Bom dia meninas. Hoje venho falar de um assunto bem complicado. Quem convidar para o casamento?
Isso deixa a gente meio nervosa né. Tem a família, os amigos, os amigos dos pais e por aí vai.
Calma! O importante é manter os pés no chão, realizar esse trabalho a dois e estabelecer critérios, começando com um número inicial de convidados, que deverá caber no que foi orçado para o evento. Outra dica importante é dar prioridade a colocar na sua lista de convidados aquelas pessoas que os noivos fazem questão da presença e querem muito ver no dia de seu casamento. Se, mesmo assim, o número de convidados ficar acima do proposto, reveja a lista ou reconsidere o seu orçamento.
Quais são os erros mais comuns na elaboração da lista? Como evitá-los?
Um erro comum é os noivos fazerem listas separadamente. Ela ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento. Outro equívoco é convidar pessoas apenas por protocolo, ultrapassando o limite pré-estabelecido de convidados. “Nunca convide alguém por obrigação”.
Com quanto tempo de antecedência a lista deve ser elaborada?
A lista deve ser feita no começo do planejamento. Dela você vai partir pra todos as oputras coisas e sem ela você não consegue fechar nenhum serviço. Todo lugar que for fazer orçamento, a primeira coisa que vai perguntar é "quantos convidados".
Os pais podem interferir na escolha dos convidados?
Não. A festa é do casal. Mas é um gesto educado e delicado permitir que os pais possam convidar algumas pessoas de seu círculo de amizades. O mais importante é conversar e deixar claro os custos envolvidos e as limitações.
Quais critérios utilizar para cortar nomes da lista?
Quando precisarem “cortar” nomes, avaliem quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, a proximidade destas pessoas com vocês.
Qual a porcentagem média de convidados faltosos? Posso considerar isso na hora de elaborar a lista?
Depender da possibilidade de falta para convidar pode ser perigoso. Mas, em geral, existe uma variação de 10% a 20% de faltosos.
Como responder a pedidos indiscretos, como o de um primo que quer levar a garota com quem ele está ficando?
Diga a ele que realmente ficariam muito felizes com a presença dela, mas o orçamento está bem complicado e por isso vocês precisaram manter a quantidade de convidados prevista no início.
Pra ficar mais fácil pra vocês segue uma regrinha básica abaixo que ajuda muito. Use esse quadrinho com todos os convidados que tiverem com dúvidas pra ver se vale a pena realmente esta pessoa estar no casamento.