casamentos que fui nunca vi isso, mas parece q a moda ta pegando a maioria das noivas do meu cerimonial pretendem fazer mas os convidados daqui ainda não acostumaram com isso
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha a gravata é SUPER transicional, é uma brincadeira bem antiga feita nos casamentos. Todos já vão preparados.

Agora o sapatinho eu não curto, acho desnecessário e o foco não é somente a brincadeira, já que não é algo tradicional quanto a amiga masculina!

Eu nao não vejo problema nenhum em passar a gravata, aqui em SP é algo esperado por todo mundo!
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, é normal todo casamento ter essa brincadeira...

• Responder
  • Dayane
    Noiva Constante outubro 2019 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu estado é muito normal, até tradicional passar a gravata do noivo, e tão normal que todos ja sabem e portanto ninguém se sente constrangidos, agora nao acho deplorável, cada uma sabe o que deve e que nao deve fazer no seu grande dia, nós iremos passar a gravata, e conhecendo todos os meus convidados como conheço será um momento divertido e nao constrandor, penso que isso nao é somente pelo dinheiro mais pelo momento mesmo, até pq com meu planejamento até a data do casamento todas as minhas dívidas estarão quitadas, mais nao passar a gravata seria como nao jogar o buquê, questão de tradição mesmo, e isso fica a critério de cada região e noivos, nao podemos generalizar 😘
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Agosto 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é a forma que passa, nos dois últimos casamentos que fui, os padrinhos passavam nas mesas e enquanto serviam uma dose de bebida para quem estava lá, aproveitava e pega o dinheiro de quem queria ajudar (mas dava a dose de bebida ajudando ou não) e só gritavam ou zoavam com quem ajudava (E nada relacionado ao dinheiro). Na minha vez, eles comemoram a contribuição com "mulher do motoristinha." Que é o apelido do meu noivo que não estava hahahaha
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Barbara eu Tbm acho um pouco constrangedor e decidimos por não passar nem gravata nem sapato no nosso ... talvez eu coloque uma urna próximo das lembrancinhas para se alguém quiser por vontade própria ajudar com a lua mel que deposite ali !
    • Responder
  • B
    Noiva Esperta Dezembro 2024 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha! Eu também não curto.. não vou passar não..

• Responder
  • Barbara
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza Gabriela
    • Responder
  • Barbara
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não estou generalizando, apenas dizendo como foi nesse casamento... Não disse que todos os casamentos que fazem isso está errado não disse isso... Apenas citei a situação que ocorreu em específico nesse, que ficou insistindo e criticando
    Mas respeito totalmente quem faz isso, não julgo
    • Responder
  • Barbara
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc está certa!!
    • Responder
  • Barbara
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom sou da parte do triângulo mineiro kkkkk nariz de Minas, aqui fazem mas tbm tem a parte que não faz isso
    • Responder
  • Barbara
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totalmente com vc, e realmente parece trote de fácil não tinha parado pra pensa nisso... Vi convidado levantando da mesa pra da uma volta pq não tinha condições e mesmo assim iam atras... E olha q os convidados eram de outra cidade
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Paraná
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    More ..acho que da pra fazer sem causar constrangimento...ja participei de alguns que nao insistiam...so deixar tudo combinado com cerimonial e padrinhos
    • Responder
  • Maarina
    Maarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em MG é comum? Na minha cidade (Es) é, Mas a família do meu noivo é do interior de Minas. Ele mesmo disse que só foi conhecer essa tradição aqui. Tenho medo deles não entenderem e ficar uma situação chata.
    • Responder
  • Dalila
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha aqui é normal(sou de sp) kkkk eu vou passar somente a gravata, mas como disse por aqui é normal, as pessoas contribuem com o que tem, além do mais ninguém é obrigado a nada. Passarei por diversão e pq aqui é tradição (como eu disse super normal), tem gente que não entende e acha feio, porém NENHUM LUGAR É IGUAL. Acho que se deve respeito aos convidados, não explorar e não fazer eles se sentirem constrangidos caso não possam dar. Mas afinal opinião é de cada um, faça o que vc quiser, como diz minha irmã O CASAMENTO É SEU faça o que você tem vontade de fazer, afinal critica negativa não agrega em nada. Boa sorte ♡
    • Responder
  • Nicolle
    Super Noiva Janeiro 2021 Amazonas
    Nicolle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tava pensando em fazer no mas nos comentários q leio acho melhor não kkk no meu estado n tem isso
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em sp é tradicional mas não é por isso que ei não acho extremamente constrangedor. O convidado já gasta com roupa, transporte e presente, então acho muito abuso ainda passar pedindo dinheiro. Em todos os casamentos que fui as pessoas ficam constrangidas e acabam dando pra não ficar chato e não porque realmente querem ou podem dar. Eu sei bem como casar realmente é caro, mas na minha opinião o convidado não tem nada a ver com isso, uma vez que são os noivos que decidem casar e fazer festa.
    Por tudo isso, meu marido e eu não passamos gravata nem sapato nem nada.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que vai dos convidados levarem na brincadeira e também da pessoa que vai passar pedindo não pressionar muito, mas eu não vou fazer no meu, ate mesmo porque se vamos fazer o casamento é porque temos condições pra isso e não esperamos que as pessoas nos ajudem em nada.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passar a gravata para mim é tão tradicional quanto jogar arroz na saída dos noivos e oferecer bem casado de lembrancinha, não vejo problema nenhum nisso, vemos essas brincadeiras há décadas acontecendo, vai de casal pra casal... Não sei se passarei no meu, caso for passar seria somente a gravata!!
    • Responder
  • Mari
    Super Noiva Agosto 2019 Minas Gerais
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vejo como algo comum nos casamentos daqui, nunca vi ninguém se ofender... é só não ter exageros por nenhum dos lados.
    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoal, moro em SP e isso é mto comum nos casamentos. Farei os 2.

O ponto é instruir os padrinhos que ajudam a passar a não fazerem cara feia ou dizer nada por conta de valor que derem bem como tb não dizer nada a quem não der e disser que não tem dinheiro. Tá tudo bem no final das contas!
    O que vale é a brincadeira mas no final sempre dá uma graninha legal se juntar tudo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe