Quando decidimos casar sabíamos que não poderíamos arcar com os custos de um casamentão glamouroso (e na verdade nem é nosso estilo). Então precisamos fazer um mini wedding para 60 pessoas, e escolhemos onde gastar e onde ECONOMIZAR nosso rico dinheirinho.
Vou enumerar os itens e quanto economizamos em cada um:
1) CERIMÔNIA / RECEPÇÃO / BUFFET: nosso objetivo era casar na praia. Dentro todos os fornecedores que olhamos, escolhemos um que oferecia local para cerimônia e recepção, mesa posta básica (toalhas, guardanapos e louças brancas), comida e bebida por R$9.210. Outros orçamentos chegaram a R$ 18.000. Ou seja, economia de R$ 8.790.
2) DOCES: encomendamos 500 doces tradicionais, a R$ 400. Se fossem doces gourmet, gastaria R$ 800. Economia de R$ 400.
3) DJ: optamos por ter somente DJ para a cerimônia e festa. Existem vários profissionais disponíveis no mercado, e escolhemos um com boas indicações por R$1.500, mas chegamos a ter orçamentos de R$3.000. Economia de R$ 1.500.
4)Fotografia como lembrancinha para os convidados: Cabine de fotos R$ 1.500. Optamos por usar nossa câmera instantânea (Instax Mini) e vamos comprar os filmes para usar no dia - 60 fotos por R$360. Economia de R$ 1.140. Ah, a outra lembrancinha será palha italiana embrulhada com laço de fita.
5) Tenda transparente: dois orçamentos, um de R$ 750 e outro de R$ 1.500. Economia de R$ 750.
6)
Sousplat e porta guardanapos para as mesas: como eu mencionei, a mesa posta
oferecida pelo local é básica. Quis colocar sousplat e porta guardanapos de
crochê (acho que tem tudo a ver com praia). Se fosse comprar pronto na
internet, custaria cerca de 30 reais cada kit, ou seja 30 x 60 = R$1.800. Eu e
minha mãe compramos a linha no tom escolhido (azul serenity) em quantidade
suficiente para fazer 60 sousplat e 60 porta guardanapos em forma de flor, e
custou R$187, ou seja, 3,50 reais cada. Ela e uma madrinha estão
confeccionando!
Economia de R$ 1.613.
7) Caixas
para kit toalete: comprei caixinhas de MDF , tinta e fita para enfeitar e
custou R$ 85 para fazer 4 caixinhas, ou seja, 21,25 cada. Encontrei igual na
internet por 36 cada, ou seja, R$ 144.
Economia de R$ 59.
8) Carimbo do nosso monograma para personalizar cardápios e outras papelarias do casamento feitas por nós: comprei na Internet por R$53 (com o frete). Aqui na minha cidade custa R$ 60 e eu ainda teria que pagar para alguém fazer a arte - que eu não sei quanto mais custaria. Economia de R$ 7.
9) Arco
para a cerimônia: nossa idéia inicial era fazer um arco de folhagens. Orçamento
foi de R$450 + taxa de montagem = R$ 550, somente para o arco. Mudamos de idéia
e decidimos fazer um arco de renda branca. Comprei na internet 5 metros de
renda branca por 125 reais, levei na costureira fazer as barras (60 reais),
madeira para o arco (100 reais) e fitas para o caminho da noiva (65 reais).
Total de R$350.
Economia de R$ 200.
10) Bolo: nosso bolo será espatulado, com recheio de ameixas, damasco e nozes. Custaria pelo menos R$300, se fôssemos mandar fazer 6Kg de um bolo assim em uma boa padaria aqui. Mas minha mãe fará nosso bolo (ela faz ótimos bolos) e já disse que será um presente, então o custo foi zero! Economia de R$ 300.
11) Fotografia do casamento: recebemos orçamentos de R$1.500 a R$2.800. Economia de R$ 1.300.
12) Alianças: modelos de ouro custam cerca de 1200 reais o par. Optamos por um par de prata porque não somos mesmo tradicionais (rsrsrs) que custou R$ 162. Economia de R$ 1.038.
13) Vestido: quando decidimos que íamos casar na praia, fui dar uma pesquisada no modelo de vestido que eu gostaria de usar. Encontrei um modelo de saia longa branca e cropped de renda. Amei!! Vou mandar fazer a saia branca na costureira e minha mãe está fazendo o cropped todo de florzinhas brancas de crochê. Custo de aprox. 250 reais. Na internet, em sites de vestidos de noiva ditos 'baratos', algo semelhante sairia por R$1.250. Economia de R$ 1.000.
14) Flor branca para o cabelo: encontrei por no mínimo R$ 30 em sites especializados de noivas, mas paguei R$ 10 numa loja de acessórios na minha cidade. Economia de R$ 20.
15) Bouquet de pérolas: dei uma pesquisada na Internet e os preços variam muito, mas em média custa R$250. Comprei os materiais e uma madrinha fará meu buquê, custou R$ 67. Economia de R$ 183.
16) Cabelo e maquiagem: recebi orçamento de até R$1.800. Mas fechei com uma profissional que irá até a pousada onde será feito o casamento, para fazer meu cabelo e maquiagem, e pagarei R$ 730 (com teste do cabelo antes). Economia de R$ 1.070.
17) Carro de noiva: Se for antigo: de 300 a 1.000 reais. Se for limusine: 1.500 reais. Decidimos fazer o casamento pé na areia em uma pousada e esta escolha se deu também para ter a facilidade de estar já hospedado no local, e não precisar se locomover para chegar na cerimônia, nem na recepção. Mas, se precisássemos alugar um carro de noiva e deixando a opção de limusine para trás, gostaríamos cerca de 500 reais, que é a opção intermediária de preços para esse serviço. ECONOMIA de R$ 500.
18) Filmagem de casamento: preço a partir de 1.200 reais. Optamos por não fazer, até porque eu não sou fã... ECONOMIA de R$ 1.200
19) Cerimonialista: optamos por não ter, pois nosso casamento será um mini wedding bem descomplicado. Estava pesquisando e uma cerimonialista apenas para o dia do casamento custaria cerca de mil reais. Então: Economia de R$ 1.000
20) Optamos por não usar flores no casamento, apenas toques de folhagens verdes e suculentas (plantadas por nós mesmos em taças de vidro que eu já tinha). Economia de R$ 2.000.
21) Convites: como tem muita gente de outras cidades na lista, optamos por fazer somente convite on line (no Canva). Se fôssemos comprar, teriam que ser uns 30 convites - mesmo um modelo baratinho de 2 reais a unidade gerou uma economia de mais R$60.
22) Bolachas de madeira: Meu pai sabia que eu queria bolachas de madeira para fazer decoração de centro de mesa rústica para o casamento. Ele providenciou para mim, de graça, com um amigo. Uma bolacha de madeira grande assim custa em média 100 reais pelo que pesquisei na Internet. Economia de R$600
23) Acabei de descobrir com outras noivas que um celebrante custa a partir de 800 reais, podendo chega a mais de 2 mil. Sem saber, nós convidamos um amigo para ser nosso celebrante porque queríamos alguém que realmente nós conhecesse, e ele fala muito bem e super topou. Economia de pelo menos R$ 1000.
EM CONCLUSÃO: ECONOMIA TOTAL DE R$ 25.730,00