Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Barbara
Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo

Benção papal aos recém casados - meu relato

Barbara, dia 8 de Julho de 2022 às 17:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 6 31

Olá meninas,

Meu primeiro post após o casamento e eu venho trazer um relato MUITO especial e emocionante. Vai ser um pouco longo, pois quero detalhar bem nossa experiência já que eu não havia encontrado muitas informações sobre o assunto, especialmente recentes (após a pandemia).

Muito bem, o Papa Francisco realiza praticamente todas as quartas-feiras uma audiência pública na Praça São Pedro no Vaticano. É uma audiência aberta ao público, mas é preciso solicitar antecipadamente um convite (que é gratuito) ao Vaticano. Basicamente qualquer pessoa em qualquer ocasião pode participar dessa audiência.

Para solicitar os convites, após consultar a agenda do Papa no site do Vaticano, os interessados devem enviar um formulário via fax solicitando os convites para esta data. É recomendado solicitar os convites com uns 2 meses de antecedência. Isso é o que eu havia encontrado de informações na internet.

Agora, o ponto principal para nós noivas, é que nessa audiência, existe uma seção "especial" aos recém-casados. O Papa concede uma benção especial aos sposi novelli (recém-casados) que estiverem participando da audiência.

E como é possível participar da audiência nesta seção especial? Bem, as informações que encontrei são que ao solicitar os convites para a audiência, nas observações do formulário deve colocar que se trata de sposi novelli. E os participantes devem ter se casado na igreja católica nos últimos 3 meses e levar o comprovante do matrimônio no dia da audiência. Também devem se vestir de noivo e noiva (ou roupas que remetam a isso) no dia da audiência.

Agora vamos à minha experiência. Primeiramente, o que mais me deixou preocupada é que a agenda do Papa não está sendo atualizada com a antecedência que era feita antes da pandemia. Se alguma viagem ou evento está programado, pode até constar com antecedência, mas as datas das audiências estão sendo adicionadas na própria semana. Isso complica um pouco a nossa organização, mas basicamente eu olhei se não tinha nenhuma viagem ou evento na data em que eu pretendia estar em Roma e enviei o formulário com 3 meses de antecedência para aquela quarta-feira.

Sobre o envio do formulário: o Vaticano pede para enviar via fax. Sim, fax! Eu encontrei um site que envia fax pelo computador e consegui enviar, mas como sou um pouco ansiosa, enviei também via e-mail. Acredito que agora só o e-mail já funciona, pois a resposta veio via e-mail para nós.

Depois de enviar é só aguardar, torcer pra dar tudo certo e se preparar. Nós nos casamos dia 28/05 e chegamos na Itália dia 30/05. Até então, não tinha recebido nenhuma notícia. Mas eu tinha lido que funcionava assim mesmo, e em alguns casos, algumas pessoas nem mesmo recebiam retorno do Vaticano, mas que poderiam ir buscar o convite pois certamente estaria lá (se confirmada a data da audiência na agenda).

Enfim, iniciamos nossa viagem e o dia planejado para a audiência era 22/06, quando estaríamos em Roma. Até o meio de junho, a agenda ainda não tinha sido atualizada para o dia 22, então não saberíamos se teria ou não audiência. No dia 11 de junho recebi um e-mail do Vaticano confirmando a nossa audiência para o dia 15/06, e eu já entrei em desespero, rs. Não estaríamos em Roma no dia 15/06. Eu respondi este e-mail falando que havíamos solicitado para o dia 22, se poderiam verificar. Fiquei do dia 15 ao dia 14 aflita aguardando um retorno e esquematizando mudanças no roteiro para estarmos lá no dia 15, mas por sorte, dia 14 me responderam com as instruções para a audiência do dia 22, ufa!

Bom, no dia 21 chegamos em Roma e fomos ao Vaticano retirar os convites, que podem ser retirados no dia anterior da audiência entre 15h e 19h. Aproveitamos para conhecer a Catedral de São Pedro e os Museus do Vaticano. Neste mesmo dia perdi minha aliança de casamento Smiley sad mas isso é história pra outro debate, rs. Para retirar os convites, eu apresentei o e-mail que havia recebido, ele perguntou o meu nome e em seguida me entregou um envelope lacrado, com meu nome escrito por fora com os dois convites. Eu perguntei se não era necessário mostrar o comprovante do matrimônio e ele negou.

Enfim chegou o grande dia! Eu havia lido muitos blogs na internet, tentando buscar informações e dicas e eu segui algumas, mas como disse, eram informações antigas e as coisas mudaram um pouco. Uma das dicas que eu havia lido e que nós seguimos era chegar cedo. Chegamos bem cedo, umas 06h40 na Praça São Pedro e ficamos na fila aguardando abrirem os portões. Umas 07h30 os guardas abriram e passamos pela segurança. Importante relembrar que estávamos vestidos de noivo e noiva.

Após passar pela segurança, os guardas começam a indicar onde as pessoas devem sentar, por isso é importante chegar cedo para pegar um lugar bom próximo à barreira. Mas nós que estávamos vestidos de noivos, fomos levados a uma outra seção. Mais uma vez pensei que seria necessário apresentar o comprovante de matrimônio e não foi preciso, acho que só de estar vestidos de noivos os guardas já nos acomodam na seção reservada. Mas importante dizer que alguns noivos comentaram que viram guardas barrando desta seção pessoas que não estavam vestidas adequadamente.

Acho que fomos um dos primeiros noivos a chegar nesta área de recém-casados para nos acomodarmos, e por isso escolhemos os lugares que haviam sido indicados nos blogs: o mais para frente e à direita possível. Mais pra frente eu conto o pq isso não importou no dia. Depois de acomodados, só restava aguardar.

Estava bem quente e sol, então algumas recomendações são: leve uma sombrinha para se proteger um pouco do sol, água, óculos de sol e protetor solar.

É muito legal a experiência de estar ali como recém-casados. Noivos e noivas de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil, com o mesmo desejo de receber essa importante benção. Alguns, provavelmente italianos, com as roupas que usaram na festa, aqueles vestidos beeeem rodados, até um pouco sujos, rs. Meu marido levou um terno, mas por conta das dificuldades com mala, não levou um sapato social, então utilizou um tênis preto. Eu comprei um vestido de noiva na Shein, que não ocupava tanto espaço.

Nossa seção ficava bem próxima ao palco do Papa. Na nossa frente tinha apenas uma "área VIP", que sinceramente não sei como funciona a distribuição de convites, mas eles eram diferentes dos que havíamos recebido. Eu imagino que sejam pessoas convidadas, algo como líderes políticos, etc.

Um pouco antes das 9h a Audiência começou. O Papa chegou com o Papamóvel e só de vê-lo ali de pertinho já ficamos muito emocionados e realizados. Me emociono só de lembrar. Neste dia tinham 7 intérpretes fazendo as traduções da audiência, inclusive em português. Eles começam passando as informações sobre os peregrinos presentes, relembrando que os convites são gratuitos (tem lugares que vendem), e informando que no final da audiência o Papa abençoará (de forma geral) a todos presentes e os artigos que levaram consigo para abençoar.

Os interpretes fazem a tradução da mensagem do papa, e ao final da audiência, o que havíamos lido é que o Papa viria próximo à nossa área para uma benção especial aos recém-casados. Por isso era importante sentar naquele local que eu havia lido em algum blog. O que aconteceu no dia foi que o Papa não se levantou, pois ele está com um problema no joelho, então todos os presentes da área VIP puderam se aproximar e receber uma benção do Papa.

Nós ficamos aguardando, sem saber o que iria acontecer, pois afinal não éramos VIPs, não imaginei que teríamos a mesma oportunidade. Pensei que ele passaria próximo com o Papamóvel, algo assim. Mas enfim, umas 2 horas passaram e após todos os VIPs já terem ido embora, os guardas formaram uma fila com os noivos. A fila foi formada exatamente no canto oposto em que estávamos, por isso digo que o local não fez diferença alguma, rs.

E essa fila era pra que? Sim, para receber a benção Papal individualmente por casal. A hora que percebemos, ficamos perplexos e encantados. Fomos um dos últimos, por conta do local que havíamos escolhido com tanto cuidado, rs, mas não fez diferença, pois todos os casais ali presentes tiveram essa oportunidade incrível.

Antes de subir naquele "palco" os seguranças já pedem para guardar o celular pois os fotógrafos do Vaticano que fariam os registros. Ao subir no palco, um outro segurança nos instrui a não ajoelhar e pergunta se somos italianos. Então chegou o nosso momento. Eu nem me lembro o que falei, mas foi algo como estávamos honrados e felizes com aquela oportunidade e que viemos do Brasil. Eu acho que foi isso, pois pensei em tanta coisa, mas estava tão nervosa que pra ser sincera posso só ter balbuciado algo, rs. O Papa pegou na nossa mão, e disse "Que Deus os abençoe", em português. Em seguida um segurança já nos "puxa" delicadamente e nos dá uma foto do Papa, como uma lembrança da audiência.

Benção papal aos recém casados - meu relato 1

Não sei se ele falou em português conosco pois eu havia falado algo em português ou se o segurança que perguntou se éramos italianos já informa aos secretários. Só sei que foi o momento mais incrível e sublime que eu vivi. Depois, quando consegui analisar, pensei que eles pedem para não nos ajoelharmos e para guardar os celulares para não tomar muito tempo. Acho que deveriam ter uns 70 casais naquele dia, e o Papa abençoou um por um. Isso sem contar todas as pessoas da seção VIP que também foram abençoadas.

Depois disso os seguranças nos dão um papel sobre as instruções para retirarmos as fotos. Elas são disponibilizadas a partir das 15h do dia da audiência e temos que ir pessoalmente neste "escritório" do Vaticano para comprar. Cada foto (digital) custou 8 euros. São as lembranças mais lindas que eu poderia ter da minha lua de mel.

Vou colocar algumas fotos, e espero ajudar alguma noivinha com este meu relato. Não encontrei muitas informações antes na internet, mas nossa experiência foi mais incrível do que eu poderia imaginar. Se tiverem dúvidas ficarei feliz em ajudar.

E mesmo para quem vai à Itália em uma outra ocasião (não como recém-casados), participar da audiência Papal foi um dos momentos mais incríveis que vivi na minha vida. Este relato pode servir como base para solicitar os convites, já que é o mesmo processo.


Envelope que nos deram com meu nome

Benção papal aos recém casados - meu relato 2


Os convites


Benção papal aos recém casados - meu relato 3


O tamanho da fila que já tinha quando chegamos às 06h40


Benção papal aos recém casados - meu relato 4


Depois de passar na segurança, nos acomodamos no lugar "recomendado". E era realmente bem pertinho de onde o Papa sentaria.

Os seguranças foram acomodando as pessoas da seção VIP neste espaço na nossa frente

Benção papal aos recém casados - meu relato 5

Audiência começou:

Benção papal aos recém casados - meu relato 6

Depois da audiência e de todos os VIPs serem abençoados, formaram a fila dos casais. Aqui já estávamos bem pertinho:

Benção papal aos recém casados - meu relato 7


Benção papal aos recém casados - meu relato 8


E o momento mais especial, a benção do Papa Francisco:


Benção papal aos recém casados - meu relato 9


Benção papal aos recém casados - meu relato 10


Benção papal aos recém casados - meu relato 11


Depois de passar por essa experiência fantástica, com a foto que ganhamos:


Benção papal aos recém casados - meu relato 12




31 Respostas

Última atividade por Marcela, dia 13 de Abril de 2024 às 13:34
  • Marcela
    Noiva Novata Março 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Barbara. Sou recém casada, estou fazendo malas para a lua de mel na Europa e vou tentar a benção papal. Você acha que é necessário ir de sandália, ou daria para ir de tênis? O meu vestido não é longo, então o sapato vai aparecer. Não queria levar sandália na mala pois depois não vou usar para mais nada. Obrigada
    • Responder
  • Michell
    Noivo Novato Julho 2022 Rio de Janeiro
    Michell ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Amanda. Como faz pra pegar essas fotos?

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não nos pediram em nenhum momento, nem mesmo quando fomos pegar os ingressos. Mesmo que passe um pouco dos 3 meses, acho que não tem problema! O importante é serem recém casados.

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Novembro 2023 Paraná
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eles pediram a certidão de casamento? Queremos fazer a benção, mas vamos após os 03 meses.

    • Responder
  • Sarah
    Noiva Novata Setembro 2023 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nem meu noivo somos católicos e eu fiquei emocionada com o relato e com vontade de receber a benção do Papa!Smiley heart

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!
    O papa passa por todos os casais que estão lá. Quando fomos tinham cerca de 60 casais, e ele abençoou todos!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se Deus quiser você irá conseguir!
    O e-mail que enviei foi o *********@*****************.** Benção papal aos recém casados - meu relato 13


    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode levar bolsa e mochila! Nós levamos. Na hora de encontrar com o papa, eles nos deslocam do local que ficamos durante a celebração, e aí podemos deixar as coisas nas cadeiras que estávamos. Então pode fazer isso sim!
    Além disso, essas fotos são tiradas pelo próprio fotógrafo do Vaticano, e só ficam disponíveis no mesmo dia a partir das 16:00. Portanto, recomendo que passeiem pelo Vaticano para poder retornar e buscá-las! Não deixaram nós tirarmos do celular.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Novembro 2023 Paraná
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Conta o seu relato tambem!! ♥

    • Responder
  • Adrielly
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo Estado
    Adrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E outra pergunta: no dia todos os casais conseguiram as bênçãos do papa?
    • Responder
  • Adrielly
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo Estado
    Adrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que linda sua foto! Estou rezando para alcançar essa graça mas fico com medo também porque o papa já está cheio de doenças 🥹 mas enfim, onde achou o e-mail? Eu não encontrei nenhum.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E-mail! Quando você envia por e-mail, eles te respondem apenas com uma mensagem automática. Mas você deve aguardar e ter fé que vai dar certo. 1 semana antes da audiência eles me enviariam um e-mail confirmando meus bilhetes, com o número da reserva e com todas as instruções de como poderia buscá-los no dia anterior. Fiz o que eles pediram no e-mail, busquei os ingressos no dia anterior, e deu tudo certo!


    Benção papal aos recém casados - meu relato 14



    • Responder
  • Adrielly
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo Estado
    Adrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amanda, você enviou e-mail ou fax? Foi rápido? Vou me casar em outubro do ano que vem e sair para lua de mel.
    • Responder
  • Adrielly
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo Estado
    Adrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por esse relato. Estava procurando pela internet e não achava muita coisa. ❤️🥰 principalmente a questão se ele abençoa individualmente pois uma vez vi que aqueles que ficavam atrás não eram abençoados.
    • Responder
  • T
    Noiva Novata Abril 2023 Distrito Federal
    Tainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee! Obrigada pelo relato!
    Vocês levaram mochila ou bolsa ? Vi que nas fotos não tem ninguém com mochila. Mas queríamos levar para meu noivo poder tirar o terno depois e continuarmos passeando no vaticano. É tranquilo ?
    • Responder
  • Laura
    Noiva Curiosa Novembro 2023 São Paulo Estado
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ❤️
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Laura! Façam e tenho certeza que será inesquecível! 😍 Eles não pediram nada relacionado ao COVID, nem comprovante de vacinação. Acho que a Itália já está flexível! Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Laura
    Noiva Curiosa Novembro 2023 São Paulo Estado
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Amanda, tudo bem? Que coisa mais linda!!! Eu e meu noivo estamos querendo fazer o mesmo. Você se lembra qual documentação relacionada à COVID o Vaticano está cobrando?
    • Responder
  • Thaliny
    Noiva Novata Janeiro 2023 Rio Grande do Norte
    Thaliny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Bárbara. Obrigada por partilhar da tua experiência conosco. Foi emocionante só ler, imagina estar lá. Para qual e-mail você enviou a solicitação? Grata. Deus te abençoe.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2022 Pará
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bárbara! Ontem eu e meu marido participamos da audiência e recebemos a benção papal. Segui tudo o que você informou aqui e foi perfeito. Muito obrigada por todas as informações e por causa delas nós conseguimos essa benção tão especial! Que Deus abençoe vocês!
    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bárbara que emocionante.
    Muito obrigada por compartilhar essa graça , esse momento incrível que vocês tiveram, eu não tenho dúvidas que tenha sido um dois mais importante para vocês, e essa benção do Papa nos dá mais ainda afirmação do propósito do casal .
    Eu estou encantada , Eu e meu Noivo somos católicos e não sabíamos dessa benção, nossa lua de mel o mesmo gostaria de ir para Europa, eu já não , rs , mas depois desse relato, iremos tentar ao máximo conseguir essa benção . Procurarei me informar sobre , por conta da data de nosso casamento , e nosso lua de mel seria dias após a cerimônia, Não sei como seria com respeito a documentação .

    As fotos ficaram lindas ♥

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que lindo!!!!! Deve ter sido uma emoção tremenda 😍❤️
    • Responder
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara,
    Parabéns pelo casamento e obrigada por compartilhar conosco esse momento super especial que tiveram no Vaticano. 🤍
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem chorei não né? 🥺🥺🥺🥺 Eu quero muito tentar tbm. Uma professora minha conseguiu isso (saiu até no jornal aqui em mg). Detalhe, ela casou com mais de 40. Sempre tiveram em mente (ela é o marido) que iriam adorar, pois seria bem difícil ela engravidar (e fiv pra católico não é uma opção ). Ela não só conseguiu como voltou grávida da filha deles (sim eu me arrepio com essa história)
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que incrível, me arrepiei toda Smiley love

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Puxa que honra!❤
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo, que sonho, que benção!
    ❤️
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Bahia
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei emocionada com seu relato. Que privilégio, um momento lindíssimo! Obrigada por compartilhar conosco!
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara, momento sublime hein!!!
    Experiência fantástica de vcs e obrigada por compartilhar conosco!
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Barbara!!!

    Que relato mais lindo!!!!

    Muito muito obrigada por compartilhar este momento!!!

    Realmente é uma honra e benção ser recebida pelo Santo Papa.

    • Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Barbara, primeiramente, que experiência incrível! Deve ter sido muito emocionante e marcante! Que bom que deu certo!

    Segundo, obrigada por compartilhar sua experiência aqui, realmente, é algo que pode ajudar muitas noivas que também querem fazer o mesmo mas acabam desistindo por não saberem o caminho.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas