Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paola
Noiva Novata Março 2028 São Paulo

Boa noite, novinhas! Não sei utilizar direito esse app, mas pelo que vi fazemos as perguntas por aqui, certo ? Rs

Paola, dia 10 de Agosto de 2025 às 21:43 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 7

Eu estou com uma dúvida... tenho percebido que os contratos dos Buffets possuem cláusula de multa para modificação de data de 100% do valor, não tem previsão de força maior como situações de doenças de pessoas próximas a nós.

Isso tem me preocupado... o meu receio é viver algo inesperado em situações delicadas como saúde ter dor de cabeça com essa cláusula.
Como tem sido os contratos de vocês?

7 Respostas

Última atividade por Julia, dia 15 de Agosto de 2025 às 15:56
  • Julia
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amiga o meu Buffet tem clausula de cancelamento por causa maior. Mas não recebe dinheiro de volta não, você tem até 1 ano para remarcar o casamento de acordo com a agenda deles. Porém é o seguinte, eu renegociei TODOS os meus contratos, reescrevi algumas clausulas, tive negociação de termos etc. O contrato é pros dois lados, você tem direito de negociar as clausulas, eles tem o direito não aceitar hahaha mas não é feio pedir.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo muito seu receio, essa cláusula realmente pode ser preocupante, especialmente diante de situações delicadas como problemas de saúde que fogem do nosso controle.

Sobre os contratos de buffet, o que geralmente acontece é:

• Multa por alteração de data: é comum sim ter alguma penalidade para mudanças feitas perto do evento, para compensar custos que o buffet já tenha comprometido.

• Cláusula de força maior: idealmente, o contrato deve prever situações imprevisíveis e inevitáveis, como doenças graves, acidentes, desastres naturais — e aí permitir cancelamento ou remarcação sem penalidade.

Se o seu contrato não menciona nada sobre força maior, e aplica 100% da multa mesmo para situações como doença, isso pode ser considerado abusivo — afinal, são circunstâncias que não dependem da sua vontade.

O que você pode fazer?

Conversar com o buffet, explicando seu receio, e pedir para incluir ou negociar uma cláusula de força maior que contemple esses casos.

Consultar um advogado especializado em direito do consumidor para avaliar seu contrato e orientação legal.

mande esse texto para o buffet:

Assunto: Solicitação de inclusão de cláusula de força maior no contrato

Olá [Nome do contato / equipe],

Tudo bem?

Estou muito feliz em contratar os serviços de vocês para o meu evento e quero que tudo ocorra da melhor forma possível.

No entanto, ao revisar o contrato, percebi que há uma multa de 100% do valor em caso de alteração da data, sem previsão de cláusula de força maior.

Gostaria de solicitar a inclusão de uma cláusula que permita a remarcação ou cancelamento sem penalidade em situações excepcionais e imprevisíveis, como doenças graves, acidentes ou outras emergências de saúde que estejam fora do nosso controle.

Acredito que essa medida beneficia ambas as partes, garantindo segurança e transparência em situações delicadas.

Desde já, agradeço a atenção e fico no aguardo para alinharmos essa possibilidade.

Atenciosamente,
    [Seu nome]

Boa sorte.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu espaço não cobra multa de 100%, mas em caso de doença, somente se for eu e meu noivo ou nossos pais. E particularmente, acho isso correto.. porque senão pode haver pessoas pra se “aproveitar” da doença de qualquer familiar e prejudicar o espaço, caso seja de forma ilimitada.
    • Responder
  • FABIOLA
    Noiva Novata Fevereiro 2026 Paraná
    FABIOLA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, bom dia.

No meu contrato diz que caso o espaço consiga preencher a data com outro evento, eles devolvem meu valor. Caso contrário, não.

• Responder
  • Paola
    Noiva Novata Março 2028 São Paulo
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia!

Agradeço as respostas, meninas!
    Estou em negociação com um espaço em que eles não estão flexibilizando esse ponto. Depois, visitamos mais dois lugares que apresentaram a mesma cláusula em que tive que iniciar negociações do zero novamente, Reforçando a onerosidade dessa cláusula.
    Por um momento, achei que eu estava me apegando a uma questão que costumeiramente seria aceita no mercado e pelos noivos em geral.
    Juridicamente, sem dúvidas é uma cláusula que chamamos de leonina, sendo extremamente desequilibrada, ao passo que conseguiríamos o reparo no poder judiciário com o apoio do código de defesa do consumidor.
    Mas por outro lado, gostei muito desse Buffet específico e não fechei ainda em razão do meu casamento ser daqui bons meses e ter o risco de ocorrer um imprevisto em que eles queiram nos penalizar com 100% de um serviço não prestado e nesse cenário a reversão seria só processando, ou seja, mais dor de cabeça!
    Mas vou avaliar novamente.

• Responder
  • Lara
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo Estado
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a Nathalia, não podem cobrar 100% do valor, tome muito cuidado com alguns contratos, se puder busque a orientação de uma cerimonialista ou advogada.

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Ativa Dezembro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem vinda noivinha, é isso mesmo!

Primeiro que contrato nenhum pode cobrar multa de 100% (não sou advogada mas tenho certeza disso). Meu contrato, por exemplo, mesmo que eu cancele tudo a multa é de 15% sobre o valor total. E os contratos mudam de espaço para espaço, busque por um que te traga mais segurança ou tente negociar os termos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas