Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mary
Super Noiva Setembro 2016 Rio Grande do Sul

PolÊmica!!

Mary, dia 13 de Janeiro de 2016 às 20:35 Publicado em Fórum Festa 0 35

[EDITADO! CONFERE A RESPOSTA DO SALÃO NO FINAL DESSE POST!]

Meninas, o título é pra chamar a atenção mesmo pra uma coisa absurda que tem acontecido muito quando solicito orçamentos, principalmente para salões de festas.

A grande maioria deles cobra uma fortuna e só permite que o buffet X faça os serviços no local, ou que o DJ Y toque na festa. Noivas, isso é CRIME! Isso se chama "VENDA CASADA" e deve ser denunciado ao PROCON da sua cidade. Não somos obrigados a engolir isso, não. Até porque, na maioria das vezes, o serviço deles é muito mais caro.

O QUE DIZ A LEI: A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).
A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.

Em casamentos ou formaturas , muitas vezes, ao fechar negócio com o salão de festas X, a decoração ou a filmagem só pode ser feita pela empresa Y. Isso também é crime! Não apenas as empresas financeiras praticam Venda Casada CASADA, DEVE SER APENAS A NOIVA ! VAMOS EXTINGUIR A VENDA CASADA. PARA ISSO, TEMOS QUE NOS MOBILIZAR E DENUNCIAR! SÓ ASSIM, NÓS CONSUMIDORES NÃO SEREMOS MAIS LESADOS! Denuncie ao PROCON de sua região.

Façam como eu: copiem e colem esse trecho da lei e respondam às casa de festas quando quiserem nos obrigar a contratar qualquer serviço deles. Se fazem isso, é porque ninguém reclama.

Abaixo, alguns exemplos que o Senado Federal mostra como Venda Casada

Venda casada é CRIME!

[EDITADO] Então, meninas. Enviei esse trecho acima que consta os artigos da Constituição para um salão de festas, e obtive a seguinte resposta:

"Prezada Sra. Mary
Recebemos sua manifestação e cumpre-nos informar que, sob nenhum aspecto, a Associação xxxxxxxxxx pratica a venda casada.
A própria lei define a venda casada como a prática de condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço, o que sob nenhum aspecto é o caso em voga.
Isso porque é permitido locar o salão, não sendo obrigatória a contratação do serviço de economato. Da mesma forma é permitido contratar os ecônomos sem que haja locação de salão.
Todavia, a locação de salão não envolve a locação das áreas de cozinha, copa e ambientes de refrigeração, impedindo a utilização desses espaços por outro ecônomo que não aqueles com os quais o clube possui contrato de economato.
Além disso, os contratos de economato mantidos pela Associação xxxxxxxxxxx visam a garantia e excelência dos serviços, mas principalmente a segurança dos locatários e seus convidados, tal como é praxe em quase todos os clubes sociais e demais espaços de festas de nossa cidade.
Esperando ter esclarecido sua dúvida"

Muito indignada que eu sou com injustiças, respondi o seguinte:

"No fim das contas, acaba que pra poder utilizar a cozinha é obrigatório contratar o buffet que vocês sugerem e, portanto, é venda casada sim. Desculpe, mas não é somente o seu economato que tem um bom serviço. Por isso, agradeço, mas não tenho interesse em realizar nossa recepção em um salão que está em desconformidade com a lei. Passar bem."

hehe e o assunto polêmico deu mesmo o que falar, hein!

35 Respostas

Última atividade por Juverci, dia 7 de Abril de 2016 às 12:06
  • Juverci
    Noiva VIP Julho 2016 Minas Gerais
    Juverci ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade flor venda casada é crime que bom que fez este forum muitas noivinhas não sabem disso! abraços

• Responder
  • Rosangela
    Super Noiva Abril 2024 São Paulo
    Rosangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa!! Muito bom saber disso pq a maioria dos fornecedores que eu vi são assim, especialmente salão!

Esses dias mesmo conversei com um fornecedor de fotos e filmagem, ele disse que se eu escolhesse um pacote e não quisesse algum item, sairia mais barato contratar um pacote inferior e adicionar um item do que contratar um pacote melhor e excluir o que eu não queria ¬¬

• Responder
  • Beta Bernardes
    Super Noiva Junho 2016 Rio Grande do Sul
    Beta Bernardes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Iruuuu tapa de luva, que gente mais cara de pau! Eu fugi disso tbm noivinha, peguei um serviço de cada fornecedor mas vai sair como eu quis!

• Responder
  • C
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é isso ai noivinha!

• Responder
  • Emanuelle
    Noiva VIP Março 2016 Ceará
    Emanuelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom saber.............

• Responder
  • Cahevicttor
    Top das Noivas Junho 2017 São Paulo
    Cahevicttor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noooooooooossa conheci um também então que foi o espaço serra do mar, se eu não fechasse o buffet que eles indicam pagaria uma taxa de 3.000 a mais para utilizar, acho absurdo.

Vou passar isso para eles e vou com certeza mostrar para uma amiga.

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é!! mas obrigar, não pode!

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu espero que sim!! hahaha

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Temos uqe ficar ligadas!!

• Responder
  • Izailda
    Noiva Constante Junho 2016 São Paulo
    Izailda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns, temos que lutar pelos nossos direitos sempre

• Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Agosto 2023 Rio de Janeiro
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aposto que você deu uma balançada na administração do salão rsrsMuito bem noivinha, lutando pelos direitos!
    • Responder
  • I
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Islanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pior que é assim mesmo. Eles dificultam tudo se você não fecha com os parceiros!

Boas informações!!!

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza! mas a venda casada é quando tu OBRIGA a contratar outro serviço. Disponibilizar OPCIONALMENTE é ótimo e super válido!

• Responder
  • Dinha
    Noiva Curiosa Novembro 2023 Paraíba
    Dinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O certo seria se eles deixassem opcional, pq muitas vezes o preço do pacote é até legal, mas obrigar tá muito mais do que errado
    • Responder
  • Taís
    Noiva Ativa Agosto 2018 Paraná
    Taís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, que absurda essa resposta da empresa! Obrigada pela informação, noivinha
    • Responder
  • êny Elisa
    Super Noiva Setembro 2015 Minas Gerais
    êny Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa é muito polemico mesmo.. Porém em alguns momentos fica mais em conta quando se fecha um pacote só, pelos aqui em Uberlandia sim, eu fechei tudo separado , e percebi que saí no prejuízo, por devemos avaliar antes de denunciar pois pode ser uma excelente oportunidade pra outra noiva que busca praticidade e agilidade, entre outros..

Abraços

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Agosto 2017 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa informação noivinha!
    • Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato! Eu acho justíssimo indicar; se eles tem parceiros, que sabem que são confiáveis e que o trabalho é de qualidade, ótimo! Pode indicar a vontade. Agora, a decisão de contratar ou não TEM QUE SER do contratante, e não da contratada (que, no caso, é o salão de festas).

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, noivinha! é venda casada sim e deve ser denunciado ao PROCON caso tu não entre em acordo com o estabelecimento, seja ele qual for.

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahah verdade, noivinha! Mas isso é pq a maioria não sabe que tá errado... por isso fiz questão de postar aqui. Eu já reclamei pra um salão sobre isso e recebi uma respostinha bem desaforada hehe

• Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Algumas igrejas também somente aceitam determinada empresa de decoração, isso não seria venda casada, já que pagamos pelo aluguel do salão?

• Responder
  • Valmir
    Noivo Ativo Novembro 2016 Minas Gerais
    Valmir ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mais do que certo, já combram uma fortuna pelos trabalhos, ainda querem colocar os parceiros deles na jogada.

• Responder
  • N
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mary, concordo plenamente com vc, é um absurdo!!!! Fico indignada com essas coisas também.

Mas.. rs, tem um "porém".... Senti nesses fornecedores uma coisa: "se vc quer, tem que ser assim. Se você não quer, não tem problema, não precisamos de você! Próximo, por favor!!"

Jurooooo kkkk! Outro dia comentei em casa que acho q todos estão em crise, menos serviços ligados a casamentos, rsrsrs!

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, guria! e mais do que injusto: é ilegal! temos que dizer pelo menos que sabemos que é ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (pq eu não faço Direito, então decorar todos esses artigos é complicado pra mim hehe)

• Responder
  • J
    Noiva Master Dezembro 2016 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa e isso acontece em quase todos ,realmente é injusto , nao podem fazer isso
    • Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vai dar tudo certo sim! mas é bom ficarmos atentos pra não cair nessa de novo hehe

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, acho ridículo esses salões tentarem obrigar a só contratar o buffet deles! e sou muito "barraqueira" quando a lei tá do meu lado hahahah denuncio mesmo! uma vez discuti com o atendente do Mc porque ele queria me obrigar a comprar junto com o Mc Lanche Feliz da minha irmã QUATRO FATIAS de maçã por QUATRO REAIS hahaha odeio essas coisas!

• Responder
  • Mary
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também, noivinha! Fiquei boquiaberta quando vi a notícia na página do Senado Federal. Já respondi à dois responsáveis por Salões de Festas que é crime o que eles estão fazendo. Postarei aqui a resposta deles (se houver), hehe

• Responder
  • Thayne
    Super Noiva Fevereiro 2016 Paraná
    Thayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima informação noivinha !!!!
    • Responder
  • Thabata
    Noiva Ativa Julho 2023 Mato Grosso
    Thabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa não sabia,já passei por isso
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master Março 2016 São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade noivinha, precisamos ficar bem atentas, eu mesma fechei o buffet amando os argumentos deles, de tudo era feito por eles pois eles tinham um nome a zelar, até o dia q comentei com a minha assessora e ela me alertou q era crime, que se chamava venda casada... Fiquei de boca aberta... Mas espero n ter problemas com o meu buffet. Rsrs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe