Boa tarde, comunidade linda!
Vim aqui hoje compartilhar sobre as bodas mensal e anuais, são bem legais e fofas haha
Afinal, depois de uma cerimônia e uma festa incríveis, toda a emoção se transforma em lindas memórias que sempre merecem ser revividas, ainda mais quando completamos mais um ano de amor e união.
O termo “boda” vem do Latim “vota”, que significava algo como “promessa”, e hoje se refere aos votos matrimoniais. Mais utilizada no plural, a expressão “bodas” diz respeito ao aniversário de casamento, seja ele civil ou religioso, e é acompanhada por um item que varia ano após ano, como papel, ferro, prata, ouro etc.
Acredita-se que a tradição de comemorar as bodas teve origem na Idade Média em pequenos povoados da Alemanha, que homenageavam os casais que comemoravam 25 anos de união com uma coroa de prata e aqueles que comemoravam 50 anos com uma de ouro.
Com o passar do tempo, diversas culturas foram adaptando a tradição e passaram a celebrar cada aniversário de casamento com um nome diferente. O intuito era que, quanto mais tempo de matrimônio, mais precioso e resistente seria o material – o que nem sempre se manteve na lista que chegou até os dias atuais.
Porém, se considerarmos a fragilidade do papel (1 ano de casados) e a resistência do jequitibá (100 anos), veremos que, de alguma forma, a ideia original persistiu. Além disso, as Bodas de Prata e de Ouro, que iniciaram a tradição, continuam sendo as mais comemoradas.
Como nunca existiu uma lista oficial, os nomes das bodas variam de país para país, de acordo com as tradições de cada cultura, e você pode encontrar nomes diferentes mesmo dentro do Brasil.
Assim, se você consultar mais de uma lista de bodas de casamento e ficar em dúvida sobre o material correspondente ao seu tempo de casada, não se preocupe! Lembre-se de que a única certeza que precisamos ter é de que estamos vivendo intensamente o nosso amor.