Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Principiante Maio 2023 Rio Grande do Sul

Sobrenome... e agora?

Alm., dia 14 de Abril de 2017 às 18:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21
Meninas, alguma de vcs acabou discutindo, ou apenas argumentando, com seus noivos porque não queria acrescentar o sobrenome dele e ele queria que vcs trocassem?
Isso é tão comum? Como vcs resolveram isso?

21 Respostas

Última atividade por Nathália, dia 10 de Agosto de 2017 às 11:06
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vou correr o risco. Mas sei que em entidade de classe (tipo OAB) tem que mudar. Mas como acho a prática machista nem cogitei. Ele ficou meio assim mas só lamento. Meu nome, minha identidade
    • Responder
  • O
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho dúvidas em acrescentar ou não o sobrenome do marido somente por causa do diploma. Eu passei em um concurso e, apesar de na certidão de casamento constar o nome de solteira e o nome de casada e, além disso, ter os nomes dos pais (assim como no diploma), tenho medo de dar problema. Sempre que tento me informar se preciso mudar o diploma ninguém sabe me responder ao certo. Fui a uma advogada e ela disse que não precisa mudar, mas mesmo assim fico com medo. Socorro viu?!
    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode ser!!😊😊😊
    • Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende de cada juiz pelo que deu a entender. Um amigo casou no mesmo lugar em outubro do ano passado e a noiva conseguiu trocar. Fui no mesmo lugar esses dias e ela falou que não tem problema. Então acho que depende do juiz que for fazer o casamento de vocês.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tinha receio quanto a isso mas meu noivo não se importa, falou que não faz questão nenhuma que eu tenha o sobrenome​ dele.
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom saber.No meu entendimento era uma regra geral.Que bom que vc vai conseguir mudar.
    • Responder
  • C
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A questão de tirar o nome vai de estado para estado, já procurei saber no cartório da minha cidade e aqui posso alterar tranquilamente. Mas obrigada pela preocupação.

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou mudar por alguns motivos e em principal a burocracia q e para trocar os documentos depois.Eu simplesmente avisei ele q não ia trocar e ele aceitou numa boa inclusive seu apoio por causa das burocracia de trocar... E sendo sincera ele não tinha direito nenhum de discordar o nome será meu...Eu q escolho e ponto final! Acho isso puro machismo e mais ainda se ele brigar por isso,desculpa a sinceridade.
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Constante Setembro 2018 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu não quero mudar meu nome.. afinal somos duas noivas e não vejo esse glamour todo em ficar com o sobrenome dela (concordando com uma das novinhas acima), fora todo o trabalho pra mudar meus documentos rs
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aliás, o ato de a mulher que colocar o sobrenome do marido já remete ao machismo! Se a intenção é uma nova família que os dois mudem porém não acho que estou menos comprometida pq não uso o sobrenome dele. Tenho diploma e certificados com meu nome. Uma profissão. Serei mais que esposa! Então não justifica
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comigo não teve discussão. Disse que não ia mudar pq tenho diploma com meu nome é pronto. E se insistir aviso que ele vai ficar em todas a filas de tudo o que precisasse. Nome é algo muito pessoal. Não é um nome que vai me fazer mais casada!
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa se estou me intrometendo na sua resposta.No nosso curso de noivos o advogado que palestrou sobre o casamento civil disse que é proibido tirar o sobrenome.A lei não permite.Axo q vc teria que se informar bem ao certo antes de chegar lá no cartório e não ser possivel.Só quis ajudar.
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou usar o sobrenome mais ele me deixou bem a vontade, ele até questionou o trabalho e burocracia que será para eu incluir, mais eu quero, acho bonito quando a mulher usa o sobrenome do marido.😍
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiquei aberta ao que meu noivo queria. Falei com ele que eu preferiria não mudar meu nome, e só mudaria se ele fizesse questão. Como não fez, não vou mudar.
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu perguntei ao meu noivo e ele me disse para decidir, afinal de contas, o nome será meu e eu é que terei todo trabalho de alterar os documentos. Como ele me deu essa opção, eu não vou usar o dele. Mas se vc não quer, não coloque e explique a ele os motivos. Não acho justo ele te obrigar a fazer isso.
    • Responder
  • Emanoele
    Noiva Curiosa Março 2018 Rio de Janeiro
    Emanoele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo sempre quis que eu utilizasse o sobrenome dele.... Vou usar o sobrenome dele porque acho lindo a mulher ter o sobrenome do marido.... Isso prova que eles agora se tornaram uma família... E será lindo sermos chamados de "família Moura ou Ferreira."
    • Responder
  • Ladie
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Ladie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha o meu debate será parecido com isso kkkkkkkkkkkkkkk

Mas no seu caso olha direitinho para não gerar contendas entre vocês.

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nada contra quem decide usar o sobrenome do marido por livre e espontânea vontade, mas acho extremo machismo o cara discutir por causa disso... não vejo outra justificativa.

Meu marido ficou tristinho a princípio porque eu não quis, mas nunca me encheu o saco e acho que ele nem se lembra desse detalhe.

É seu nome e você é quem escolhe.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, meu noivo gostaria q eu trocasse. Mas sempre me deixou livre para escolher. Isso é uma escolha sua, é seu nome. Eu vou acrescentar o dele.
    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre tive a vontade de acrescentar o dele e ele sempre quis isso também !
    • Responder
  • C
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu decidi sozinha que quero trocar o nome do meu pai pelo nome do meu novo, não gosto do sobrenome do meu pai, principalmente por não ter contato com ele desde meus 9 anos. E acho o sobrenome do meu noivo bonito.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe