Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

P
Noiva VIP Novembro 2015 São Paulo

As 5 linguagens do amor

Poliana, dia 8 de outubro de 2015 às 17:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 5

Olá Comunidades, todos bem?! Espero que sim!

Bem, não sei se todos aqui já ouviram falar do livro "As 5 Linguagens do Amor", de Gary Chapman... Se sim, ótimo, se não, deixo a dica! È uma preciosidade que deve ser lida pelo casal, afinal, muitas vezes acabamos nos desgastando com os nossos queridos (as) por bobagens que poderiam e deveriam ser evitadas...

Segue um resumão deste livro maravilhoso que será de grande valia para construir e edificar um casamento!

As cinco linguagens do amor:

  1. Linguagem de afirmação:

Pv 18.21 diz: “"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto."” Muitos casais não aprenderam o tremendo poder de uma afirmação de edificação mútua. Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos transmissores de amor. São as frases elogiando o cabelo da esposa, ou o vestido, ou o terno do homem. Ou ainda elogios a comida da esposa, ou a ajuda do marido na casa. As vezes são como um grande prêmio para quem a recebe. Mostra que a pessoa alcançou a vitória.

Declare palavras encorajadoras: são poderosas e nos fazem enxergar o valor do profeta.

Conheci uma moça que decidiu fazer faculdade. Ela já namorava há quatro anos. O namorado lhe disse que não conseguiria passar no vestibular. Na época um amigo de trabalho a encorajou a prestar o vestibular e estudar. A moça prestou o vestibular, passou se formou e casou com o amigo encorajador.

Declare palavras bondosa: A maneira de como expressamos nossas frases, pode mudar tudo. Veja o exemplo: - Eu te amooo!!!! Com: É... eu te amo... Imagine então: - TÁ! Eu te amo.
Palavras ditas aos gritos com irritação não são expressões de amor, mas de condenação. Palavras bondosas são palavras boas e não más.

Se você tem dificuldade em selecionar palavras para elogiar o cônjuge, procure observar alguns exemplos. Observe alguns casais, veja alguns filmes românticos, peça a Deus para lhe mostrar as qualidades de seu cônjuge. Tire a vergonha e o orgulho para elogiar.

Se essa for a linguagem do seu cônjuge, esforce-se para desenvolve-la. Ame-o!

  1. Qualidade de tempo:

É ter tempo de qualidade junto com o cônjuge. Não é um tempo dividido. É dar atenção total ao seu cônjuge. Não é sentar ao lado para assistir TV. Desliguem a TV. Passeiem juntos, saiam para conversar.

Nos restaurantes dá para perceber quem é namorado e quem é casado pela empolgação da conversa e atenção dada ao outro. Compartilhe experiências, pensamentos, emoções, desejos e sonhos. Saiba ouvir o que o outro tem a dizer. Sobre a conversa do casal, reveja a aula de comunicação.

Proporcione programas: Programe saídas a sós. Procure ir ao cinema, ao shopping, ao parque, enfim... onde vocês poderão ter um tempo de valor juntos.

Proporcione momentos a sós: Coloque horários para os filhos dormirem, para que tenham tempo a sós. Não jante ou almoce com a televisão ligada. Desligue o computador ou o vídeo game para ficar com seu cônjuge. Não troque a televisão pelo seu amor.

  1. Receber presentes:

Um presente é mais do que uma recordação, é uma demonstração de amor. Presente é algo que você pode segurar nas mãos sabendo que o cônjuge se lembrou de você. Quando compramos um presente significa que aquela pessoa é especial para nós. Presentes são símbolos visuais do amor. Quem não se recorda de quando ganhou um presente? Para alguns, não receber presente, significa uma incerteza de que é amado.

Não importa o valor: Existem presentes de todos os valores, formas e tamanhos. Você não precisa dar um presente caro para expressar o seu amor. Por outro lado se você tiver muito dinheiro, e der presentes baratos, você esta comunicando que o seu cônjuge não tem valor. Ninguém investe naquilo que não vale a pena.

O presente pode ser elaborado: Um presente não precisa ser comprado, mas pode ser confeccionado como um cartão ou como uma blusa de lã. Pode ser um rosa colhida do jardim.

Descubra o presente ideal: Muitas pessoas não sabem escolher presentes. Observe seu cônjuge. Veja o que ele está lendo, o que pesquisa na internet. Leve seu cônjuge ao shopping e veja o que lhe chama a atenção na vitrine. Anote seus gostos, perceba se repete o desejo por algo ou comente novamente.

  1. Formas de servir:

É aquilo que você sabe que seu parceiro gostaria que fizesse. É agradar o outro expressando o amor realizando algo que vai ajudar seu cônjuge. Pode ser uma refeição, ajudar a esposa lavando a louça, arrumar a gaveta dele, pintar o quarto, arrumar aquela tomada com defeito, lavar o carro para ele, fazer uma massagem, etc. Lembre-se que Jesus usou essa linguagem de amor para com a sua noiva lavando os pés dos discípulos na ceia.

Lembro de uma história que ilustra bem essa linguagem de amor. Havia um casal de idosos que estavam casados há muitos anos. Um dia a senhora adoeceu e ficou com os movimentos limitados. O marido sabia que ela era muito vaidosa, então toda a semana, ele fazia as unhas para ela e todos os dias penteava o seu cabelo e passava batom. Na realidade ele passou o resto da vida servindo sua esposa dessa maneira.

Se o seu cônjuge cresceu num ambiente familiar no qual o pai ou a mãe faziam isso, provavelmente ele vai querer isso para ele também.

Se o cônjuge reclama muito que não o ajuda, está na hora de praticar essa linguagem. Prepare-se e sirva seu cônjuge.

  1. Toque físico:

Geralmente é a linguagem de amor do homem. Refiro-me ao sexo. Carinho, abraços e toques são uma das maneiras mais expressivas de expressar o amor. Isso sempre existiu. Os bebês que são abraçados e beijados desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que não recebem carinho. Até os animais fazem carinho nos seus filhotes. Andar de mãos dadas, beijar, abraçar, por a cabeça no colo, dormir abraçado e ter relações constantemente são essenciais para algumas pessoas.

O ser humano tem espalhado pelo corpo pequenos receptores táteis distribuídos em grupos. A ponta da língua, a ponta dos dedos, do nariz são áreas do corpo extremamente sensíveis, como outras partes do corpo, que se tocadas, levam mensagens de amor ao cérebro. Como também um tapa no rosto leva uma mensagem de agressão. Mas alguns apreciam o toque em lugares diferentes do que geralmente imaginamos. Pergunte ao seu cônjuge e toque-o de maneira agradável.

Descobrindo a linguagem de amor:

Analisar como é família de seu cônjuge e os exemplos que ele viu na sua casa entes de casar, lhe ajudará a descobrir qual é a sua linguagem de amor. Geralmente são aquelas que os pais tinham. Converse com seu cônjuge e pergunte qual é a sua linguagem de amor.

Pense nas coisas em que seu cônjuge mais reclama. Provavelmente a linguagem de amor dele está ligada a isso. Descubra e comece a satisfazer a linguagem de amor de seu cônjuge. Você verá a diferença em seu casamento. Muitos dos problemas em seu relacionamento serão resolvidos.

Beijos! Smiley heart

As 5 Linguagens

As 5 Linguagens

5 Respostas

Última atividade por Nanda, dia 10 de Novembro de 2015 às 17:05
  • Nanda
    Noiva Esperta Julho 2020 Mato Grosso do Sul
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tô Lendo ,surper massa .. São pequenas atitudes que fazem a diferença !

    • Responder
  • D
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já li é muuuito bom!!

    • Responder
  • Josi
    Super Noiva outubro 2019 Bahia
    Josi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já li, e é ótimo!

    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu li esse livro há algum tempo e é realmente muito bom.Devemos ler não só para tratar da melhor maneira o nosso parceiro mas também para nos conhecermos melhor e podermos dizer o que nos faz felizes ao invés de simplesmente ficar reclamando.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Esperta Agosto 2016 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que legal noivinha .. Boa dica de leitura.. Bjos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas