Dependendo do horário, dia e época do ano em que seu casamento for realizado, o consumo de bebidas pode aumentar ou diminuir. Vale atenção a alguns detalhes e maneiras de evitar o desperdício, garantindo assim uma festa elegante, convidados bem servidos e um custo equilibrado. Em casamentos realizados pela manhã é possível servir um brunch - termo americano para um café da manhã junto ao almoço. O brunch é servido até o meio dia e acompanha bebidas sem álcool e coquetéis de frutas. Quando a opção é fazer um casamento com uma festa mais abrangente, com bebidas a vontade, um almoço é o ideal. Durante o dia as pessoas costumam beber menos. Se a preferência dos noivos é mesmo um casamento à noite, um jantar no domingo faz com que os convidados diminuam o consumo das bebidas por conta do dia seguinte. Seja qual for o dia e o horário, peça aos garçons para servirem as bebidas à medida que forem acabando, esta também é uma maneira de evitar o desperdício. Garrafas dispostas na mesa nem sempre são consumidas integralmente.
Na hora de escolher o tipo e a marca dos vinhos da festa, lembre-se de que eles devem combinar com o Buffet, para que realcem ainda mais o paladar dos convidados em relação ao gosto dos pratos, o clima, o horário, enfim, que se harmonize com o conjunto do evento. Os vinhos mais fortes, geralmente os tintos, tiram o sabor dos pratos como frutos do mar. Já os brancos, doces e aromáticos não combinam com carnes vermelhas. Champanhe e frisantes acompanham bem aperitivos e bolo. Vinhos bancos e secos vão bem com carne branca. Para a vermelha o indicado são mesmo os tintos. Para degustar no final da refeição, a dica é o vinho do Porto, um ótimo digestivo e uma elegante sugestão.
Não tem coisa pior do que desejar e ter a possibilidade de servir bem seus convidados e não fazê-lo por um simples erro de cálculo. De fato, calcular não é uma tarefa tão simples assim quando existem algumas variantes, ou seja, quando você serve tipos diversos de bebidas. Mas vamos a algumas dicas importantes para não errar:
- 1 Garrafa de vinho tinto - cada 3 ou 4 pessoas - se servido durante o almoço ou jantar;
- 1 Garrafa de vinho - cada 2 pessoas - durante um coquetel;
- 1 Garrafa de champanhe - cada 2 pessoas – festa tipo bolo com champanhe apenas;
- 1 Garrafa de champanhe - cada 8 pessoas - apenas na hora do brinde;
- 1 Litro de uísque – para 10 pessoas;
- 1 Garrafa de cerveja – por convidado – caso haja apenas cerveja, refrigerantes e água;
- 200ml de água mineral por pessoa;
- 1 Garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.
calcule e veja a quantidade de bebidas você precisa noivinha.