Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

As regras do igreja católica: afinal porque tantas?

Nathália, dia 14 de Janeiro de 2017 às 13:01 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 34

Fala comunidade cheguei pra jogar na roda um assunto que tira o sono das noivas: as regras da Igreja Católica para casamentos.
Sim sim você quer casar naquela igreja mas não pode isso e aquilo e é caro e tal.

Bom eu também achava alguma dessas regrinhas chatas, até trabalhar na secretaria de uma paroiia awui de BH. Durante um ano e dois meses vivenciei o dia a dia de uma paróquia e posso vir aqui explicar o porquê de algumas regras. Vamos lá



1- Decoração restrita: a princípio eu achava isso uma chatura, mas o padre meu ex chefe me explicou o porquê. Aqui em BH começou uma onda de ostentação em casamentos, ind pessoas se endividavam pra fazer o casamento mais florido. A diocese percebeu que o verdadeiro sentido do sacramento (para nos católicos casamento é mais que uma união de duas pessoas que se amam, é a fundação de uma nova família cristã e um compromisso dos cônjuges com Deus) do matrimônio estava esquecido. Além disso, ocorria de, uma noiva querer uma decoração super cara e a que casa no mesmo dia não poder. Aconteceu uma vez um atraso de mais de uma hora porque a decoração da primeira noiva tinha que ser retirada pra colocação dá decoração super simples da segunda. Está, segundo ele, se sentiu mal. Ora o sacramento é o mesmo pra todos, então porque essa diferença entre rico e pobre? Com isso quiseram ajudar a resgatar o verdadeiro sentido daquilo. Fora que, uma decoração muito pesada precisa de tempo pra ser retirada após a celebração e a igreja tem que ser limpa ainda naquele dia, pois no outro dia cedo tem missa. Meninas (e meninos) eu sei que é frustrante muitas vezes, mas ru sinceramente achei um motivo muito justo. Sim é o nosso dia, sim, é único, mas se você casa na igreja católica o que você busca é o sacramento. Isso é o mais bonito, isso é o que importa

.
2- taxas muito altas: sempre ouço:" ah casar na igreja católica é caro" . Concordo. Mas você já parou pra pensar que para seu casamento acontecer existem muitos gastos? São proclamas, abertura de processo, postagem nos correios em caso de o proclama precisar correr em outra cidade. No dia do seu casamento, a igreja paga hora extra para um funcionário abrir e fechar, e ainda tem a conte de luz!!!!!
"Ah mas a Igreja tem dinheiro" eu também pensava assim até ver a realidade. Cada paróquia tem que se virar. As cúrias raramente enviam dinheiro às paróquias pois precisam manter as obras sociais (e sao são muitas, fiquei de cara quando conheci mais a fundo) . Se nós católicos apostólicos romanos fossemos mais fiéis ao dízimo, essa taxa seria desnecessária como na maioria das igrejas evangélicas. Mas infelizmente nossos irmãos protestantes estão anos luz a nossa frente nesse quesito, é isso é muito triste! (Alguém acabei de me identificar? Talvez rtsstrs). Entoa sim a taxa é necessária e hoje entendo o porquê.
Ahhhh e tem um detalhe. Se você quiser casar sem pompa, seu casamento sai até de graça. É só ir conversar com o padre, explicar a situação e pronto. Ai basta abrir o processo que é marcado um dia pra vocês irem com mais duas pessoas e se casarem. Pronto! O que é caro é a pompa. O sacramento sai de graça.

3 - Restrição a profissionais de de fora: Antes eu achava um absurdo. Minha opinião mudou quando maus profissionais (que existem em todo profissão) foram trabalhar em um casamento. De cerimonialista que não respeita a liturgia e os horários, até fotógrafo que apóia câmera na mesa do altar (que pra nós é extremamente sagrado) e da as costas ao Sacrario, tira a atenção dos noivos em nome de uma boa foto, deita no chão dá igreja e por aí vai, até decoradores que queriam tirar o sacrário do lugar pois não combinava com a decoração eu tive notícia.
Pessoal, respeito é bom e todo mundo gosta. Ninguém é obrigado a concordar com a fe dos outros, mas temos sim que respeitar. Sou católica mas já fui a cerimônias em igreja evangélica e espirita. Concordei? Em muita coisa nao pq não é minha fé. Respeitei? Até no vestuario! Porque se estamos num ambiente que não é nosso temos que respeitar.
E ai é aquela coisa: sabe o ditado que diz que os justos pagam pelos pescadores? Exatamente o que acontece nesses casos. Errado? Talvez, mas é aquela coisa: vamos previnir ao invés de remediar. Voce não quer que aconteça no seu casamento, como no denuma amiga, que o padre no meio da cerimônia chamou atenção do cinegrafista que entrou na frente dele enquanto fazia a homilia. Foi constrangedor. O bom profissional é o que não é notado, principalmente nesses casos.
Logo, manter profissionais cadastrados embora questionável é compreensível pois são aqueles que já conhecem e respeitam o local. Existenoutranforma de previnir isso? Acho que tem. E inclusive as cúrias tem trabalhado em tentar resolver isso. Mas por enquanto é o que temos.



Agora algo um pouco mais profundo e que gera muita polêmica: não poder se casar fora da igreja.

Lembra que eu mencionei os livros de tombo? Então. Todo casamento católico apostólico romano é registrado em um livro de tombo igual ao de um um cartório. Isso porque é certas regiões do mundo (veja bem é uma recomendação de Roma) não ha casamento civil. Agora imagine você: um homem ou uma mulher casa, aí decide que não quer mais, se muda e casa de novo sem dar assistência a primeira família. Bizarro né? Mas acontece.

Pois bem, voltando ao que interessa. Esse registro fica fica na paróquia em que o casal se casa era a paróquia em que rle foi batizado é notificada de que essa essa pessoa agora é casada. Isso. Para preservar a indissolubilidade do matrimônio. Ora, se o casamento é feito em um lugar que não a igreja, qual paróquia fico responsável por registra-lo? A de origem do noivo? A de origem da noiva? A mais próxima ao salão ou sítio onde foi a cerimônia? Pois é. Complicado né! Tão complicado que nem a Igreja sabe ainda como resolver esse quebra cabeça. Então , por enquanto não da. Mas soube que estão trabalhando pra isso. Enquanto isso, a solução pra quem quer um casamento fora do igreja, mas ainda sim quer o sacramento é casar sem pompa na igreja.

Bom pessoal, pra finalizar, gostaria de de dizer que isso é um pouquinho do que eu sei e também que algumas dessas coisas se aplicam apenas a diocese de Belo Horizonte. Cade diocese tem certeza autonomia pra pra definir algumas coisas como decoração.
E isso aí, até a próxima! 😘

34 Respostas

Última atividade por Thamires, dia 20 de Janeiro de 2019 às 00:53
  • Thamires
    Noiva Novata Fevereiro 2019 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimoooo texto
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Dezembro 2020 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente texto! Muito esclarecedor 👏👏👏
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana!!!!!!
    Aí sim prepara MESMO pro matrimônio! Aqui no máximo um fim de semana e olhe lá! Acho que tem que despertar mais a consciência mesmo!
    • Responder
  • Táblida
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Táblida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso mesmo, sem ele não há casamento. Aqui, em alguns lugares esse "encontro" ocorre apenas aos finais de semana, mas esse tipo de preparação será retirado de nossa diocese. A maioria das paróquias daqui realizam o curso mesmo, que nada mais é do que doze encontros de preparação para o matrimônio, como vc mesmo disse 😊
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui onde moro tem essa regra, tem que se casar na Igreja próxima dá sua residência ou na do Noivo. Para fazer a transferência tem que pagar taxa e a resposta demorava até 3 meses, enfim.
    Enfim, eu acho super válido todas as regras e respeito afinal cada religião tem as suas.
    Eu gostaria muito de ter me casado na Romana por causa do meu Noivo, mas devido o público do meu casamento ficou inviável devido as escadarias.
    Parabéns, seu debate mui
    • Responder
  • Soliane
    Noiva Ativa Julho 2017 Minas Gerais
    Soliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    MUITO ESCLARECEDOR,,, PENSAVA COMO A MAIORIA, MAS ANTES DE LER SEU DEBATE, ACEITARIA E SEGUIRIA AS REGRAS ESTABELECIDAS SEM HESITAR,,,

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Resolvi abrir o debate justamente por isso. Vejo pessoas revoltadas, criticando mas sequer procuram saber o porquê de a Igreja ter tomado essas atitudes!

    Quanto ao curso, ou melhor, encontro de preparação para o matrimônio, bem lembrado. Aqui, até onde sei, o casamento não acontece sem ele.
    • Responder
  • Táblida
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Táblida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou secretária da paróquia onde pertenço, e estava pensando em abrir um debate falando justamente sobre isso... Moro em Divinópolis-MG e a diocese daqui não é muito diferente da sua citada! É bom que as noivas tenham acesso a esse tipo de informação porque, na maioria das vezes, a gente só procura saber quando começam os preparativos do casamento.E também, infelizmente, uma boa parte dos "católicos" não frequentam a igreja. Muitos tem a primeira comunhão e até mesmo a crisma, mas depois abandonam a casa de Deus e volta anos depois, quando resolvem se casar. Não estou julgando ninguém, que fique bem claro, só estou citando uma situação muito comum, pois como eu disse, trabalho nesse universo e isso é o que mais se vê.Outra coisa importante a citar é a importância de se fazer o curso de noivos antes do sacramento do matrimônio... Ele ensina ao casal a verdade essência do casamento religioso, a importância da união do casal perante à Deus. Sem falar que é uma delícia participar... Saímos de lá renovados!!Parabéns pelo post noivinha... 👏👏
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostei do seu debate Eu Nei toco muito nesse assunto de igreja muito porque eles fica falando pessoas de outras religiões fica falando "ainda bem que a minha não tem isso" " que o padre que recebe o dinheiro todo" teve uma menina que queria casar na católica mais ela evangélica ae uma pessoa falou para ela se nun jeito que a nossa religião e erradaO mesmo Deus que tá católica e o mesmo que estar na evangélica o nosso Deus e únicoSabe da uma grande vontade de falar mais eu não discutir religião ,eu não falo de ninguém mais também quero que respeita a minha nossa você tem que ver os comentários vc pensa assim como uma pessoa chega esse ponto de fla mal da religião do outro gostei do seu esclarecimento
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Interessante esse adendo. Como eu disse no post, não sou dona da verdade e apenas passei o que me passaram. Adoro mais informações porque afinal, quanto mais soubermos melhor não é mesmo?

    Quanto a isso de ter que casar na igreja mais próxima de casa, eu creio que isso vai de diocese pra diocese.

    Aqui em Belo Horizonte alem de não ter isso, não existe mais a taxa de transferencia, os noivos abrem o processo na paroquia que escolhem.

    Eu entendo e respeito sua opinião.

    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito esclarecedor seu debate, com certeza irá auxiliar muitas Noivas.
    Apenas quero fazer uma adendo sobre a questão de casar fora da Igreja. Isto foi uma regra imposta pelo Papa anterior. Há 10 anos atrás eu fui Madrinha de um casamento realizado no sítio com Padre da Romana, os registros eram proferidos na Igreja que vc contratava o Padre e na certidão de casamento tinha apenas uma observação "que a cerimônia foi realizada no local yz".
    Eu fui em + dois casamentos em sítio que foi com Padre da Romana também.
    Os motivos pelo qual o Papa Bento proibiu eu respeito, afinal ele é uma autoridade e sabe o que faz. Mas como eu disse em outro post eu acredito que Deus está presente em todos os lugares.
    No meu casamento vai ter pessoas com deficiência visual, cadeirantes, idosos com mobilidade bem reduzida e as paróquias próximas tem aquelas escadarias enormes, fora o transtorno que é se deslocar duas vezes.
    E agora ainda tem uma regra nova onde vc tem que casar na paróquia próxima dá sua residência, ou seja, inviável pra mim.
    Eu já queria casar num sítio, e somando a isso, não tive dúvidas, vou casar no sítio e um Padre da Anglicana celebrará meu casamento.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu Deus que falta de respeito pra dizer o MINIMO!!!!! É bom ver historias assim aqui pras pessoas verem que não é uma frescurite mas uma prevenção a maus profissionais! É pessimo porque existem sim profissionais competentes e que jamais fariam uma coisa dessas!!!

    Imagino a cara dos noivos diante da situação! Vexame pra dizer o mínimo e pior, eternizado né! Eu tenho casos de desrespeito mas esse foi demais! Corretimo o padre de pedir que se retirassem!

    Uma vez eu vi uma fotografa apoiar a camera na mesa do altar. Eu educadamento pedi pra retirar. Ela olhau pra mim com muita arrogancia e disse:

    "Ah eu sou evangelica. Isso é procedimento católico?" fiquei tão chocada que quase não consegui responder. Não quis discutir, apenas pedi que retirasse. Isso quando não ficavam em frente ao sacrario o que para nós é falta de respeito e debochavam. Muito legal seu relato!

    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, preciso fazer um super comentário sobre o tópico profissionais de fora!!! Genteeee eu fui num casamento que eu fiquei HORRORIZADA!!! Saí de lá decidida que quando eu me casasse meu cerimonial seria obrigatóriamente católico pra respeitar não só as regras de etiquetas (que a cerimonial em questão quebrou todas), mas também pra respeitar a liturgia!

    A cerimonialista estava com um vestido com um decote quase na bunda, colocou a caixinha do comunicador preso nesse decote e simplesmente sempre que abaixava a gente via absolutamente TUDO! Não bastasse isso a bonita ficava passando no altar, entre o padre e os noivos durante os ritos e buscou o fotografo e o colocou em cima do altar entre o padre e os noivos enquanto eles faziam seus votos e recebiam suas alianças. O padre reclamou educadamente pedindo que não atrapalhassem o rito e ela simplesmente deu um grito com o padre no altar "é só a colocação de uma aliança você vê isso todo final de semana os noivos só terão essa foto"... gente o padre parou a celebração e pediu que ela se retirasse que a cerimonia só se daria continuidade depois que a cerimonial saísse da igreja. Foi feito, foi chato e o descaso da cerimonialista foi muitooooo grande.

    • Responder
  • K
    Super Noiva Novembro 2017 Bahia
    Kessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou demais!!! Muito obrigada pela atenção!!Smiley smile Smiley flower
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal Sabrina! Isso mesmo! Procure esclarecer e entender as coisas. Me da tristeza quando vejo pessoas criticarem a Igreja Católica sem nem mesmo entender os motivos de tais regras. Fico muito feliz em poder compartilhar e esclarecer as dúvidas
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamenre Heloise! É lindo mas tem um sentido pra nos! Ja vi noiva evangelica querer casar na igreja catolica porque acha bonito. Fico triste pois amo minha fe e sei o que significa de verdade!!!!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kessy, nesse caso a parte católica, no caso o noivo, deverá dar entrada normalmente na igreja (o casamento só pode ser feito na igreja pelo motivo citado no post). O processo rea aberto e após concluídos os proclamas, que nesse caso correrão apenas na paróquia do noivo, seu processo irá para a cúria regional para o pedido de "Dispensa de disparidade de culto" no caso de você não ser batizada em nenhuma religião que batize validamente segundo a igreja católica (validamente batizam igrejas batista, metodista, luterana, anglicana) ou de "casamento de mista religiao" não caso de você ser batizada validamente segundo a Igreja católica.

    Em ambos os casos o casamento só pode ser feito na igreja católica , um pastor pode acompanhar. A parte não católica, entre outras coisas deve aceitar que o cônjuge crie os filhos segundo a fé católica.

    Espero ter ajudado
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal seu debate Nathalia, eu vou me casar na igreja católica e concordo com algumas regras, podem ser chatinhas, mas são necessárias, pois tem muitas pessoas que só se casam na igreja católica porque acham bonito e não pelo real sentido...
    • Responder
  • K
    Super Noiva Novembro 2017 Bahia
    Kessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma dúvida, e as regras sobre casamento na igreja católica de um católico com uma não católica?
    • Responder
  • K
    Super Noiva Novembro 2017 Bahia
    Kessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito esclarecedor esse debate! Excelente! Nada melhor do que entender os motivos!
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela postagem noivinha! Muito esclarecedor!Frequentamos a igreja católica e mesmo assim possuímos muitas duvidas que inclusive vamos tira-las com o padre da paroquia semana que vem.. queremos fazer tudo certinho!
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Março 2018 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bacana seu debate e bem esclarecedor! !!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é... 😐 Essa questão está sendo muito discutida, mas até agora não chegaram em um consenso. Mas só de saber que entendem e estão procurando resolver é legal!

    Sorte minha que sempre quis me casar em uma igreja mesmo rsrs

    Pregos???? Como assim!!! Além de sem noção isso é dano ao patrimônio alheio!!!! 😱
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto a decoração eu, alem de entender, super concordo. A igreja por si só ja é um lugar lindo. Quanto aos profissionais, eu já ouvi um caso na minha cidade de que a decoradora pregou (isso, com pregos) arranjos nos bancos da nave central. É um absurdo tão grande que precisa sim ser prevenido. O negocio de não poder casar fora da igreja me deixou triste, mas também é entendível. Espero que no futuro isso possa ser possível. Parabéns pelo debate, foi muito esclarecedor.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esqueci de mencionar essa parte do risco que certas decorações impõem a pessoas que participam da missa, bem lembrado! e também disso de muitas pessoas só pisarem na igreja quando querem casar. Isso pra mim é triste porque né, é o sacramento que importa!
    Ah isso me lembra um acidente com uma idosa causado por pétalas jogadas no chão. A paróquia foi processada e teve de pagar uma alta indenização. Por isso quis o debate, pra ajudar as pessoas a entenderem certas regras antes de criticar.


    Parabéns por buscar o sacramento dessa forma! Quem dera todo mundo fosse assim! Que Deus abençoe seu matrimônio!
    • Responder
  • Luana
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal seu debate!!! Eu tambem já trabalhei num escritório paroquial, por 4 anos e sei como é. Mas uma coisa que eu acho que atrapalha muito São as noivas que vão atrás do casamento na igreja católica por beleza, como vc disse pela pompa, e não pelo sacramento que deveria ser o principal!! Estou nos preparativos do meu casamento e estou procurando o que for mais simples, pq a Igreja que eu vou me casar é linda!!! Nosso pároco já cortou muita coisa de decoração, pois um dia, durante a missa que seria antes do casamento (a missa acaba as 20h 20h15 e o casamento começa as 20h30), uma pessoa tropeçou num vaso gigante que estava no corredor da igreja e que além de ter quebrado o vaso, molhou o tapete. Além disso tem o risco de machucar alguém principalmente idosos ou crianças que São mais frágeis)
    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Setembro 2023 Espírito Santo
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O debate foi esclarecedor! Até concordo com a maioria das regras. Ainda bem que estão procurando melhorar sempre né.
    • Responder
  • M
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vdd!! Mas tá certo ue, tem q seguir as regras da igj 😀
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como eu disse, as taxas dá Igreja católica se devem a burocracia. Não fosse isso acredito que não haveria problema. Mas como mencionei, ja tive notícia de que estão trabalhando pra ver o que é possível fazer. 😋
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Rafaela, como falei o que barra as noivinhas católicas de casar assim é a questão do registro. Mas é contornável como mencionei. De qualquer forma a Igreja católica está trabalhando para resolver o assunto.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse era meu objetivo Gabriela! As vezes vejo noivas tristes e revoltadas e me vejo na situação delas quando não entendia algumas coisas. Como diz minha mãe, entes de criticarmos qualquer coisa temos que entender a origem desse coisas. Isso eu aplico a tudo na minha vida! Por isso pensei: se eu conheco, porque não dividir isso? Muitas coisas (como a dos fornecedores ) eu nao concordo, mas conhecer o motivo me fez entender. Que bom que pude ajudar!
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até entendo que tem uma porção de regras, apesar que antes não sabia o motivo, e por isso esse debate foi bem esclarecedor.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas