Hello hello noivinhas e noivinhos!
Tudo bem com vocês? Eu espero muuuito que sim!
Vamos falar de Casamento Civil?
Agora eu realmente comecei a pensar no meu casamento no civil, eu estava tão preocupada com o religioso, e mesmo sabendo que ainda faltam 8 meses pro meu casamento eu percebi que precisava começar a me organizar pro civil!
Fui pesquisar a documentação exigida pelos cartórios da minha região e... Segue a lista de documentos (da minha região ok?):
SOLTEIROS:
1- Documento pessoal original com foto (IDENTIDADE ou CNH ou CTPS – Carteira de Trabalho, emitida a partir de 1 de janeiro de 2010 ou PASSAPORTE); - vou ter que usar a CTPS pois não quero atualizar a carteira de identidade, que vence agora esse mês os 10 anos! Sendo que vou ter que trocar tudo depois de casar, para que atualizar agora?
2- CPF;
3- Comprovante de residência atual (em nome dos noivos ou de seus pais, caso contrário será exigido cópia do contrato de locação ou declaração de residência do proprietário do imóvel com reconhecimento de firma por autenticidade);
4- Certidão de NASCIMENTO original (o documento não poderá conter emendas, rasgos, rasuras ou estar em mau estado de conservação. Caso haja dúvida sobre o estado civil ou a autenticidade do documento, poderá ser solicitada 2ª via atualizada da certidão);
5- Cópia simples de documento de identificação e comprovante de residência atual dos PAIS, se forem conhecidos (poderá ser apresentado cópia da identidade, CNH, CTPS, certidão de casamento/separação/divórcio ou certidão de óbito, se for o caso).
Até ai tudo bem , certo?
Quando no item 4 fala "poderá ser solicitada 2ª via atualizada da certidão" minha sofrência por antecipação já começa a bater kk
Sou natural de Toledo -PR e moro em Joinville- SC mas eu que não iria até toledo, gastar passagem pra atualizar a bendita! Que por sinal tem validade de 6 meses ta? (depois de atualizada). Pensei de pedir aos meus parentes que moram la, e quando vierem pra cá, me trazerem, mas ai eu teria que assinar procuração e não rolou.
Solução encontrada:
Solicitar 2ª via num cartório aqui da região. Porque não pensei nisso antes , gente? Noiva se preocupa com tanta coisa que só por Jesus rs
Mas ai vem a facada : R$ 75,86! Chega em 5 dias e preciso protocolar pessoalmente .
Mas quase R$80,00 só por uma certidão... ? Casar é um roubo minha gente!
Com tudo isso, MINHA DICA É: Chequem com bastante antecedência os documentos exigidos e necessários para poder correr atras com tranquilidade!
Ahh mais uma coisa, já escolheram qual será o Regime de Bens ?
Outra hora venho conversar com vocês sobre Regime que escolhemos, e compartilhar look do casamento no civil!
É isso ai minha gente! Beijos beijos e até mais