Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo

Sobrenome​ do marido.

Letícia, dia 25 de Abril de 2018 às 11:03 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 47
Bom dia Brides!!!

Qual a opinião de vocês sobre adotar o sobrenome do cônjuge??

Eu sempre achei demais, e quando mais nova, torcia pra que o amor da minha vida tivesse um sobrenome lindo, pra que eu o quisesse pra mim também, e eu o encontrei!!! Tenho paixão no sobrenome do meu noivo. Mas.. como nem tudo é perfeito, venho sofrendo com essa decisão..

1. Eu amo os​ meus sobrenomes​ a ponto de tê-los​ tatuado, não conseguiria ter que me desfazer de um. E ficar com os 3 ficaria cumprido demais.
2. Meu noivo é divorciado, eu não suporto a ideia de que ele já deu o sobrenome dele pra uma outra mulher, pode ser orgulho, um pensamento imaturo, mas isso me incomoda demais. Demais mesmo.
3. Ha um tempo atrás, soube que o marido também pode adotar o sobrenome da esposa. E fiquei encantada com isso. Porque antigamente só a esposa passava a ter o sobrenome do marido por ser totalmente dependente dele, os costumes eram outros, enfim, hoje não é mais desse jeito, e penso que nada mais justo um aderir o sobrenome do outro, pra mim seria uma prova de amor. Talvez se ele aceitasse colocar o meu também, eu me sentiria melhor em relação as outras coisas que me incomodam.
Mas.. Conversamos pouco sobre isso, e ele já disse que NÃO. E aí eu não me abri sobre o que realmente sinto em relação a tudo, tenho guardado comigo esse desejo e esse desânimo.

Quem quiser opinar sobre a minha história ficarei feliz com ajudas e em saber o que pensam.
E me digam também como vocês vão fazer, se vão adotar o sobrenome do marido de vocês, se eles também vão, ou se vão continuar os dois com o nome de solteiro.

Beijocas.

47 Respostas

Última atividade por Débora, dia 9 de Maio de 2018 às 23:00
  • Débora
    Noiva Esperta Junho 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu consegui, 1 semana depois que já tinha dado entrada nos papéis
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Julho 2018 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de saber se alguém conseguiu acrescentar o sobrenome do noivo após ter dado entrada no casamento civil ? Obrigada.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha Andreza rs Meu sobrenome é Capelazo Samelo, e o dele é só Hellmeister.
    • Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha fiquei curiosa pra saber seu sobrenome é o dele. No nosso caso pegaremos o sobrenome um do outro. Ele colocará o meu que é Kronemberger e eu colocarei o dele que é Teixeira.
    • Responder
  • Nayana
    Noiva Ativa Junho 2019 São Paulo
    Nayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q eh bem pessoal.. eu nao colocarei o dele.. e se puder ele q vai colocar o meu.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O único pedido que meu noivo agora marido fez foi que eu acrescentasse o sobrenome dele.. Assim eu fiz.. Não vi nenhum problema nisso, e alterar os documentos foi bem mais simples do que algumas pessoas dizem por ai...

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda não decidi sobre isso mas eu e meu noivo já conversamos e ele disse que não se importa se eu não colocar o dele por questões burocráticas ele mesmo disse que é muito chato ter que sair trocando todos os documentos perder tempo em filas etc, mas ainda não decidi sobre o assunto, mas se eu não quiser colocar ele disse que não se importa.

• Responder
  • Luana
    Noiva VIP Setembro 2018 Alagoas
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Letícia,

Eu vou só acrescentar o sobrenome dele no final do meu. Ficarei com meus dois sobrenomes mais o dele. E olha que tenho nome composto rsrs

Eu acho que você deve se abrir com seu noivo. Ele será seu marido e deve ser seu melhor amigo. Se existe um desconforto da tua parte, tem que dizer a ele e os dois chegarem num consenso sobre o assunto. talvez ele tenha negado por não saber quão importante isso seria pra você.

A conversa é sempre a melhor resposta. tenho certeza de que conseguirão chegar numa resposta em que os dois fiquem satisfeitos. ;*

• Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, nenhum dois 2 tiraram nenhum sobrenome. O meu ficou grande pois tenho nome composto.
    Outra coisa é que aqui no cartorio que casei ñ permitiu combinar sobrenome ex: eu queria que nossa familia fosse Dias Barcellos, porem o cartório só permitia colocar o sobrenome de cada um no final.
    Assim o meu ficou Dias Barcellos e o dele Barcellos Dias.

Acho que vc tem que pensar muito bem. Desculpa mas eu no seu lugar n colocaria o dele, tanto pq ele ñ aceitou o seu, quanto pelos desconfortos q vc sente. Esse desconforto ja é quase uma resposta para a sua decisão. O que só afirmou quando ele ñ aceitou colocar o seu. Acho que direitos são iguais. E se ele ñ pode provar o tamanho do amor dele com esse gesto, tbm n acho digno vc colocar o dele. Ainda mais com o caso dele que ja citou. Desculpa qlq coisa, mas é a minha opinião. Espero ter ajudado. Boa sorte!
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós aderimos um o sobrenome do outro.
    Antes de decidi, comentei com ele a possibilidade e falei que nos tempos de hj nada mais justo né.
    E se ele ñ concordasse em trocar tbm, eu ñ colocaria sozinha o dele.
    Ou nos 2 trocavam ou permanecia o de solteiro.
    GRAÇAS A DEUS N TIVE PROBLEMAS E ELE ACEITOU SEM PESTANEJAR.
    Agora recem casada estou começando a correr a tras pra trocar os documentos.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, eu e meu namorado já combinamos de cada um adotar o nome do outro. ( O meu vai ficar no final pq é o mais bonito kkkkk)
    Mas falando sério, se você não tá afim e nem ele pq não ficam com o de solteiro? Se mudarem de ideia podem fazer isso depois
    Espero ter ajudado beijos
    • Responder
  • Sulamita
    Super Noiva Agosto 2019 Rio de Janeiro
    Sulamita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinhaaa essa dúvida é constante pra quase todas as noivinhas...
    Por incrível que parece eu e meu noivo temos o mesmo sobrenome "Lopes".
    Então provavelmente não vamos mudar.
    O mais engraçado é que a minha sogra tem o mesmo sobrenome do meu falecido pai.

Minha sogra - Karla Pereira Lopes
    Meu pai - José Luís Pereira Lopes

As vezes até brincamos que dizendo que somos parentes. Kkkkk
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Esperta Dezembro 2018 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também penso assim... não pretendo adotar o sobrenome do meu marido , pois teria que trocar em todos documentos e tirar um novo passaporte, sendo que faz 1 mês que tirei meu passaporte rsrs, o casamento vai muito além disso. E Também quando tivermos nossos filhos eles sim terão os sobrenomes de nós dois e isso é o que importa.
    • Responder
  • Cassia
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Cassia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou te falar, faltam 4 meses pro meu casamento, em junho tenho que dar entrada no civil e até o momento permaneço em dúvida do que fazer!! Rsrs
    • Responder
  • Luciane
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem, creio que adotar o sobrenome do cônjuge é uma decisão íntima. Eu não vou, meu noivo achou normal minha decisão. Mas minha cunhada outro dia me falou da questão dos filhos, que queria ter o sobrenome igual ao deles. Como não teremos filhos, isso não me afeta. Particularmente acho desnecessário trocar todos os documentos, sem contar os diplomas, a carreira já consolidada de 30 anos. Estou em outra fase, entende?
    • Responder
  • T
    São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Letícia.

Te deixo alguns links que falam sobre este assunto:

Tudo o que você precisa saber sobre a alteração do sobrenome

Mistura de sobrenomes, já ouviu falar?

Espero que te ajude!

Smiley heart

• Responder
  • Nohana
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nohana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Juro que acho que a pior parte é trocar todos os documentos 😂😂😂 Já vi varios casos de mulheres que ficaram adiando e usando o nome e documentos de solteira e quando precisaram resolver assuntos sérios se deram mal. Mas tenho muita vontade e acho que vou adotar sim ♥️
    • Responder
  • Paloma
    Noiva Constante Maio 2019 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amore, tudo isso é passado, e não devemos ficar remoendo essas coisas, se não vamos deixar mtas coisas passar que são boas. Já fui assim, mas vc precisa se libertar disso, foi outro tempo, outra história, hoje é você e ele.
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo adotar o sobrenome do cônjuge, mesmo que o nome fique um pouco grande, acho um gesto lindo
    • Responder
  • S
    Noiva Curiosa Julho 2018 Minas Gerais
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar do meu nome ficar grande, eu adotei o dele. Eu já vou ter que tirar identidade nova porque a minha já tem mais de 10 anos. Então, ter que tirar novos documentos não vai ser problema pra mim. Isso depende de cada casal, eu por exemplo quis aderir o nome dele porque isso é importante pra mim e quero construir uma família com sobrenome em comum. Vocês dois tem que ver o que é melhor pra vocês e o quanto isso é importante ou não para ambos.
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou super tradicional e prática nesse ponto, sempre sonhei em ter o sobrenome do meu futuro marido, e eu não gosto de um dos meus sobrenomes, então vou tirar o da minha mãe e ficar só com o do meu pai e do meu noivo.
    Acho que você não precisa se incomodar com a quantidade de nomes que você vai ficar acrescentando o do seu noivo sem tirar nenhum seu, nome grande é bonito e chique! E sobre a ex dele ter o sobrenome, no fim do dia é apenas um sobrenome sabe, não significa nada, ele vai estar casado com você e não com ela Smiley winking
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Constante outubro 2018 Paraná
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, bom, eu irei aderir o sobrenome do meu noivo, e ele queria muito aderir ao meu sobrenome também, porque ele acha bonito haha não sabia que já podia o homem também aderir o sobrenome da esposa, é um avanço já 😍
    • Responder
  • Julya
    Noiva Principiante Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Julya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah eu não vejo a hora de poder colocar o sobrenome do meu marido Nossa eu quero colocar assim Acho muito bonito
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não adotei o sobrenome do meu marido por pura preguiça de ter que trocar todos os documentos... kkk.. Assim, acho até bonito, mas o casamento vai muito além disso, é só um nome sabe? Não vejo tanta importância nisso.

• Responder
  • Luciana
    Noiva Constante Fevereiro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, provavelmente eu irei adicionar o nome do meu futuro marido pois ele quér me dar o sobrenome do pai (falecido) que ele se orgulha demais!

Mas ainda não decidimos nada..

Algumas coisas realmente te encomodam mas melhor conversar com ele e ver o que decidem juntos!

• Responder
  • S
    Noiva Principiante outubro 2022 São Paulo
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende de cada casal. O meu é só, apenas, Sophia Rios, então eu não tenho problema em ficar muito longo. Mas, eu amo muito muito o meu nome, e o do meu é Gonsalves. Pra ele ficou tudo bem eu não adotar o nome dele. O que você pode fazer é se abrir pra ele e falar como se sente, a decisão é só de vocês dois. Vai dar tudo certo, Le Smiley heart

• Responder
  • Sarah
    Noiva Esperta Junho 2018 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha ...
    Eu até pensava em colocar , apesar de não ser tão importante pra mim , mas n gosto tanto assim do sobrenome do meu noivo rs ( Borba) . E tmb teria que trocar todos os meus documentos, e pagaria pra fazer isso. Então preferi não colocar.
    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, entende isso, mas todo mundo tem um passado sabe? Você com certeza deve ter sua história com outra pessoa e que deu certo só até determinado ponto. Toda vez que eu penso em ficar com ciúmes das ex do meu namorado eu tento me lembrar disso. Eu também tive meus relacionamentos anteriores e se fosse com eles que eu quisesse estar eu estaria.

Isso que você está sentindo é um pouquinho de ciúmes de saber que alguém chegou antes de você e que ele já vivenciou algo parecido (na sua cabeça, porque cada relacionamento é diferente do outro).

Converse novamente com ele, e se não se sentir a vontade para pegar o sobrenome dele não pegue... mas escolha bem e entenda os reais motivos das suas decisões.

No meu caso, eu já conversei com meu namorado eu quero pegar o primeiro sobrenome dele, alguns cartórios não autorizam e eu já disse ou eu pego o primeiro ou não quero o segundo hahahahaha e por ele okay.

Eu quero pegar, sei lá, esse sentido de família e tal, mas ao mesmo tempo tenho uma preguiça imensa só de pensar de trocar todos os meus documentos.

Mas não me desfarei de nenhum nome meu.

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenta conversar de novo noivinha, quem sabe chegam a um acordo.

Eu não abro mão dos meus sobrenomes, tenho da minha mãe e do meu pai, já falei para o meu noivo que acrescento o dele, mas não tiro os meus. Ele tem o sobrenome lindo, ele queria que eu colocasse o segundo sobrenome dele, mas eu sempre sonhei em casar com descendente de japonês, agora que vou casar vou colocar o sobrenome brasileiro, não quero kkkk quero o primeiro sobrenome dele que é o japonês.

• Responder
  • Jessica  Silva
    Noiva Constante Dezembro 2018 Paraná
    Jessica Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, o melhor é conversar com o seu noivo sobre o que você realmente está sentindo. Nada melhor que uma conversa franca, pode ser que isso até mude o pensamento dele.
    Eu vou adotar o sobrenome do meu noivo, o sobrenome da parte da mãe dele.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Junho 2018 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre quis colocar o sobrenome do noivo. Tbm acho bonito. Mas meu nome tem 3 sobrenomes ia ficar gigante a não ser q desfizesse de um, aí na hora de assinatura dos documentos para habilitação do casamento me decidi a não mudar, primeiro pq não queria desfazer meu nome e perder o nome dos meus pais e segundo pq ia me dar um baita trabalho mudar carteira de trabalho, cnh, rg, cpf, e tudo mais q é documento e lugar q tenho algum vínculo kkkk ai desisti.
    • Responder
  • Yasmin
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que vocês devem comversar e chegar a um acordo. Eu particurlamente acho lindo acrescentar o nome e o meu noivo também queria muito que eu colocasse e quando demos entrada no civil, resolvi tirar 2 nomes meus e acrescentar o sobrenome dele e achei que meu nome ficou melhor assim. Hahaha
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe