Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luara
Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado

Atualização da certidão de nascimento

Luara, dia 18 de Abril de 2022 às 16:44 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 19

Meninas, tudo bem?


Quem já fez ou está mais perto do casamento civil e pode me ajudar com uma dúvida?

Me informei com o cartório da minha cidade sobre os documentos pra dar entrada no casamento civil e eles pedem uma certidão de nascimento atualizada, certo?

Fui atrás e descobri onde fui registrada, me informei dos valores pra atualizar a certidão e tudo mais.... Mas ficou uma dúvida: eu já posso adiantar e atualizar o documento ou preciso esperar estar mais perto do casamento?


Vou passar perto do cartório na sexta-feira e já queria matar essa pendência (não é perto de onde moro hoje). Será que tá muito cedo? Vou dar entrada no casamento em julho.

19 Respostas

Última atividade por Audrey, dia 20 de Abril de 2022 às 23:47
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siim, total!

    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui em Caxias do Sul/RS, certidão de nascimento atualizada é com no máximo 60 dias de expedição e custa R$ 42,00 cada.

    • Responder
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, como as coisas são diferentes, né?

    Noivinha, o ideal é você se informar no seu cartório do prazo para solicitar a certidão.

    Aqui no ES você pode iniciar o processo do casamento de 30 a 90 dias antes da data, porém a certidão de nascimento deve estar atualizada até seis meses antes do casório, bem diferente do que as outras noivas estão passando no estado delas.

    • Responder
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá!

    Aqui no ES eles solicitam certidão atualizada nos últimos seis meses.

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina!! Tem que ver se no teu estado o valor do cartório é esse também e considerar que tem o frete. Mas eu coloquei na ponta do lápis e pra mim valia a pena 🥰
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uau! Metade do valor já ajuda bastante, obrigada pela info Smiley heart

    • Responder
  • Leticia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lari, você levou apenas a certidão ou levou algum outro documento para poder fazer essa atualização? E para marcar o casamento vocês tiveram que levar quais documentos a mais?

    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Junho 2022 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noiva, a atualização so é válida por 90 dias. Eu consegui atualizar a minha no dia que marquei o casamento, levou uns 30 min de atualização. E aqui na minha cidade foi 52,00

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Da para pedir on-line pelo site do Registro Civil também. Às vezes sai mais barato. No meu caso foi metade do valor do que o cartório cobrava para fazer essa solicitação
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Luara! Acho que as meninas já te deram ótimas respostas quanto ao prazo.


    A minha sugestão é que você faça com antecedência, dentro do prazo dos 90 dias, claro.
    No meu caso eu solicitei com dois meses, mas os cartórios erraram os nomes. Dai pra fazer de novo foi demorado. O que era pra levar uns 10 dias no máximo levou 30. Quase perdi o prazo.
    Outra sugestão que eu te dou é verificar quanto fica o valor para solicitar certidão na sua cidade. Na minha iria sair 75 reais cada uma. No site do registro civil saiu 35 reais cada (teve a taxa de frete, mas ainda assim compensou). O problema que eu tive foi pura falta de atenção dos cartórios, sem relação com o serviço prestado no site do registro civil.
    E, quando for marcar o casamento, não esquece de levar as testemunhas 😅 eu perguntei isso pro cartório e entendi que elas eram necessárias só no dia do casamento. Quando cheguei pra dar início ao processo de habilitação tive que catar testemunha na fila 😂😂
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem que ser com menos de 90 dias.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, não havia pensado que poderia pedir no mesmo cartório caso tenha sido registrado em outra cidade. Meu noivo é registrado em Uruguaiana, mas mora atualmente em Santa Maria. Nem passou por minha cabeça que ele não precisaria ir até lá.

    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva Junho 2022 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Laura! A certidão precisa estar atualizada, então tem q ter menos de 90 dias qdo vc for dar a entrada no casamento no cartório. Então cuidado pra não pedir muito antes e depois ter q pedir de novo...

    • Responder
  • Luara
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Valeu pelas dicas, meninas! Vou fazer a atualização só em julho então Smiley laugh

    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Esperta Julho 2022 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha... precisa ser atualizada no máximo 90 dias antes do casamento. Antes disso não adianta. Vai gastar e precisar tirar de novo
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Laura, as meninas já falaram aí. No meu caso não me pediram atualização, mas uma dica, já que o cartório é distante: veja se eles tem sistema online. Depois de casada eu atualizei por outro motivo e fiz tudo online por um site oficial que é nacional e recebi em casa.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Luara, fiz esse processo semana passada e a certidão atualizada precisa ter 90 dias de antecedência do casamenteiro, mais que isso não é aceito. Eu solicitei a minha e retirei no mesmo dia, paguei uma taxa de 38 reais, meu noivo foi até o cartório que ele foi registado e também pegou a dele e pagou o mesmo valor. Os cartórios não aceitam aquela certidão de nascimento que fica com a gente, tem que ser a atualizada mesmo.
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii

    a certidao só vale por 90 dias, entao melhor deixar pra pedir mais perto!!

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Luara. A certidão precisa ter data de até 90 dias da data do casamento, senão é inválida.

    Fiz a atualização da minha e do meu noivo semana passada e é um processo bem simples. Eu fiz no próprio cartório onde fui registrada e ficou pronta no mesmo dia, levei minha certidão original e paguei uma taxa de uns 45 reais mais ou menos. Meu noivo nasceu no Paraná e solicitamos a dele no mesmo cartório que a minha e a diferença é q ele pagou uma taxa maior, uns 85 reais pra atualizar a dele e o prazo para retirar é de 5 dias úteis. Então se vc tiver algum cartório mais próximo, pode solicitar lá tbm, mas sempre dentro dos 90 dias.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas