Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giselly
Noiva Esperta Março 2019 Minas Gerais

Religiões diferentes

Giselly, dia 29 de Maio de 2017 às 13:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 27

Oi gente bonita!

Então, minha dúvida é em relação à cerimônia.

Eu sou católica. Ele é evangélico (Maranata). Assim como nós, nossa família toda também é.

Eles respeitam nossa diferença de religião. Nos acolhem super bem. No dia a dia não temos o menor problema. Um domingo vamos à missa. E na outra ao culto. Tudo bem prático e respeitoso.

Decidimos fazer uma celebração ecumênica num sítio (neutro pros dois). Maaaaas recentemente, descobri que a igreja Maranata não concorda com essa celebração, e não manda representante.

Alguém ai já passou por isso ?

27 Respostas

Última atividade por Giselly, dia 7 de Julho de 2017 às 14:08
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deus abençoe vocês.

Se der certo, volta aqui e me conta :*

• Responder
  • A
    Noiva Novata Janeiro 2026 Bahia
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Giselly, você clareou minha ideias a respeito deste problema. Irei orar a Deus para que Ele toque no coração do meu namorado para que ele seja mais flexível; e que Ele me mostre pessoas boas a realizarem esse momento feliz.

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pode ser, se o Pastor for muito amigo da família, ele faça. Na católica, apenas Ministros da Palavra, ou Diáconos.

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa tarde Giselly, compreendi. Mas o que realmente queria, por mais que seja difícil, era um casamento efetuado por representantes das duas, não algo mais civil. Você que achou uma solução, não saberia me responder se pode um representante da maranta e um da católica, ao mesmo tempo celebrem juntos a união, mesmo que fora das igrejas??

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ana, boa tarde!

Em conversa na igreja Maranata, descobri, que ainda que não vá um Pastor, a Maranta ora pelo casal. E a católica permite a benção do casal, se eles fizerem o curso de noivos (ainda sem o noivo precisar crismar e tal).

E por fim, pra cerimônia, existem juízes de paz, que fazem casamentos religiosos, com efeito civil.

e chamam ali, o mesmo Deus que as duas religiões acreditam.

Foi a saída que achei para o meu casamento.

Te desejo sorte.

P.S.: dica de quem vai celebrar a cerimônia.

Juiz de PazJuiz de Paz

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, tenho o mesmo problema, sou católica e ele é da Maranata. Quero a mesma coisa que você Giselly. Acho que para quem quer filhos, o primeiro passo é resolver o casamento, se ambos forem flexíveis (o que não é o caso do meu namorado), com o tempo da para conversar e chegarem a um acordo de criação. Só que em relação ao casamento, ainda tenho dúvidas; quero também a benção de Deus e concordo que quando um casal se ama, não devem ceder um ao outro e sim juntar as partes. Uma solução que encontrei foi o ecumênico, mas a Maranata não faz. Também queria saber, se tem como algum representante válido da Maranata ir celebrar junto à um representante válido da católica, um casamento fora das igrejas (para que seja algo justo para o casal)??

Se alguém souber de uma resposta, agradeço desde já!

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu marido e eu tbm somos de diferentes religiões, nossa cerimônia foi celebrada por um amigo, nos casamos no civil e fizemos a cerimônia no nosso gosto, sem líder religioso ou religião
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. eu sei dessa encíclica só não sabia o ano. Valeu mesmo
    • Responder
  • Daiane
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkk que bom noivinha. Nossa cerimonial estava nos falando várias coisas que foram mudadas em 2007 e olha, tem várias coisas viu kkkk

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Respondeu minha dúvida Dai! Eu tava com a pulga atrás da orelha de lembrar o ano que saiu essa encíclica ! Valeu kkkkk
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E no seu caso sequer padre poderia ir ao sítio. Pro casamento ser valido perante o a igreja católica só na igreja. So vejo uma solução: você faz uma cerimônia católica na igreja mesmo mais intimista e depois a cerimônia no sítio. Lembrando que pra casar na igreja católica você precisa abrir o processo (funciona mais ou menos como no cartório). Faça com antecedência pois é preciso uma dispensa para casamento de mista religião pela cúria (suuupeeeerrr tranquilo é mais burocracia que qqr coisa). Isso demora em média um mês e meio. Aí vcs são entrevistados pelo padre e pronto!

Aí todo mundo sai feliz
    • Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha linda, a gente ta pensando assim: ter a benção das duas religiões. Porque a benção de um padre 'não tem validade' pro evangélico, pois de certa forma não considera ele uma autoridade e o contrário também é assim. Como disse, eu respeito e até visito a igreja dele. Mas não pretendo me converter (assim como ele também não).

Por isso fazemos questão que as duas doutrinas nos dê a benção. Sei que não se pode fazer 'qualquer coisa' e achar que a igreja deve abençoar. Só que não vejo como errado duas pessoas com bases diferentes, que se amam, se respeitam e buscam a Deus quererem a benção das duas religiões.

Tem gente que acha que um dos dois tem que ceder. O que é bastante complicado ne.

E sim, se nao tiver um representante da Maranata, pra elesm nós não somos casados (Assim como se a católica não abençoar, também não considera o matrimônio).

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se você vai chamar um ministro da Católica para realizar o casamento, precisa ter um representante da Maranata? E como funciona? Se vocês não tiverem a bençao do pastor da Maranata, eles não consideram vocês casados?

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

"Não temos ideia de ter filhos."

Então isso é um ponto pra vc conversar com o padre ou diácono flor, poq a igreja (bíblia) pede para casar e gerar vidas... Ai tem que ver, se vcs não querem no começo ou se não querem nunca, pelo menos na minha paróquia/diocese, é bem dificil o padre autorizar um casamento de um casal que não quer gerar vida... Entendeu, conversa primeiro com o padre/diácono e pede aconselhamento, dependendo se pra vc não tiver diferença, case só na religião dele Smiley smile

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super concordo noivinha. Eu e ele fazemos questão da benção de Deus.

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deixar de casar não está nos planos. Nem que precisemos fazer duas cerimônias.

Mas a minha igreja, o padre não vai mesmo fora. Mas um Ministro da Palavra ou Diácono pode ir.

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não temos ideia de ter filhos.

Amém, a nós!

• Responder
  • Janaine
    Noiva Curiosa Abril 2018 São Paulo
    Janaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou passando pelo mesmo problema...minha família é bem dividida entre católicos e da congregação...meu sonho é casar na católica e não vou abrir mão do meu sonho ...mas infelizmente tenho pessoas da minha família q diz q não vai no meu casamento por ser na católica ....triste ...mas não vou abrir mão da vontade minha e do meu noivo 👏👏🙏
    • Responder
  • Daiane
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A igreja católica desde 2007 não realiza casamento fora da igreja. Como a igreja do seu noivo também não aceita, vcs vão ter que sentar e conversar a respeito disso e optar ou pela sua ou pela dele, ou se realizar um casamento fora da igreja teria que ser com o juiz que faz o casamento em cartório...

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii noivinha, olha, a igreja católica até celebra casamento ecumenico, mas apenas o diácono, o padre não faz casamento fora da igreja.

E tem um porém, a igreja católica não aconselha esse "tipo" de união pelas consequências, por exemplo: a criação dos filhos? batizado? catequese? O amor que os católicos têm à Maria Santíssima? Em qual doutrina criarão os filhos?

São mtas coisas que é necessário pensar e conversar bastante, mas nada que com amor não se resolva Smiley smile Smiley heart
    Deus abençoe!!

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ser um pastor de outro denominação seria estranho ne.

Mas noivinha, por aqui a regra é: Padre não pode mesmo fazer fora da igreja. Mas Ministro da Palavra ou Diácono, pode dar a benção.

• Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deixar de casar não está nos planos. Nem que precisemos fazer duas cerimônias.

Mas a minha igreja, o padre não vai mesmo fora. Mas um Ministro da Palavra ou Diácono pode ir.

• Responder
  • Janaine
    Noiva Curiosa Abril 2018 São Paulo
    Janaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde noivinhas...estou oassabdo
    • Responder
  • Giselly
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também acho bobeira. Respeito cabe em todo lugar. É uma situação chata :/

mas é melhor a gente não gastar energia com coisa que não consegue mudar. como no seu caso são só os convidados, apesar de serem parte importante, o mais mais mais importante mesmo vai ser voces dois lá. felizes. voltados para Jesus.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva outubro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou catolica e meu noivo evangélico. Mas não é da Maranata.

Precisa ser um pastor da Maranata? Acho que se o seu noivo concordar, você pode chamar um outro pastor.

No meu caso, eu farei a cerimônia no proprio salão. E terá que ser apenas com um pastor, pois os padres não celebram casamento fora da igreja.

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E até onde eu aprendi lendo aqui, a católica também não faz casamento fora da igreja.

Se eles não concordam, cabe a vocês decidir se vão contra as regras dessa denominação ou se vão deixar de casar.

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sofro demais com isso, a familia toda dele é evangélica e a minha toda católica e muuuitos dos convidados dele já falaram que não vao na cerimônia que será na igreja católica, fico muito triste por isso acho uma besteira eles não irem e até um certo preconceito pq eu vou na deles sem problemas nenhum
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe