Fala, noivinhas e noivinhos lindos! Belê?
Hoje acordei com uma novidade linda: após meses a fio secando e encarando meu contador, para ver se ele se movia mais depressa, ele finalmente alcançou a marca de um ano. Um ano para nosso grande dia, para o nosso "sim", para os docinhos que estou louca para devorar, haisudhiasudhiaus.
Tinha feito um debate onde falava sobre tudo que já tínhamos fechado quando estava no trabalho, mas deu problema na hora de submeter e perdi tudo que tinha feito. Mas, até aí, percebi que já tinha feito debates conforme ia fechando casa um dos fornecedores, então não tinha porque voltar a falar de tudo aquilo de novo. Só que ainda não queria deixar esse marco passar em branco, afinal, as noivinhas que planejam com mais de um ano de antecedência sabem como esperamos ansiosamente para ver aqueles 365 dias no contador.
Então, resolvi compilar aqui algumas dicas que fui coletando nesse tempo de noivinha aqui da comu, e espero que possa ajudar aquelas que estão começando, e mesmo as que já estão às vésperas do casamento e que possam aproveitar algo que que está aqui ***alerta textão***
Até agora, confesso que foi uma jornada super divertida, embora cansativa. Nos primeiros dias de organização, disparei CENTENAS de pedidos de orçamentos diferentes, e para diversos fornecedores diferentes - empolgação de novata, eu sei - então disso eu tiro a minha primeira dica para as noivinhas que estão começando agora:
DICA Nº 1 - BASTA A CADA DIA O SEU MAL
Essa dica serve tanto para aquelas que, assim como eu, querem ir atrás de todos os fornecedores de uma vez só, cuidar de tudo o mais rápido possível, ou para aquelas que simplesmente ficam ansiosas pensando em tudo que ainda falta fazer.
E a verdade, no fim das contas, é simples: não adianta você se estressar hoje com coisas que ainda não aconteceram, ou querer colocar os carros na frente dos bois. Na hora de contratar fornecedores, normalmente é seguida uma "ordem": contratos maiores e mais caros com mais antecedência, contratos menores e mais baratos podem ser analisados mais para a frente. Eu pedi cotação de salão, assessoria, fotografia, bem casado, decoração, tudo de uma vez só. Resultado: eu PIREI com o número de respostas, não conseguia dar conta de responder todos os fornecedores ou avaliar todos os orçamentos. A saída? Escolhi qual seria minha prioridade (naquele momento, o salão), deixei todos os demais fornecedores em segundo plano e, só depois que o salão estava ok, fui atrás de outro tipo de fornecedor, sempre de um em um.
E não teria dado conta de responder a todos os fornecedores, ou achar o que valia ali no meio daquele mar de e-mails, se não fosse a próxima dica:
DICA Nº 2 - SE ORGANIZE!
E não digo só com relação às coisas do casamento, mas sua rotina no geral. Quando comecei a planejar o casamento, estava fazendo estágio, faculdade e tinha um projeto que me ocupava parte do fim de semana. E aí vinha a dúvida: onde encaixar a organização do casamento nesse meio tempo? Comecei a determinar dias e horários em que eu focaria minha atenção em analisar os orçamentos que eu recebi e responder e-mails de fornecedores, e quando encontrei os que mais gostava, me organizei para conseguir realizar as reuniões com eles entre o estágio e faculdade. Foi corrido, foi maluco, mas super valeu a pena.
Além disso, contei com uma planilha do Excel para poder relacionar todos os fornecedores que me responderam e estava razoavelmente próximos do orçamento, listado todos os serviços, valores, extras, formas de pagamento, antes mesmo de começar a visitar os espaços. E também fiz uma baita organização por pastas no meu e-mail, para não me perder com os orçamentos que já tinham sido descartados e os que eu ainda queria considerar.
DICA Nº 3 - VOCÊ NÃO É UMA ILHA
A menos que você seja como aquela americana que resolveu casar com ela mesma, você tem pelo menos mais UMA pessoa na sua vida: seu noivo/sua noiva. Então não pense que todas as escolhas do casamento são apenas responsabilidade sua, compartilhe opiniões e veja o que agrada seu parceiro, afinal, o evento do casamento é apenas o marco da vida que vocês começarão juntos, então nada como já começar compartilhando as decisões que toldarão um dia tão especial para os dois.
Da mesma forma, conte com amigos próximos, pais ou irmãos, padrinhos ou madrinhas para ajudá-los neste processo. Às vezes você pode querer não revelar tudo para todo mundo, por querer manter um certo nível de surpresa, ou por não querer correr o risco de que algo dê errado, mas às vezes as pessoas podem te ajudar simplesmente indo tomar um sorvete contigo e falando de algo que não tem NADA A VER com o casamento, para ajudar a relaxar e se distrair um pouco. Então, não ache que todo o peso do mundo está nas suas costas, envolva as pessoas que você ama no processo. Mas isso também nos direciona a quarta dica
DICA Nº 4 - NINGUÉM VAI SE IMPORTAR COM SEU CASAMENTO TANTO QUANTO VOCÊ
E nesse "você", considero você e seu parceiro. Esse é bem simples, venhamos e convenhamos: por mais que o dia do seu casamento seja, provavelmente, um dos dias mais importantes da sua vida, ele não será um marco na vida de mais ninguém. Talvez os pais sintam de forma mais profunda, mas mesmo para amigos mais próximos, será um dia em que eles vão se alegrar, comemorar com vocês, e só. Então uma dica que eu mesma me policio bastante para não pecar é tentar não falar apenas e exclusivamente de casamento - apesar de ser praticamente 80% do que ocupa a minha cabeça no momento. Pense quão irritante seria você ir falar com uma pessoa que fica repetindo o mesmo assunto vez, após vez, após vez. Não sobrecarregue as pessoas com informações ou comentários sobre seu casamento, e não espere que elas deem a mesma importância para este dia que vocês dão.
DICA Nº 5 - NOIVA ZEN É NOIVA FELIZ
Felizmente, até o presente momento não tive muitos problemas na organização do casamento, mas vi aqui pela comunidade muitas noivas que sofrem com comentários ou atitudes negativas de amigos, colegas, parentes do noivo, etc. Não podemos ignorar todos ao nosso redor, mas podemos escolher como vamos encarar e reagir a determinadas situações. Então, se alguém fizer um comentário negativo sobre suas escolhas do casamento, te criticar por não chamar aquele parente que você não vê há vinte anos ou ficar de picuinha, coloque seu melhor sorriso "miss simpatia" do mundo e saia pela tangente.
DICA Nº 5 - APROVEITE AO MÁXIMO, POIS O TEMPO VOA
Se tem uma coisa que TODA casadinha vai falar aqui é: aproveitem, pois tudo passa muito rápido. Apesar de eu ficar aflita esperando dar um ano para o casamento, parece que foi ontem que fui atrás da assessoria, que fiz a primeira reunião com a equipe de fotografia, que provei os primeiros vestidos de noiva. Se tudo der certo - e queremos que dê - esta será uma experiência única em nossas vidas, e temos que aproveitá-la ao máximo. Então, quando tudo estiver parecendo mais um dever que qualquer outra coisa, respire fundo e lembre-se o motivo de estarem fazendo isso. Roube momentos com seu noivo, envolva-o na organização, experimente quantos vestidos de noiva puder, vá a muitas degustações de bem-casado, curta MUITO essa fase que é tão corrida, mas tão gostosa ao mesmo tempo.
E acho que por enquanto é isso. E vocês, têm alguma dica a dar às noivinhas que estão começando agora? Ou alguma dica que te ajudou? Compartilhem com a gente