Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo

Atestado de hipossuficiência ( pobreza)

Carolina, dia 24 de Julho de 2017 às 17:44 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18

Noivinhas achei essa matéria bem interessante, mais alguém na situação como eu? Sem condições nesse momento de arcar com as despesas do cartório! Alguém fará como eu? Ou conhece alguém que já fez?? Vou me casar no cartório da lapa..


O casamento é a oficialização da união entre duas pessoas, representa a sociedade conjugal entre o casal e é tido como uma realização de um desejo para muitas pessoas.

Quando se planeja uma cerimônia, logo surgem diversas dúvidas, começando por valores e documentação exigida.

O que muitos casais ainda não tem conhecimento é que, o Artigo 1.512 do Código Civil, pelas Leis nº 6.015/73 a 8.933/94, prevê a gratuidade deste registro.

A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união.

Para entrar com este pedido, o casal deverá preencher e entregar uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza), normalmente disposta no próprio Cartório de Registro Civil.

Esta declaração será preenchida e assinada, tendo conhecimento que a falsidade das informações ou condições financeiras ensejará responsabilidade civil e criminal aos interessados.

O Cartório de Registro Civil não pode, em tempo nenhum, dificultar a realização do casamento com gratuidade, tampouco exigir a apresentação da Carteira de Trabalho ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento.

Junto com a Declaração de Hipossuficiência, o casal deverá também estar munidos de alguns documentos para dar entrada ao processo do casamento, no Cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um dos noivos.

Normalmente, são requeridos os seguintes documentos:

Para noivos brasileiros, solteiros e com mais de 18 anos é necessário:

  • Certidão de Nascimento Atualizada (segunda via da certidão);
  • Carteira de identidade (RG);
  • Duas testemunhas, parentes ou não, maiores de 18 anos e que conheçam os noivos e estejam dispostos a atestar que não há impedimentos ao casamento;
  • Comprovante de residência.

18 Respostas

Última atividade por Vivian, dia 10 de Janeiro de 2020 às 04:13
  • V
    Noiva Novata Fevereiro 2018 Minas Gerais
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia,


    Aqui em Bh pediram até os 3 ultimos contracheques dos noivos.. Você conseguiu?

    • Responder
  • Gisele
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu assinei também , deu tudo certo , escolhi a data que eu queria
    • Responder
  • T
    São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Carolina.

    Obrigada por compartilhar estas informações!

    E seja bem-vinda na comunidade! Smiley heart

    Te deixo um guia para você começar a entender como funciona tudo por aqui!

    Guia para noivas novatas: como usar a comunidade

    Aqui tem um debate de uma noivinha pra ajudar quem tá chegando:

    Dicas para os novatos Smiley smile

    E aqui um checklist para te ajudar na organização:

    Checklist para organizar um casamento

    Estou aqui sempre que precisar. Smiley winking

    Beijos.

    • Responder
  • Beth
    Noiva Principiante outubro 2017 Minas Gerais
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinhas... é importante ressaltar que não é para apenas quem é "pobre" que tem direito a ter um casamento gratuito.Se vc acha qur o valor vai pesar no seu orcamento mensal vc ja tem direito da gratuidade da uniao!Estou tentando economizar em td que posso e também estou olhando para ver se economizo no cartório...Sou de Betim Mg e aqui eles exigiram foram identidade e cpf, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de situação cadastral do CPF,e a declaração de isenção de imposto de renda dois dois(noivo e noiva)Levar os documentos e depois de 30 a 40 dias o cartório liga para ver se foi aprovado e marcam a data....Vou tentar pois economizar um valor de 400 reais é bem válido!!!! fora que pra nós que vamos mudar o sobrenome temos que trocar todos os documentos pessoais neh???Bjo noivinhas
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu noivo pedimos, infelizmente não conseguimos para a data que queríamos, vamos ter que casar sem a isenção no civil duas semanas depois de casarmos no religioso, semana que vem vamos no cartório para levarmos os documentos e dar entrada.

    • Responder
  • Helena
    Noiva Master Agosto 2018 Minas Gerais
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou pedir realmente nao tenho condiçoes rs

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso no interior de Sp e vou casar dessa forma, o dia que fui dar a entrada solicitei o atestado assinei e fim rs
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei aqui na minha cidade com" atestado de povreza" mas aqui na minha cidade funciona assim vc vai até o cartório preenche o formulário "atestado" e deixa la eles ligam para dizer que vc deve comparecer no cartório e levar os documentos. Dias depois 10 dias após eles retornam avisando a data e a hora do seu casamento a certidão sai iguazinha a de quem paga o casamento .Nesse caso vc não tem direito a cerimônia no Civil vc vai ao cartório apenas para assinar como se fosse um documento qualquer, e vc não tem direito de escolher a data de casamento , fotos são proibidas pq vc assine o papéis em local público onde a outras pessoas assinando outros documentos e a funcionário e para não haver exposição de niguem, já quando vc paga vc tem cerimônia com juiz e paz em uma sala reservada onde vc pode tirar quantas fotos quiser. Eu casei com atestado e não me arepedo não economise460$ só de cartório fora roupas fotógrafos entre outras coisinha kkj
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria de pedir mas na verdade seria uma "mentira" declarar q não tenho condições.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então estamos juntas RS! No momento vamos casar apenas no civil e vamos fazer um almoço para a família e amigos.
    • Responder
  • Karine
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carol, você é minha vizinha kkkk também vou casar na Lapa e estou na mesma situação que você e vou declarar a hipossuficiência, até porque o dinheiro que usaríamos para pagar o cartório podemos levar para gastar na lua de mel.
    • Responder
  • Cahevicttor
    Top das Noivas Junho 2017 São Paulo
    Cahevicttor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu caso foi apenas dizer mesmo, não posso pagar e pronto, assino o documento de não ter condições, sem ter que apresentar nada, nem mesmo a carteira de trabalho... e deu super certo.

    • Responder
  • Tati
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na minha cidade é 700 😱😱
    • Responder
  • Tati
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carolina ,olha eu até pensei que fossem pedir alguma coisa pra provar que não tem condição de pagar ,mas não pediram nada ,pra nenhum dos dois ,foi super fácil
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Absurdo mesmo! Onde pretendo casar e 394,00
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tati eu pretendo pedir também! Confesso que fiquei preocupada lendo na internet que o governo vai na receita federal enfim... Que se as informações forem falsas ou seja assinar e eles verem que temos condições somos processados criminalmente! Aí liguei no cartório da lapa onde vou me casar, a pessoa que me atendeu informou que não tem nada haver que não precisa comprovar nada ( tem cartório que pede carteira de trabalho e últimos 3 holerite) e que esse atestado é pra quem não tem condições naquele dia, se amanhã melhorar a situação eles não vão ver .. outra coisa né, será que eles verificqm a situação de cada um?
    • Responder
  • Tati
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pedi ,tá muito caroooo 😳
    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pretendo pedir, acho um absurdo os valores cobrados se a lei garante a isenção com essa declaração.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas