Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte

As 5 fases do casamento

Dayane, dia 11 de Dezembro de 2012 às 12:55 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 30

Flores, li esse texto e achei muito interessante. Ele fala sobre 5 fases que passamos no casamento. Eu sempre digo que não existe casamento perfeito porque não existe pessoas perfeitas. Eu acredito em casamentos felizes, bem sucedido, e que os dois podem viver em paz. Mas isso não quer dizer que o casal não vá passar por problemas, que não vão surgir situações difíceis de lidar... e eu acho que só vamos conseguir vencer esses obstáculos se tivermos a ajuda de um Deus.

Abaixo estar o texto, espero que leiam pois ele é muito realista...

Por: Pr. Josué Gonçalves

AS CINCO FASES DO CASAMENTO

Primeira: Fase do Encantamento: Quando está enamorado do outro.
Ocorre quando o casal se sente plenamente realizado e absolutamente preenchido pelo outro. Nesta fase o amor é cego. Há uma nutrição constante do vínculo. A sensação é de completude e totalidade.Nesta fase,nenhum dos dois enxergam o "Real",mas sim aquilo que foi idealizado,sonhado,desenhado no tempo de namoro e noivado.Ela o vê como o "príncipe azul",ele a vê como uma "princesa encantadora". Costumo dizer que nesta fase, até o ronco dele soa como sinfonia;ela,mesmo despenteada quando acorda é linda e maravilhosa.É um tempo em que tudo é motivo para poesia. Quanto tempo dura esta fase?Não sabemos, só podemos afirmar que ele passa.
Segunda: Fase do desencantamento, desidealização:
É a fase da confrontação das expectativas irreais do casamento, quando começamos a ver as diferenças entre as imagens que construímos do outro e os seus lados sombrios no cotidiano. Na fase da conquista, da sedução, agente só mostra o lado ensolarado de nossa personalidade.
As sombras, as fraquezas, as feridas emocionais, os medos ficam escondidos. Mas sempre chega o momento em que as coisas que estavam debaixo do tapete aparecem com a luz do dia. É nesta fase que muitas pessoas se desesperam na tentativa de mudar o outro, afim de que ele corresponda à imagem idealizada. Você não aceita como ele é. Neste momento as pessoas são capazes de qualquer coisa: sufocam,oprimem,chantageiam,ameaçam,castigam-se mutuamente. Quanto o casal é maduro e está aberto para aprender, logo percebe que o casamento é a união de dois seres humanos limitados e imperfeitos que podem crescer e se desenvolver com esta experiência conjugal.Isso faz toda diferença.
Terceira: Fase do "crescei e multiplicai-vos": Quando a mulher se dedica aos filhos pequenos o homem está afirmando profissionalmente,consolidando sua carreira
É a fase onde há o perigo de perder o parceiro de vista dentro do casamento. O homem mergulha no trabalho e a mulher é engolida pelo cuidado com a casa e as crianças e, muitas vezes, também com sua própria definição profissional. Essa tensão drena todas as energias do casal. É uma época onde os dois engavetam frustrações, magoas e raivas do passado. Se o casal nets faze,não buscar em Deus a saída,com certeza o fim será o aprofundamento de emoções negativas que já estavam emergindo no fim da fase do encantamento.
Sendo assim, o relacionamento pode estagnar encalhar e virar uma prisão insuportável. Os momentos de desencantamento são muito dolorosos porque envolvem doses inevitáveis de frigidez emocional. Essa é a hora de buscar ajuda externa
Quarta: Fase do questionamento e redefinições:
É a fase onde os parceiros questionam o vínculo, fazem um balanço da ligação. Aqui está a grande oportunidade de o casal se libertar dos ressentimentos e frustrações em relação ao cônjuge. Para alcançar essas mudanças implica enfrentar um processo trabalhoso que pode, em compensação, dar lugar a vitoria de Deus na relação, ternura, cuidado com o outro e à identificação. Quando não há esforço e interesse em mudar a situação, o resultado final é o divorcio emocional ou a convivência amarga em um casamento morto.
Quinta: Fase de reintegração quando os filhos já estão adultos e o casal pode descobrir e se apaixonar:
Quando os dois, marido e mulher, conscientes do que significa "Casamento",conseguem superar as fases difíceis e seguir juntos,pode-se chegar a um momento de integração.Podemos dizer que os dois atingiram o equilíbrio entre a individualidade e intimidade.Não existe mais disputa sobre o quanto é meu,quanto é seu quanto é nosso,o que há é companheirismo,compromisso de amizade e comunhão.
É claro que as fases não são rígidas, com tempos definidos e seqüência predeterminada, com uma, necessariamente seguindo a outra.
Mas são momentos que todos os relacionamentos atravessam, com maior ou menor intensidade. Eu chamaria essa fase de estações, primavera, verão, outono e inverno.

30 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 8 de Fevereiro de 2013 às 13:50
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah com certeza...Vou comprar ele quando tiver próximo do meu casamento para eu ler e da ao meu noivo.

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou procurar quando for ao centro da cidade, adoro livros que falam de casais, relacionametos, casamentos... Tudo serve pra nossa edificação!!!

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vende muito nos sites, mas ele tem em livrarias também evagélica, minha amiga comprou na Luz e Vida, é uma livraria evangélica daqui.

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não. Onde eu encontro?

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza amiga!!!

• Responder
  • Raphaella
    Noiva VIP Dezembro 2012 Mato Grosso do Sul
    Raphaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uauu.. muito lindo o texto.. Realmente idealizamos o companheiro, e depois vemos que não é tudo do jeito que imaginamos.. =X

Mas com a ajuda de Deus podemos aceitar o companheiro como ele verdadeiramente é e conseguir viver em paz.. Smiley winking

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já lê-se 102 erros que o casal não podem cometer?

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também... sempre assisto o programa dele!!!

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Smiley winking

• Responder
  • P
    Noiva VIP 0000 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ESSE LIVRO É ÓTIMO VALE A PENA LÊ as quatro estações do casamento gary chapman

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse texto é ótimo, adoro os livros do pastor Josué Gonçalves...

• Responder
  • Mara e Fran
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mara e Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom o texto Day sempre dando boas dicas pra gente.

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que história a sua flor... mas graças a Deus tudo se resolveu. As vezes tem coisas que acontecem nas nossas vidas que só vamos entender depois. Quem sabe vocês dois tinham que passar por isso pra hoje verem que verdadeiramente amam um ao outro, e que filhos são bençãos de Deus. Espero que vocês continuem assim... e que Deus abençoe cada vez mais sua familia!!!! Beijos Smiley laugh

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Novembro 2013 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A fase pior q passei foi após ter nossa filha pois ele ficou distante e mal falava comigo e quando fizemos1 ano justos resolvi fazer um jantar a luz de velas q por fim foi um fiasco, ele acendei a luz e perguntou pq eu estava no escuro se tinha faltado energia, mas isso foi contornado rs.. mais a crise realmente dita foi dos 7 anos, quase desisti mesmo tendo uma filha ela muito estranho e ele por ser muito fechado e eu ao contrário gostar de tudo as claras foi muitocomplicado mas se vencemos tudo e mesmo depois de tantos anos juntos, assim q saiu o devorcio dele me pede em casamento novamente sinal q tudo que vivemos valeu como aprendizado e amadurecimento, claro q de vez enquanto discordamos mas sem dúvida ele é por mim assim como sou por ele verdadeiramente APAIXONADOS. Não se desesperem meninas tudo feito com a benção do Senhor vence! Bjsssss

• Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

sim.... se bem q já estou morando com o meu noivo.... é meio ruim viu... devido as manias dele...o jeito dele....

nw é fácil nw.... rs

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, pois não será um mar de rosas todos os dias...

• Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal!!!!!! gostei!!!!!!! isso é bom p/ termos uma noção como será dps de casar!!!!!!!!

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom flor. É muito bom que os noivos também leiam, vou mostrar ao meu também!!!! Smiley winking

• Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2014 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito Bom Day... Acabei de mandar por e-mail para meu noivo! Gostei muito..

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ahh é verdade, e é no casamento que vc realmente descobre com quem vc esta...

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom flor, o bom da gente passar por essas fases é depois descobrir o quanto amamos nosso noivo/esposo e a certeza da escolha que fizemos Smiley laugh

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade, parece bastante com a fase do namoro... todo relacionamento tem seus altos e baixos mas como você disse é bom entrar sempre num acordo amigavelmente.

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O pior é que é verdade.

Agora com meu noivo, eu já passei pela Fase do desencantamento, desidealização. Mas agora a cada dia que passa, parece que o amo cada dia mais, sem explicação...

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente quando eu estava lendo pensei nas fases do namoro. São bem parecidas né?! Sempre tem a crise dos 4 meses, quando você vê que a coisa está séria, a crise de um ano, que você pondera mesmo a relação, a dos 3 anos, que já está na hora de levar a coisa mais a sério.. Claro que não é regra, mas a do casamento faz todo o sentido. E é importante conversar e não brigar, sempre entrar em acordo amigavelmente.

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada flor Smiley winking

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza!!! Smiley winking

• Responder
  • Laisa
    Noiva Ativa Maio 2013 Bahia
    Laisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom !! Devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, independente da situação ou fase que passamos ele sempre nos ajudará a enfrentar as diversidades....

• Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito interesante...obg...Smiley winking

• Responder
  • D
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém!!!!!! É verdade flor, temos que ter uma base pra tudo!!! Desde quando eu e meu noivo começamos a namorar entreguei nossas vidas nas mãos de Deus, e Ele tem nos abençoado muitoooooo, tanto que vamos nos casar não é?

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom, falou profundamente ao meu coração, temos que ter uma base em tudo que fazemos, e só existe uma base que é o Senhor Jesus, eu costumo sempre dizer que o meu relacionameto possui três integrantes, "eu, meu noivo e Deus", so assim para conseguirmos passar por tudo que um casal passa, e nunca esquecer que um cordão de três dobras não quebra fácil.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas