Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Super Noiva Abril 2018 São Paulo

Religioso com efeito civil: Tutorial

Amanda, dia 30 de Maio de 2018 às 15:52 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 14

Hello, brides Smiley diamond

Semana passada peguei minha certidão de casamento e hoje vim contar sobre minha experiência de casamento religioso com efeito civil em São Paulo. Como falta muita informação sobre o tema, vou contar passo a passo o que é preciso.

1) Procure o cartório mais próximo da residência futura, do noivo ou noivaReligioso com efeito civil: Tutorial 1

Verificou? Eles fazem casamento? Maravilha, passo 2.

2) Requerimento casamentoReligioso com efeito civil: Tutorial 2

Prepare em conjunto com seu líder religioso o requerimento. Tem o modelo na internet e alguns cartórios fornecem. Ele precisa estar assinado e com firma reconhecida pelo celebrante do casamento.

É importante frisar que para haja validade civil para casamento desta forma, o líder religioso precisa ser habilitado para realizar a cerimônia, o templo religioso precisa ter CNPJ e estar conforme a lei.

2) Vá ao cartório Religioso com efeito civil: Tutorial 3

Você vai precisar de:

- Duas testemunhas. Pai e mãe não servem. Peguei aquele seu amigo, amiga, tio, tia, primo, prima... Quem tiver disponibilidade para ir ao cartório com vocês dar entrada na documentação.

Essas testemunhas não precisam ser os padrinhos ou madrinhas de casamento. Aqui vale qualquer pessoa.

- Certidão de nascimento, divórcio ou óbito

A certidão de nascimento neste momento já fica retida. Portanto, é a original, nada de cópias. No caso de divórcio ou falecimento do cônjuge a prática é a mesma.

- Documentos

RG, CPF ou habilitação

- Requerimento assinado e com firma reconhecida

Aquele papelzinho lá do item 2 entra aqui.

- Pagar a taxa

A taxa de São Paulo é de R$ 404,00 e deve ser paga neste primeiro momento. A próxima etapa é esperar a habilitação de casamento ficar pronta.

3) Busque a habilitação de casamentoReligioso com efeito civil: Tutorial 4

Tudo certo? Legal. Ela ficará retida no templo religioso. A partir daqui, o líder religioso poderá preparar os documentos para o dia do casamento

4) Termo religioso e petição de casamentoReligioso com efeito civil: Tutorial 5

Estes documentos deverão ser assinados no dia do casamento e ambos autenticados no cartório pelo líder religioso.

No termo, os padrinhos deverão assinar junto com os noivos e celebrante e na petição, apenas o celebrante.

O modelo também tem na internet. É preciso preencher todo certinho, com endereço, documentos, etc...

5) Apresentar os documentos no cartórioReligioso com efeito civil: Tutorial 6

Casou? É TETRA!

A partir da data do casamento vocês tem 90 dias para apresentar os documentos no cartório. Só assim eles liberarão a certidão de casamento. A minha levou um dia para ficar pronta.

É isso. Simples assim. Verifiquem sempre os requisitos com o cartório. Eles podem solicitar documentos do templo religioso.

BjsSmiley heart

14 Respostas

Última atividade por Jaqueline, dia 20 de Agosto de 2018 às 21:23
  • Jaqueline
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelos esclarecimentos noivinha. ...
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Daiane!

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero ter ajudado, Prii Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero ter ajudado Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Polyanna, vale a data do dia do casamento! Na certidão aparece a data de registro e a data da cerimônia documentando certinho. Mas como temos 90 dias para dar entrada na certidão de casamento, a data de registro também aparece só para constar.

Geralmente as empresas aceitam a certidão de casamento depois do retorno da licença.

• Responder
  • Daiane
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que gracinha, as imagens deixam tudo bem legal, parabéns
    • Responder
  • Larissa Zampola
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Larissa Zampola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas!!
    • Responder
  • Prii Andrade
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Prii Andrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas Smiley love
    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amanda obrigada por este debate foi bem direto. Precisava mesmo alguém ter informações mais praticas sobre o assunto.
    • Responder
  • Poly
    Noiva Ativa Maio 2019 Minas Gerais
    Poly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas a partir de que data vai valer o casamento? Pq eu quero usar os 8 dias de licença núpcias q tenho direito pra viajar e aí preciso saber a partir de que dia vai começar a contar...o da cerimônia, o do q eu levar ao cartório ou o do que ficar pronta a certidão de casamento.

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Maravilha também, MidianSmiley heart

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

KKKKKK.. É uma boa opção para centralizar tudo em um dia só, o chato é ter que autenticar os documentos.

• Responder
  • Midian
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Midian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já havia me informado sobre isso mas vou acabar casando na sexta e no sabado será somente uma celebração sem efeito civil

• Responder
  • Eloísa
    Noiva VIP Agosto 2019 Minas Gerais
    Eloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simples? Kkkk minha nossa achei que era mais simples, vou correr e verificar se meu celebrante faz isso. Muito obrigada pelo debate 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe