Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo

Bolo de verdade x Bolo Cenográfico

Bárbara, dia 23 de outubro de 2021 às 23:20 Publicado em Fórum Festa 1 25

O bolo é um itens da festa de casamento que merecem atenção especial na hora da escolha. Tradicional, naked cake, metálico, com flores ou espatulado são alguns dos estilos que podem ser adotados no grande dia.

Além do recheio, cobertura e sabor, a noiva ainda deve decidir se deseja um bolo cenográfico, bolo verdadeiro ou os dois. Em ambas as escolhas, ele deve representar a personalidade do casal e ainda estar der acordo com a decoração.

E uma das questões que sempre divide opiniões de noivos e decoradores é sobre o tipo do bolo: Fake ou Verdadeiro?

Bolo de verdade x Bolo Cenográfico 1

Vantagens do Bolo Fake:

1 - Bolo em temperatura ambiente pode derreter, dependendo da decoração aplicada. Mesmo que não esteja calor, lugar fechado com bastante gente tende a ter a temperatura aumentada naturalmente. Sua decoração pode não ficar perfeita até o momento do corte do bolo, ou das fotos.

2 - Mesmo que seu bolo não suje e não derreta, em algum momento vocês vão cortar o bolo, certo? E se esqueceram de tirar alguma foto? Já era. O bolo vai ser retirado da mesa, levado pra cozinha e cortado para seus convidados. O bolo fake deixa a decoração completa a festa inteirinha, até o ultimo convidado ir embora.

3 - Bolo verdadeiro decorado não é barato, principalmente bolo grande de casamento. Envolve experiência e conhecimento do profissional e é um trabalho muito difícil. Um bolo fake pode ser feito DIY, alugado ou até mesmo já fazer parte do pacote de decoração contratado. Uma economia significante.

4 - Ter um bolo fake na mesa significa ter um bolo verdadeiro na geladeira, esperando pra ser servido para seus convidados. Dessa forma, o bolo vai fresquinho, geladinho e delicioso pra mesa de cada pessoa. E com o bolo escondidinho lá na cozinha, você pode ter vários sabores diferentes, não precisa ser tudo do mesmo. Seus convidados podem escolher ou até mesmo comer dos dois.

5 - Ter o bolo já na cozinha o tempo todo significa também que ele já pode estar cortadinho e montado nos pratos, só esperando pra serem colocados nas bandejas e servidos. O serviço fica muito mais rápido para os garçons e para seus convidados.

6 - Evita sobras ao fazer um bolo pequeno mas ter um grande pra fotografar. Quer um bolo lindo e majestoso pra fotografar, mas não quer que sobre muito bolo? Sem problemas! O bolo fake pode ser do tamanho que você quiser, e o verdadeiro também.

Vantagens do Bolo Verdadeiro:

1 - Sem duvidas, as fotos dos bolos reais são obviamente muito mais realistas. Detalhes, flores naturais, açucar, frutas… Tudo fica muito lindo e real nas fotos. E com um bolo de verdade, as fotos do corte do bolo também são de verdade! Com o bolo fake você tem que fingir que está cortando, as vezes não dá nem pra encostar a espátula no bolo.

2- Convenhamos que não é tão fácil reproduzir qualquer tipo de bolo num bolo fake. Os materiais são limitados, principalmente se estiver fazendo em casa. Um confeiteiro vai conseguir fazer coisas maravilhosas num bolo de verdade, inclusive o tão aclamado e utilizado naked cake. Já pensou fazer um naked cake fake? Praticamente impossível.

3 - Essa é bem comum fora do Brasil: Os noivos fazem brincadeiras de se melecar com o bolo pra tirar fotos divertidas. Se você tem imagens assim salvas no seu Pinterest e quer reproduzir no seu casamento, pense em ter um bolo verdadeiro na sua mesa.

Tamanho da Festa

Tenha em mente que o tamanho da festa influencia no bolo escolhido. Bolo Fake é pra casamento de médio a grande porte, e bolo verdadeiro é pra casamento de médio a pequeno, ou mini-wedding. Isso porque é muito mais fácil ter um bolo verdadeiro pequeno ou médio, do que ter uma imensidão de bolo na sua mesa.

Estilo de Festa

Bolo Fake tende a ter uma decoração mais tradicional. Geralmente é branco com detalhes em tecidos e fita de cetim, flores (artificiais ou naturais), pérolas, e texturas fixas na massa aplicada pelo lado de fora. O bolo verdadeiro pode ter a decoração que você quiser. O único limitador será o talento do confeiteiro escolhido.

Lembre-se: Você sempre pode lançar mão do Bolo Híbrido. Um bolo híbrido tem as camadas de baixo fake, feitas de isopor ou outro material leve porém resistente, e a(s) camada(s) de cima feita(s) com bolo verdadeiro. Assim você tem as vantagens do realismo das fotos e da hora do corte, somadas a uma série de vantagens do bolo fake, como rapidez pra servir, evitando sobras, podendo ter outros sabores a servir e etc.

O Orçamento

Um bolo cheio de camadas e com muito sabor, muitas vezes pode ultrapassar o orçamento. Se já têm decidido que querem um nesse estilo, vejam qual das opções se encaixa melhor nos valores que deixaram para cada item do enlace. A solução para muitos noivos que não abrem mão do sabor e nem do orçamento, é misturar em um mesmo bolo a proposta fake com o bolo verdadeiro. Mas se vocês buscam economizar, o bolo fake pode ser uma ótima opção, para não abrir mão da beleza que o momento pede.

tenor.gif

A equação beleza somada ao orçamento deve estar presente durante todo o planejamento e, agora, ao saber melhor quais as vantagens e desvantagens de um bolo real ou de um falso, a escolha ficará mais fácil. Tenham em mente que o estilo do evento é fundamental para esta escolha, tanto se quiserem um bolo de casamento simples ou com as últimas tendências de confeitaria. Smiley winking

E aí, consegui te ajudar a decidir?

25 Respostas

Última atividade por Bárbara, dia 25 de Novembro de 2021 às 22:33
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho super justo!! E eu amei os 3 Smiley love

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdadeiro!
    Como a recepção será "Bolo com Champagne", nada mais justo que caprichar na atração principal, né?

Queremos algo mais ou menos assim:

Bolo de verdade x Bolo Cenográfico 2

E siiim, quero 3 bolos pequenos e de sabores diferentes.

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também foi assim, Day
    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu será fake e o verdadeiro apenas para corte.

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahahaha certíssima
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem para a hora da foto eu estou preocupada, porque acho esse momento muito festa de aniversário hahaha Então acredito que ficarei com o fake mesmo.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada 😍
    Exatamente!!! Tem muitos pontos positivos.
    Nós não ligamos muito para esse detalhe e acabamos fazendo o bolo fake, e foi a melhor escolha haha
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Bá!
    Ótimo debate 👏🏾👏🏾
    Eu estou pensando muito em optar pelo bolo fake mesmo, além de ser mais vantajoso financeiramente, acho mais prático e também não ficarei preocupada se ele irá derreter ou não.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada 😍
    Bem mais prático e sem ter problemas de sujar e rals
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bárbara,

Parabéns pelo post! Eu sou quase sempre a favor do bolo de verdade, mas para casamentos, acho arriscado, e fora que o preço é um absurdo!! Então o fake sempre foi a minha escolha!!! Smiley heart

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiê, noivinha!
    De nada!!
    Nós optamos pelo fake também
    • Responder
  • Stefanny
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo Estado
    Stefanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, obrigada pela dica. Aqui optamos pelo bolo fake na mesa 🤭
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que ajudei Fê 😍
    Por aqui não ligamos muito para essa questão, então tivemos o fake mesmo, mais fácil hahaha
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso também foi fake, foi 3 andares hahaha
    Achamos mais fácil ser assim, não teríamos que ir atrás de confeiteira para isso.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A boleira que pretendo contratar faz o híbrido.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nosso bolo teve 5 andares, então optamos pelo bolo fake e o bolo de corte na cozinha. Até faria o bolo todo verdadeiro, mas na cidade onde casei as confeiteiras nem dão essa opção rs
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o post Barbara, eu estava certa do bolo verdadeiro (simples apenas 2 andares bem pequenos) mas seu post me fez soltar a imaginação na questão dos bolos hibridos e agora sei que se mais próximo ao casamento eu estiver com vontade de um bolo maior de 3 ou 4 andares, posso executar dessa forma
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha estão certos!! Mais fácil
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não Ba, mas como o preço se assemelha tanto...acaba valendo a pena o verdadeiro. Pelo menos a gente come. 😂
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindoooo!!! Adorei a escolha 😍
    Por aqui usamos o fake, porque na verdade pra nós não ligamos muito pra esse detalhe.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ba,
    Por aqui optamos pelo verdadeiro até então, como o valor está super próximo, acaba sendo melhor o verdadeiro. (Até porque é bem simples)

Bolo de verdade x Bolo Cenográfico 3

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sinceramente, o meu eu deixei eles fazerem de acordo com a decoração, não escolhi como ele seria hahaha Mas era branco e tinha brilhinhos, bem simples. Eu fiquei mais preocupada com a decoração hahaha

Eu nunca vi bolo fake assim também, Ju.

Bolo de verdade x Bolo Cenográfico 4

• Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita que eu também não ligo rsrs, como decorou o bolo? Ela me deu opção de usar bolo fake e decorar com chantilly e fazer rosas, mas nunca vi nenhum modelo dessa forma.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza! Não daria muito certo hahaha

O nosso foi bolo fake também, mas nunca ligamos pra isso de ser fake ou de verdade hahaha

• Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bárbara!
    Amei 👏👏👏
    Por aqui eu vou optar pelo bolo fake, questão de custo e benceficio afinal no meu casamento será 8kg de bolo, pensa rsrs 8kg de bolo decoração para colocar na mesa posta, iria ficar bem puxado.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas