Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo

Atualização de estado civil nos documentos

Bruna, dia 18 de Abril de 2022 às 16:22 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7

Olá noivinhas e casadinhas, boa tarde!


Estou com uma dúvida, não irei alterar meu nome mas li na internet que ainda assim preciso alterar o ESTADO CIVIL nos documentos. Já procurei bastante mas não achei nada concreto. Alguém consegue me ajudar como funciona?

Meu maior medo é ter que atualizar meu passaporte, renovei a pouco com o visto americano e se tiver que tirar tudo de novo além da burocracia será um custo muito alto :


Obrigada Smiley smile

7 Respostas

Última atividade por Renata, dia 20 de Abril de 2022 às 20:31
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho a mesma dúvida: vou mudar de sobrenome, e preciso atualizar meu passaporte logo em seguida? Pois vou sair de lua de mel na semana seguinte e tenho medo de dar problema

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando fui ao cartório indicaram que eu vou precisar atualizar apenas a carteira de identidade. Então, vou esperar chegar mais perto do vencimento (dezembro) para fazer isso.



    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Bruna, pelo que eu sei, precisa sim trocar os documentos, mas não nessa urgência toda, acredito que você consegue usar o passaporte após a lua de mel.
    Sei que o que pode dar problema com a não troca do documento é mais em relação a saque do pis, seguro desemprego essas coisas.

    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu alterei completamente meu nome quando casei. Porém, para não dar problema na lua de mel, nem atualizei meu passaporte e outros docs. Até hoje ainda não atualizei meu passaporte 😅 Só os documentos, principalmente RG/CPF e o título de eleitor
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bruna, me casei há quase 1 ano e não tivemos alteração de sobrenomes por aqui.

    A alteração dos documentos é realizada para evitar a falsidade ideológica, duplicidade de dados, etc. Como seus documentos terão todos o mesmo nome, você pode utilizar a Certidão de Casamento como o comprovante da alteração de estado civil, sendo que você continua sendo exatamente a mesma pessoa (tendo mantido o mesmo nome).

    Os documentos emitidos quando você era solteira são considerados válidos, apenas seu estado civil foi alterado e a Certidão comprova essa alteração. Então, para ter mais segurança e tranquilidade, apresente a Certidão caso seja necessário confirmar seu estado civil. Até porque no RG, CPF, CTPS, passaporte, etc. não consta essa informação de estado civil, então você vai alterar o que exatamente? haha

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Bruna. Não sei sobre isso e realmente espero que não precise!

    Tbm acabei de renovar o passaporte e pra evitar "perder" ele, já q a validade é de 10 anos, eu renovei meu rg antes de casar, assim quando for viajar com o passaporte, viajarei com meu rg atualizado agora. No entanto se vc não mudar o seu nome, acredito que essa informação (solteiro/casado) não conste no passaporte.

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna! Eu alterei meu nome, então o processo foi diferente, mas soube por uma amiga que realmente tem isso mesmo agora! Tem que alterar o estado civil. Infelizmente não sei te dar mais informações tbm.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas