Fala Comundade!!!!
Hoje vim falar de um assunto que sinto falta e que me parece meio tabu: Quando os noivos decidem que uma festa não é prioridade, mas a família acha que isso é falta de educação.
As vezes vejo noivinhas aqui desesperadas com o valor das coisas e que está tudo muito apertado e tal. E que decidiram fazer festa por pressão da familia, porque a sogra fez drama, porque a mãe disse que se não tiver festa não vai...
Mas na moral? Acho que ser firme na decisão (assim como ser firme na decisão quando é o contrario e a familia acha desperdicio de dinheiro fazer festa) é começar a cortar o cordão umbilical e demonstrar pra familia de origem que agora vocês tem sua propria familia, deixando claro que aceitam sugestões, mas que a decisão final é de vocês.
Pode parecer bobagem, mas isso ajuda muito no futuro do casamento, num eventual conflito. Saber desde o início que seu parceiro está do seu lado sempre, mesmo que isso signifique as vezes ir contra e enfrentar a familia de origem é saudável. Não estou falando de criar caso, apenas de demosntrar que na familia de vocês, vocês mandam!!!
Com o tempo, e falo porque tenho exemplos dentro da minha familia, as pessoas nem palpitar demais vão, pois vão saber que isso não é problema delas. E ai a vida fica muito mais tranquila.
Um exemplo eu tive ano passado: Uma amiga casou e ela e o marido decidiram que não queriam festa, iam apenas se casar na igreja, se despedir dos convidados e ir pra casa deles passar a noite antes de viajar numa senhora lua de mel de 10 dias no caribe.
Quando falaram isso em casa, foi um pandemonio! A avó do noivo disse que era um absurdo! Que como ela ia convidar (sim ja tava metendo o bedelho na lista hahah) os parentes de longe e não oferecer nem um refrigerante? Os pais dela ficaram apertados porque não são da minha cidade e os convidados da familia eram de fora. Mas os dois estavam irredutiveis: não iam trocar a lua de mel nem se endividar, nem deixar ninguem se endividar pra dar festa só "porque era sem graça".
Deixaram claro que os amigos deles iam entender. E sabe qual foi a solução? Os mais dela deram um coquetel simples, na casa deles mesmo pros convidados DELES que vieram de fora. A avó dele e deu uma recepção simples na casa dela pros convidados de fora.
Ué mas duas festas? Ai que ta! Os noivos não foram em NENHUMA DAS DUAS! Deixaram claro que a festa não era deles e sim dos pais.
Eu perguntei pra ela: Ah mas você não se arrependeu? Ela bem segura disse: não mesmo!!! Nunca ia ter podido ter a lua de mel que tive se tivesse feito uma festa, ainda que simples!
Mas ai você pergunta: ah mas os pais ficaram chateados de eles não irem?
Resposta: sim ficaram! Deu falatorio. Mas parando pra pensar, se fizessem festa sem condição também iam falar.
Então pessoal, tendo festa ou não vai sempre alguem falar mal ou criticar. Então façam o que lhes faz feliz. Se fazer uma festa esta fora da condição e vocês não querem adiar o casamento, não façam! Não tenham medo de se impor! No futuro vão agradecer eu garanto!
Bom, como sempre falo em meus debates, eu não sou dona da verdade. Apenas dei minha humilde opinião. Só darei festa de casamento se eu achar que posso e se quiser. Hoje eu acho dispensavel, mas posso mudar de ideia!
E vocês? Como lidam com as familias nesse processo?