Em primeiro lugar: PARE, simplesmente PARE de dizer que assessoria decide as coisas por você!
Da onde tiraram isso, pelo amor de Nossa Senhora da Bicicleta? Parece a brincadeira do telefone sem fio, que uma fala uma coisa, aí a pessoa seguinte altera um pouco e a seguinte altera mais um pouco, e quando chega na ouvinte final não tem nada a ver com a história original.
Já cansei de dizer por aqui que meu primeiro contrato foi assessoria. Sim, assessoria "completa", porque "assessoria parcial" se chama cerimonial.
Parte do meu contrato, pra entenderem a diferença:
Eu não contratei um profissional qualquer e também não foi pelo valor. Cheguei até ele sem querer, quando na verdade eu procurava um espaço para o meu casamento. Mas como não sou tão maluca assim de contratar alguém à distância sem conhecer NADA (moro no exterior, pra quem não sabe), elaborei uma lista com váaarias perguntas para ele, inclusive se trabalhava com descontos ou comissão. Todas foram respondidas, fiquei feliz com as respostas, pesquisei a reputação, fiquei mais feliz ainda com a reputação e bati o martelo. Meus pais assinaram o contrato pra mim, enviei minhas inspirações, orçamento e solicitações especiais (buffet vegano, por exemplo).
Quando finalmente chegou a hora de nos conhecer, ele separou uma semana inteira para mim. Todos os dias eu ia com minha mãe até o escritório e ele nos levava no próprio carro para conhecer os fornecedores. Ele sempre me deixou à vontade para sugerir fornecedores, o que obviamente eu não fiz, já que falta de conhecimento foi o principal motivo de ter procurado esse serviço.
Contratando fornecedores:
Local: eu queria um espaço com área verde e então ele me levou a uns 4-5 lugares diferentes e me falou um pouco sobre cada. Escolhi meu espaço, ele pechinchou e ganhei um desconto de R$1500.
Buffet: tinha que ser comida vegana. Ele me disse que tinha um em mente e me levou lá. Eu gostei tanto que nem quis conhecer outros. Amei de verdade e até hoje é a parte que me deixa mais feliz. Não teve desconto no valor por pessoa, mas o chef não me cobrou a taxa de perda/quebra (5%). Ou seja, economia de R$750. Além disso, ele foi super compreensivo com o atraso da segunda parte do pagamento, que eu acabei esquecendo e meu assessor me lembrou.
Foto e filmagem: estavam no topo da minha lista de prioridades, juntamente com o buffet. Ele me apresentou um profissional que não gostei (pela atitude, não pelo trabalho). No dia seguinte convidou um fotógrafo e um cinegrafista de empresas diferentes para uma reunião no escritório dele. Amei os dois! Eles trabalham exatamente como eu quero: invisíveis. Eu detesto profissionais andando na frente dos convidados na cerimônia e tirando a concentração. Também deram descontos, mas não lembro de quanto.
Cabelo e maquiagem: ele me falou de bons maquiadores com preços variados, falei o quanto eu estava disposta a gastar com esse item, ele me apresentou 2 e eu fechei com a segunda, com um desconto de R$500 depois de ele muito pechinchar.
Banda para a festa: meu assessor perguntou se eu queria banda. Nunca tinha pensado nisso antes, mas fiquei interessada. Ele perguntou nosso estilo musical, falei que gostávamos mais de rock e ele recomendou uma banda de BH. Tivemos desconto de R$1000. Essa foi a parte que mais deixou meu marido empolgado, porque ele tinha uma banda de rock quando era mais novo e é provável que ele toque junto uma música na festa.
Som e iluminação: ele me levou a 2 profissionais e eu gostei mais do segundo, até porque ele já tinha DJs parceiros pra facilitar. Desconto de R$200 (DJ à parte).
Decoração: gente, esse foi o único item que saiu totalmente do planejado, porque eu não tinha noção do preço de uma decoração de luxo. Fechei com meu assessor mesmo, que é mais conhecido pela decoração. Na verdade, cheguei a ele através da decoração. Enfim... ele me deu um desconto de R$2 mil por ter fechado assessoria com ele, mas eu poderia ter fechado com outra pessoa se quisesse (como outras fazem) e ele não teria sido menos profissional por isso.
Orquestra: mais um fornecedor que eu gostei de cara e não quis conhecer outros. Meu assessor teve que sair por um momento durante a reunião, e, quando voltou, quase caiu pra trás quando perguntou o valor, mas é que ele não sabia que eu tinha acrescentado outros músicos. Mesmo assim ele pechinchou e conseguiu um desconto de R$530.
Aplicação de plotagem: encomendei a pista de dança pelo Elo7 e só depois avisei ao meu assessor. Ele me disse que teria que encontrar alguém para aplicar por eu ter comprado online, porque tem que ser um profissional para não estragar o piso e normalmente as próprias empresas de plotagem enviam esse profissional até o local. Como ele faz muitos eventos, me disse que pediu a aplicação da minha pista como brinde para uma outra fornecedora (que não tem nada a ver com meu casamento).
Hospedagem e salões: temos muitos convidados de fora (metade) e uma funcionária dele ficou responsável por fazer cotações de hotéis e salões de beleza próximos à cerimônia e me passou para colocar no site.
Jóias: eu acabei não alugando as jóias (já fiz um debate sobre isso), mas ele me levou a uma loja onde as noivas que gostam de luxo alugam. As jóias são de um designer famoso, mas eu não faço questão de usar jóia verdadeira. De qualquer forma, como meu assessor faria um evento com essa loja em alguns dias, eles me ofereceram um desconto de 20% parcelado ou 30% à vista por esse motivo.
Em todas as reuniões meu assessor leu os contratos e meu explicou pra que servia cada coisa e o que podia ser excluído sem problemas. Sem contar as inúmeras vezes que ele foi ou enviou um funcionário até a casa dos meus pais para buscar cheques ou levar contratos. Ele me enviou também uma planilha super detalhada com os gastos do casamento.
Há quem diga que assessores têm parceiros. Sim, é verdade, afinal, eles têm uma reputação para preservar e não vão recomendar um fornecedor qualquer que preste um serviço ruim e destrua essa reputação. Mas não é uma panelinha. Eu sigo quase todos os meus fornecedores e vejo que eles trabalham com vários outros fornecedores diferentes, não apenas os que eu fui recomendada.
Também há quem diga que assessoria não é necessária, que dá para fazer tudo sozinha. Beleza, respeito a opinião. Mas não é bom falar que é desnecessária se você não contratou. Quem contratou normalmente dá graças a Deus por isso.
Eu estou bastante feliz e satisfeita com a qualidade de todos os profissionais que EU escolhi com a ajuda do meu assessor. Só não recomendo para as pessoas que querem um casamento bem simples e pequeno, com muitas coisas ganhadas, porque aí realmente talvez não compense.
Mas eu tenho a paz de espírito de saber que a equipe dele está cuidando e vai cuidar para que meu dia seja perfeito e sem stress.
Por falar em equipe, no dia do casamento serão ele + 3 auxiliares fazendo a parte do cerimonial.
Enquanto eu escrevia esse debate, falei com ele sobre os detalhes que faltam pra resolver nesses 33 dias restantes: monitora infantil para aproximadamente 10 crianças, outro teste de maquiagem e encontrar outra fornecedora para a maquete, porque a que tínhamos decidido acabou aumentando MUITO o preço por ter ficado famosa.
Pra finalizar: com certeza há maus profissionais, como em qualquer área, mas tenho certeza que são minoria. É só pesquisar bem a reputação e enviar um questionário com todas as suas dúvidas antes de contratar.
Boa organização!
Beijos