Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

K
Noiva Master Junho 2017 Goiás

Assessoria "completa" e fornecedores- minha experiência com contratos - #textão

Kenia, dia 22 de Maio de 2017 às 12:59 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 50

Em primeiro lugar: PARE, simplesmente PARE de dizer que assessoria decide as coisas por você!

giphy.gif?response_id=5922e71ea29ff22912

Da onde tiraram isso, pelo amor de Nossa Senhora da Bicicleta? Parece a brincadeira do telefone sem fio, que uma fala uma coisa, aí a pessoa seguinte altera um pouco e a seguinte altera mais um pouco, e quando chega na ouvinte final não tem nada a ver com a história original.

Já cansei de dizer por aqui que meu primeiro contrato foi assessoria. Sim, assessoria "completa", porque "assessoria parcial" se chama cerimonial.

Parte do meu contrato, pra entenderem a diferença:

Assessoria

Eu não contratei um profissional qualquer e também não foi pelo valor. Cheguei até ele sem querer, quando na verdade eu procurava um espaço para o meu casamento. Mas como não sou tão maluca assim de contratar alguém à distância sem conhecer NADA (moro no exterior, pra quem não sabe), elaborei uma lista com váaarias perguntas para ele, inclusive se trabalhava com descontos ou comissão. Todas foram respondidas, fiquei feliz com as respostas, pesquisei a reputação, fiquei mais feliz ainda com a reputação e bati o martelo. Meus pais assinaram o contrato pra mim, enviei minhas inspirações, orçamento e solicitações especiais (buffet vegano, por exemplo).

Quando finalmente chegou a hora de nos conhecer, ele separou uma semana inteira para mim. Todos os dias eu ia com minha mãe até o escritório e ele nos levava no próprio carro para conhecer os fornecedores. Ele sempre me deixou à vontade para sugerir fornecedores, o que obviamente eu não fiz, já que falta de conhecimento foi o principal motivo de ter procurado esse serviço.

Contratando fornecedores:

Local: eu queria um espaço com área verde e então ele me levou a uns 4-5 lugares diferentes e me falou um pouco sobre cada. Escolhi meu espaço, ele pechinchou e ganhei um desconto de R$1500.

Buffet: tinha que ser comida vegana. Ele me disse que tinha um em mente e me levou lá. Eu gostei tanto que nem quis conhecer outros. Amei de verdade e até hoje é a parte que me deixa mais feliz. Não teve desconto no valor por pessoa, mas o chef não me cobrou a taxa de perda/quebra (5%). Ou seja, economia de R$750. Além disso, ele foi super compreensivo com o atraso da segunda parte do pagamento, que eu acabei esquecendo e meu assessor me lembrou.

Foto e filmagem: estavam no topo da minha lista de prioridades, juntamente com o buffet. Ele me apresentou um profissional que não gostei (pela atitude, não pelo trabalho). No dia seguinte convidou um fotógrafo e um cinegrafista de empresas diferentes para uma reunião no escritório dele. Amei os dois! Eles trabalham exatamente como eu quero: invisíveis. Eu detesto profissionais andando na frente dos convidados na cerimônia e tirando a concentração. Também deram descontos, mas não lembro de quanto.

Cabelo e maquiagem: ele me falou de bons maquiadores com preços variados, falei o quanto eu estava disposta a gastar com esse item, ele me apresentou 2 e eu fechei com a segunda, com um desconto de R$500 depois de ele muito pechinchar.

Banda para a festa: meu assessor perguntou se eu queria banda. Nunca tinha pensado nisso antes, mas fiquei interessada. Ele perguntou nosso estilo musical, falei que gostávamos mais de rock e ele recomendou uma banda de BH. Tivemos desconto de R$1000. Essa foi a parte que mais deixou meu marido empolgado, porque ele tinha uma banda de rock quando era mais novo e é provável que ele toque junto uma música na festa.

funny-gif-rock-band-crazy-dancing.gif

Som e iluminação: ele me levou a 2 profissionais e eu gostei mais do segundo, até porque ele já tinha DJs parceiros pra facilitar. Desconto de R$200 (DJ à parte).

Decoração: gente, esse foi o único item que saiu totalmente do planejado, porque eu não tinha noção do preço de uma decoração de luxo. Fechei com meu assessor mesmo, que é mais conhecido pela decoração. Na verdade, cheguei a ele através da decoração. Enfim... ele me deu um desconto de R$2 mil por ter fechado assessoria com ele, mas eu poderia ter fechado com outra pessoa se quisesse (como outras fazem) e ele não teria sido menos profissional por isso.

Orquestra: mais um fornecedor que eu gostei de cara e não quis conhecer outros. Meu assessor teve que sair por um momento durante a reunião, e, quando voltou, quase caiu pra trás quando perguntou o valor, mas é que ele não sabia que eu tinha acrescentado outros músicos. Smiley laugh Mesmo assim ele pechinchou e conseguiu um desconto de R$530.

Aplicação de plotagem: encomendei a pista de dança pelo Elo7 e só depois avisei ao meu assessor. Ele me disse que teria que encontrar alguém para aplicar por eu ter comprado online, porque tem que ser um profissional para não estragar o piso e normalmente as próprias empresas de plotagem enviam esse profissional até o local. Como ele faz muitos eventos, me disse que pediu a aplicação da minha pista como brinde para uma outra fornecedora (que não tem nada a ver com meu casamento).

Hospedagem e salões: temos muitos convidados de fora (metade) e uma funcionária dele ficou responsável por fazer cotações de hotéis e salões de beleza próximos à cerimônia e me passou para colocar no site.

Jóias: eu acabei não alugando as jóias (já fiz um debate sobre isso), mas ele me levou a uma loja onde as noivas que gostam de luxo alugam. As jóias são de um designer famoso, mas eu não faço questão de usar jóia verdadeira. De qualquer forma, como meu assessor faria um evento com essa loja em alguns dias, eles me ofereceram um desconto de 20% parcelado ou 30% à vista por esse motivo.

Em todas as reuniões meu assessor leu os contratos e meu explicou pra que servia cada coisa e o que podia ser excluído sem problemas. Sem contar as inúmeras vezes que ele foi ou enviou um funcionário até a casa dos meus pais para buscar cheques ou levar contratos. Ele me enviou também uma planilha super detalhada com os gastos do casamento.

Há quem diga que assessores têm parceiros. Sim, é verdade, afinal, eles têm uma reputação para preservar e não vão recomendar um fornecedor qualquer que preste um serviço ruim e destrua essa reputação. Mas não é uma panelinha. Eu sigo quase todos os meus fornecedores e vejo que eles trabalham com vários outros fornecedores diferentes, não apenas os que eu fui recomendada.

Também há quem diga que assessoria não é necessária, que dá para fazer tudo sozinha. Beleza, respeito a opinião. Mas não é bom falar que é desnecessária se você não contratou. Quem contratou normalmente dá graças a Deus por isso.

Eu estou bastante feliz e satisfeita com a qualidade de todos os profissionais que EU escolhi com a ajuda do meu assessor. Só não recomendo para as pessoas que querem um casamento bem simples e pequeno, com muitas coisas ganhadas, porque aí realmente talvez não compense.

Mas eu tenho a paz de espírito de saber que a equipe dele está cuidando e vai cuidar para que meu dia seja perfeito e sem stress.

giphy.gif?response_id=5922f9838d59978511

Por falar em equipe, no dia do casamento serão ele + 3 auxiliares fazendo a parte do cerimonial.

Enquanto eu escrevia esse debate, falei com ele sobre os detalhes que faltam pra resolver nesses 33 dias restantes: monitora infantil para aproximadamente 10 crianças, outro teste de maquiagem e encontrar outra fornecedora para a maquete, porque a que tínhamos decidido acabou aumentando MUITO o preço por ter ficado famosa.

Pra finalizar: com certeza há maus profissionais, como em qualquer área, mas tenho certeza que são minoria. É só pesquisar bem a reputação e enviar um questionário com todas as suas dúvidas antes de contratar.

Boa organização!

Beijos

50 Respostas

Última atividade por Débora, dia 6 de Abril de 2024 às 13:45
  • Débora
    Noiva Novata Março 2024 São Paulo Estado
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que assessoria vale muito a pena, mas, precisa pesquisar bem antes e dar um pouco de "sorte" também. Me casei mês passado, contratei minha assessoria baseada em feedbacks positivos que eu li, por ela ter sido pontual nas reuniões e super prestativa, se mostrou uma pessoa de personalidade que fazia as coisas darem certo, mas um tempo depois que a contratamos, algumas coisas mudaram, principalmente quando comecei a tomar a iniciativa de algumas coisas, eu não era o tipo de noiva que mandava mensagem todo dia, ou ansiosa perguntando qual era o próximo passo, simplesmente como tinha o app do casamento se a assessoria não tomava a iniciativa de me orientar, eu ia atrás, como já tinha fechado uns 03 fornecedores antes de fechar com ela, eu já estava recebendo indicações de fornecedores de outras áreas, enfim, isso parece que gerou um grande um incômodo para elas (talvez por estarem mais acostumadas com noivas que depende de assessoria para fazer qualquer coisa e ficam indo atrás da assessoria) pois no dia do casamento, o serviço da assessoria ficou muito aquém, não cuidaram de alguns detalhes simples que pedimos, e não precisava muito para a assessoria ter sido perfeita, pois era uma festa com 85 convidados (com uma equipe de 6 na assessoria) e tudo fluiu dentro do horário, nenhum atraso de noivos ou padrinhos, mas deixaram a desejar. Para nossa sorte os demais fornecedores foram expecionais, o dj então foi muito além, foi dj/assessor/fotógrafo sem palavras, e graças a Deus foi uma festa perfeita. É uma pena pois tinhamos depositado uma expectativa que seria uma assessoria perfeita. Tanto em contrato, como nas reuniões iniciais, foi falado sobre o relatório, feedback pós festa, e passou dias após o casamento não recebemos se quer uma mensagem, quando cobrei, me informaram "deu tudo certo não precisa de relatório", realmente deu tudo certo, mas muito triste você contratar um serviço, pagar a vista, e não receber tudo que foi prometido.
    • Responder
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei esse debate! Penso exatamente igual sobre a importância da assessoria completa. Não é gasto, é investimento.
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Março 2019 Rio de Janeiro
    Abigail ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns Linda;

Trabalho com isso e sei o quanto tem gente que, por não entender do que se trata de fato, acaba não contratando e não valorizando o nosso trabalho - antes de conhecer. E algumas por pensar saber do que se trata contrata apenas uma equipe cerimonial apenas para o dia do evento, e mesmo ajudando não é o recomendável.

Com toda certeza há os que não levam a serio o trabalho e deixam a desejar... Mas graças a pessoas como você mantemos nossa profissão e nossos clientes são sempre gratos.

Muito bom. Sucesso!

• Responder
  • Gabriela Martins
    Noiva Principiante Julho 2019 Distrito Federal
    Gabriela Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kênia, você poderia colocar as perguntas que você mandou para ele? Obrigada.

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por dividir sua experiência noivinha!

Primeira coisa que contratei foi a a acessoria completa e estou super tranquila e amando tudo.

Beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Noivinha por dividir com a gente,amei o textão!

• Responder
  • Vitória
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi me tira uma duvida? qual foi a empresa de Assessoria

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Cerimonial é essencial pra não se estressar no dia!

• Responder
  • Isabelli
    Noiva VIP Junho 2018 Espírito Santo
    Isabelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kenia, adorei o seu debate... muito bom para as meninas que estão em dúvidas

eu não penso em ter assessoria, apesar de não morar no mesmo lugar da festa, tenho muitas pessoas envolvidas em festas, então já tenho em mente meus fornecedores...

Mas vou contratar uma assessoria para o último mês, pra ficar responsável de contactar os fornecedores e me deixar menos preocupada, hehe...

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Setembro 2018 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que feliz! que você tenha um dia maravilhoso! Muito amor e felicidades pra vocês!

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que pude ajudar. É a melhor coisa da vida, Priscila. Faltam exatamente 30 dias agora e estou super tranquila, mesmo ainda faltando coisas pra resolver, porque meu assessor está correndo atrás pra mim.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Setembro 2018 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kenia, minha linda, muito obrigada por esse holofote! haha. Importante demais ler tudo isso. Estava super em dúvida em contratar uma assessoria, mas percebi que não conseguirei fazer tudo sozinha. Todas as minhas possíveis ajudas estão em outras cidades: mãe, sogra, amigas e o noivo. Por mais que eu sinta que tenho tempo, tenho certeza que não consigo fazer tudo sozinha, trabalhar, estudar e finalizar TCC kkkk.

Obrigada demais pela super dica! Quero me sentir tranquila assim no meu dia C!

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade. bjus

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Angélica! Eu já acho importantíssimo pra qualquer pessoa... pra quem mora fora então, é obrigatório. rsrs

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, parabéns pela escolha do assessor, acredito que por morar fora e trabalhar você precisasse de um, fora que seu casamento vai ser dos deus né? Obrigada pelas dicas e boa sorte. bjus

• Responder
  • Mayara
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Não abro mão disso. Imagina Espero há 27 anos pra casar. Tirar essa experiência de procurar fornecedor, visitar e escolher cada detalhe pra mim seria o fim. Tem estresse ? Tem, mas eu adoro tbm!
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Alexandra. Eu acho importante compartilhar nossas experiências pra ajudar as meninas que são enganadas. Pra mim é agir de má fé quando você dá uma informação errada sobre algo que não conhece direito. Nós que contratamos sabemos que temos toda a liberdade do mundo para escolher fornecedores.

É lindo dizer que organizar o casamento é um sonho, que é ótimo pesquisar fornecedores, que é um momento mágico e etc... ALGUMAS poucas pessoas podem ter facilidade pra lidar com isso sozinhas, mas vejo muitas aqui à beira de um colapso mental por conta da organização do casamento e todo dia tem alguém desabafando sobre isso. É hipocrisia dizer que não é estressante.

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Fernanda!

É verdade. Como assessores têm uma preocupação com a própria reputação, eles não vão recomendar alguém que esteja à beira da falência. Que seja lindo pra você também! Beijos

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que pude ajudar, Lidia. Assessoria tira um grande peso das nossas costas. Beijos

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou, Ana Maria. Se a maioria das noivas não tem noção do trabalho que dá antes de começar a organizar, imagina os noivos? Smiley laugh

O meu felizmente nunca achou desnecessário e que bom que o seu também não. rs

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate, até porque a sua experiência foi bem parecida com a minha! O primeiro contrato que eu fechei foi o de assessoria completa também e olha, foi a MELHOR coisa que eu fiz na vida, porque preciso confessar, eu achava que era super entendida de casamentos até começar a ver o meu com a minha assessora. Tudo o que você disse é verdade, eles realmente tem parceiros e preferem trabalhar com eles, pela reputação, pela confiança, pela experiência e tudo mais, mas eu também em nenhum momento fui obrigada a fechar com ninguém só porque eram parceiros da minha assessora, sempre tive muita liberdade de conhecer outras opções e escolher a que mais tinha a ver comigo, meu casamento está ficando a minha cara e tenho conseguido ótimos descontos!!! Até agora TUDO eu fechei com descontos bem expressivos. Eu acho que esse é um serviço essencial, porém, não é um serviço barato e infelizmente não cabe dentro do orçamento de muitas noivinhas. Eu gostaria muito que todas pudessem contar com esse tipo de serviço em seus casamentos, porque é muito bom! Acho que aquelas que não podem arcar com a assessoria, deveriam pelo menos tentar o cerimonial, para ficarem mais tranquilas no dia. Não acho que seja um serviço dispensável não!!!
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei seu debate! Confesso que acho muito importante a contratação de assessoria e cerimonial! Pois do jeito que o mercado anda com tanta enrolação, ter uma pessoa te passando confiança com os fornecedores que são seus parceiros se tornou essencial na minha opinião. Bom que seu dia seja lindo como sonhou noivinha! Bjs Smiley flower
    • Responder
  • Lidia
    Noiva VIP outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate, tava super na dúvida quanto a isso se contratava parcial ou total e foi um divisor de águas pra mim o debate noivinha! Muito obrigada
    • Responder
  • Bruna Rocha
    Super Noiva Janeiro 2018 Paraná
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E isso que mencionou sobre ser prazeroso é um fato importantíssimo, apesar de tantos estresses é tão bom sentir o casamento acontecer,eu estou amando, gosto dessa emoção.
    • Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!
    • Responder
  • Bruna Rocha
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O X da questão é justamente esse! Dá pra casar sem assessoria SIM. Vai de pessoa para pessoa.
    • Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E5 por isso que eu acho desnecessário. Mas, eu acho desnecessário no MEU caso, pode ser que pra fulana ou pra ciclano seja bom. Minhas irmãs casaram, não tiveram assessoria nem integral, nem parcial e na vdd nem do dia E elas sobreviveram. Foi td lindo e maravilhoso. Da pra fazer sem! Acho que não tem coisa mais gostosa do que pesquisar, visitar e fechar os contratos .
    O buffet que vou casar já deu a lista de todos os fornecedores mais requisitados da região então PRA MIM é desnecessário.
    É uma escolha, vai de acordo com a realidade e perfil de cada noiva. Basta respeitar e não achar que quem pensa que assessoria é desnecessário é um ET ou que seja um crime ter essa visão.

• Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei teu debate, Kenia.

Vejo até umas noivas falando que os noivos acham assessoria um contrato desnecessário, graças a Deus o meu trabalhou em assessoria e sabe o quanto o trabalho desses profissionais são importantes, menos um problema pra eu lidar rs

Obrigada pelas dicas todas, vou ficar esperta quando for contratar minha assessoria Smiley smile

• Responder
  • Bruna Rocha
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não discordo do que disse, é necessário,porém é possível fazer sem! O que muitas podem não entender é justamente achar que sem assessoria não é possível ter um casamento dos sonhos , e é possível sim. Trás paz , porém não é a garantia de paz. Eu não fecho contratos cegamente, meu dinheirinho não está se esvaindo pelas janelas, aplico com sabedoria e com as minhas vontades.
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não entendi a parte de despedaçar sonhos alheios. Em que momento eu fiz isso? Criei esse debate com o intuito desmistificar essa ideia de que assessor te força a fechar contratos com quem ele quer e também mostrar como pode ser benéfico, financeiramente falando, contratar assessoria. E é inegável a paz que uma assessoria gera.

Você falou que fecha contratos sem hesitar quando gosta, e eu disse que não vou jogar dinheiro pela janela só porque gostei, porque tenho meu assessor pra negociar pra mim e conseguir descontos.

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada! Evita muuuuito stress mesmo!

• Responder
  • Bruna Rocha
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiiii Não se trata de jogar dinheiro pela janela ou não, se trata de ser algo extremamente necessário que pode sim ser deixado de lado , mesmo que vc não vá ganhar tudo de amigos , pais ou padrinhos, mesmo que seja vc mesmo que vá correr atrás e pagar seu casamento. Inúmeras noivas aqui organizaram seus casamentos, fizeram N itens da decoração e tiveram um dia lindo. O que não podemos é chegar aqui e despedaçar o sonho de muitas , como que se um casamento não pudesse ser feito sem a contratação do profissional . Vejo muitas noivas aqui batalhando dia a dia para ter um casamento , vejo várias contando como organizou sozinha...sem falar que o app e a comunidade ajudam muito nisso. PS: quantos aos itens desnecessários tenho certeza que qse todas tem, tiveram ou terão,visto que o necessário para um casamento é apenas um casal que se ame , todo o resto é desnecessário partindo do pressuposto do real significado da palavra necessidade. É cada item desnecessário faz com que nós noivas passemos vários e vários dias das nossas vida planejando e sonhando com o grande dia.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe