Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscila
Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo

Atualizar os documentos com nome de casada

Priscila, dia 31 de outubro de 2017 às 14:13 Publicado em São Paulo 0 28

Olá meus amores, como estão?

Hoje vamos falar sobre a atualização dos documentos, para as noivinhas ou recém casadas que assim como eu decidiram adicionar o sobrenome do marido ao nosso.

A atualização precisa ser feita o mais rápido possível para evitar problemas... Eu reuni algumas informações importantes que vi, como quais os principais documentos a serem atualizados:

Casar é mais que fazer festa e juntar as escovas de dente, é também atualizar documentos importantes de identificação. Mesmo que o casal decida não mudar o sobrenome, alguns documentos – como o próprio Registro Geral (RG) e o CPF – precisam ter o item ‘estado civil’ atualizado. Essa mudança deve ser feita logo depois do casamento, para evitar qualquer problema futuro de incoerência nos dados.

RG

Para atualizar o RG, é preciso solicitar uma segunda via do documento, basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos. Não se esqueça de levar a certidão de casamento, RG, foto 3x4 e comprovante de endereço.

- Atualizei meu RG mês passado e não foi preciso levar foto 3x4, eles tiraram na hora (más é bom verificar antes... não me recordo quanto paguei).

CPF

Com o RG, título de eleitor, certidão de casamento e o CPF em mãos, é possível atualizar o estado civil do CPF em diferentes locais: agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou mesmo no Banco do Brasil. O custo é de R$ 7.

- Para quem assim como eu não sabia, o CPF só é atualizado se o seu título já estiver com o nome de casado, por isso atualize o título antes de fazer o CPF.

Título de eleitor

Se a mudança do título de eleitor for apenas dos dados, e não do local de votação, basta levar o título de eleitor e a certidão de casamento, além do RG, certidão de nascimento, reservista ou carteira de trabalho. Leve também o comprovante de residência no município, que pode ter o seu próprio nome, dos seus pais ou do cônjuge. Correspondências particulares não serão aceitas. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a revisão do título é gratuita, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais. É necessário agendar.

- É super rápido gente, faz na hora.

Carteira de motorista (CNH)

Antes de correr mudar os dados da carteira nacional de habilitação (CNH) ou de motorista, o Detran-PR solicita que a pessoa altere primeiro o RG. Com o RG alterado e o CPF em mãos, basta ir ao órgão para o atendimento por ordem de chegada.

Passaporte

No caso da atualização de dados do passaporte, é preciso alterar todos os outros documentos de identificação primeiro – RG, CPF, CNH, além de levar a certidão de casamento. Depois, a Polícia Federal solicita que a pessoa preencha o requerimento da alteração pela internet. Em seguida, é feito o pagamento da taxa e depois de alguns dias, agenda a visita a sede da PF. Todos os documentos devem ser originais, não sendo necessário levar uma cópia e nem foto.

Carteira de trabalho

Sim, até a carteira de trabalho precisa de atualização cadastral. Para isso, leve sua carteira de trabalho e a certidão de casamento a qualquer uma das agências do Ministério Público do Trabalho da sua cidade. Não é preciso fazer agendamento prévio, mas o atendimento acontece até às 16h30 – fique atento ao horário. Também não há qualquer custo para essa alteração.

- Já agendei a minha pelo site do Poupatempo

Cadastros profissionais e instituições bancárias

Lembre-se de que cadastros e carteiras profissionais, como da OAB, CRM, CREA, entre outros, também precisam de atualização. Busque junto aos conselhos nacionais a mudança dos dados. Da mesma forma, não se esqueça de alterar as informações junto aos bancos que você tiver conta, e às seguradoras.

“A solicitação de alteração dos documentos é sempre posterior ao casamento. Não tem como alterar nenhum cadastro sem a certidão de casamento. Isso deve ser feito até o mês seguinte ao casamento, para que não corra o risco de se envolver em problemas de nomes diferentes nos documentos, que pode levar até uma ‘falsidade ideológica’” – Ricardo Augusto de Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

E então meus amores, já atualizaram seus documentos? Como foi?

28 Respostas

Última atividade por Yasmin, dia 23 de Julho de 2020 às 06:33
  • Yasmin
    Noiva Novata Agosto 2022 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi bom dia Renata, seu salário vc recebe normal o problema é quando vc sai da empresa porq as informações são tudo um só. Então o maior problema é quando vc sai da onde vc trabalha.
    • Responder
  • Yasmin
    Noiva Novata Agosto 2022 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi rs bom vc precisa atualizar com urgência pois agora todas as informações dos funcionários são pelo e-social e para que sua admissão de certo no sistema precisa q os mesmo sejam atualizados.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Junho 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma dúvida, eu me casei e mudei meu nome, queria saber o seguinte se eu tiver em um processo seletivo em uma empresa e ainda não tiver mudado meu nome nos documentos por causa da pandemia que está tendo corro o risco de perder esse serviço ? Pois o meu nome na carteira de trabalho está como solteira
    • Responder
  • Marcílio
    Noivo Novato Junho 2018
    Marcílio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa noite Larissa,eu também tive que fazer o titulo colocando o nome de casada, e eu tambem estava sem o original, pois eu tinha sido roubada, e não houve problemas nenhum.

Obs: to respondendo pela conta do meu esposo. kk

~ Kelly

• Responder
  • Larissa
    Noiva Novata outubro 2019 Rio de Janeiro
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite! Pra fazer a segunda via do título, precisa levar o original? Eu perdi! ..
    Principalmente porque casei recentemente
    • Responder
  • Paula
    Noiva Principiante Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, pois em alguns dos seus documentos constam o seu estado civil.

• Responder
  • Talita
    Noiva Ativa Maio 2021 Rio de Janeiro
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente, quanta coisa que precisa alterar!! o ruim é que a maioria dos documentos precisam ser pagos e o passaporte é um absurdo de caro.

• Responder
  • C
    Noiva Novata outubro 2019 Rio Grande do Sul
    Cristine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, vou casar e não vou trocar meu nome, ficarei com o mesmo sobrenome e não colocarei o do meu noivo, por opção , gostaria de saber se mesmo assim preciso fazer a troca do estado civil de solteira para casada nos meus documentos?
    • Responder
  • Rutii
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Rutii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que agendar para atualizar o titulo de eleitor ?

• Responder
  • Rutii
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Rutii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ooi tudo bem?

meu esposo precisa mudar algum desses documentos ?

• Responder
  • T
    Noiva Novata Janeiro 2017 Minas Gerais
    Talia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá,tudo bem?

bom,preciso saber se consigo fazer primeiro o CPF pra depois fazer o RGSmiley kiss

• Responder
  • Andreza
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Marcela... Você me ajudou muito com a resposta completa e objetiva Smiley love Smiley heart

• Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2019 Minas Gerais
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim... Já que terá que emitir nova identidade, já aproveita e atualiza seus dados nos demais documentos. Como vc não vai mudar sobrenome, acredito que não terá que pagar pelos demais documentos, só atualizar os dados mesmo. Procure se informar nas unidades de atendimento aí na sua cidade.

Felicidades noivinha!!!

• Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2019 Minas Gerais
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Andreza!
    Consegue sim.
    Meu marido é natural de SP (com todos os documentos de lá) e nos casamos aqui em BH. Procurei me informar no cartório e os documentos necessários são: Carteira de identidade (em bom estado de conservação e com foto que te identifique) e Certidão de nascimento emitida com no máximo 90 dias antes da entrada dos papéis. Daí a mãe dele conseguiu pegar a certidão do meu marido em sua cidade natal de SP e nos enviou pelos Correios. Alguns cartórios até fazem o envio pelos Correios também (cobram uma taxa para o Sedex).

Resumindo: vc deverá solicitar sua certidão de nascimento atualizada aí na Bahia antes de ir pra SP se casar. Só tenha cuidado pra não perder esse prazo de 90 dias senão o cartório não aceita e vcs não conseguirão dar entrada no casório.

Depois, com a Certidão de Casamento em mãos vc consegue atualizar todos os seus documentos lá em SP.
    Procure primeiro o instituto de identificação (RG), depois a Receita Federal (CPF), depois o Título de Eleitor etc... Para todos estes vc sempre deverá apresentar a certidão de casamento e um comprovante de endereço (pode ser no nome de seu marido).

Felicidades noivinha!!!

• Responder
  • Mirths
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não irei mudar meu sobrenome, será que preciso fazer tudo isso?

Pior que minha identidade tem mais de 10 anos e já terei que trocar para tirar o passaporte antes do casamento.

• Responder
  • Andreza
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivas, tudo bem?
    Sou da Bahia (documentos daqui) e o meu noivo é de São Paulo. Depois de casados iremos morar na cidade dele. A minha dúvida é: consigo casar em São Paulo com os documentos da Bahia? E depois de casada, consigo fazer novos documentos lá pra alterar o nome?

Me ajudem, por favor... 👐
    • Responder
  • Renata
    Noiva Novata Maio 2019
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Está sendo um saco. Imagina q vc tem q atualizar tudo. Tudo mesmo. Até na empresa onde trabalha senão nem salário tu recebe!
    • Responder
  • Miriã
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Miriã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Consigo atualizar o RG primeiro?
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Novata Junho 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi boa tarde, acabei de fazer transferência no documento do meu veículo, será que vai ter a necessidade de refazer um novo documento com o nome de casada?
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá noivinha, acredito eu que, se nenhum documento seu está com o nome de casada não tem problema, agora se o RG por exemplo estiver como o nome atualizado, vc teria que arrumar todos os outros. Vê se você encontra informações certinhas depois.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá noivinha, infelizmente não poderei te ajudar muito nesse ponto, pq eu não tenho CNH Smiley winking Mas se eu não me engano eles cobram uma taxa em torno de 50,00. Da uma olhadinha no site do Poupatempo. Smiley kiss

• Responder
  • Natália
    Noiva Curiosa Março 2019 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou me casar agora e estava já me preparando para passar o dia todo atualizando documentos, aí percebi que esqueci do título de eleitor! Smiley cry

Obrigada, noivinha! Ajudou muito! Smiley heart

• Responder
  • Lulu
    Noiva Constante Março 2020 São Paulo
    Lulu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso e logo em seguida pretendo viajar para a lua de mel, estamos planejando ir para o Chile, teria algum problema viajar antes de atualizar esses documentos?
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto é cobrado pra mudar o nome de solteira pra casada na CNH?
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2018 São Paulo
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá agradeço as dicas. Breves mas ao mesmo tempo bem claras! Acho interessante incluir o PIS, poucos lembram deste importante detalhe..

bjs

• Responder
  • Daniella
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom, Pri! Sempre penso nisso, em como vai ser a burocracia pra mudar tantos documentos. Obrigada pelas dicas 😘
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina Cássia Smiley catface Smiley heart
    • Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Priscila, obrigada por trazer essas dicas! As noivinhas sempre têm muitas dúvidas com relação a burocracia de casamento!

Beijos! Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe