Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina

Bolo, docinho!! ter ou não ter, eis a questão!!

Aline, dia 7 de Agosto de 2017 às 01:29 Publicado em Fórum Festa 0 16

Ta ai um assunto que meche com qualquer noiva!!

Dos mais modernos aos mais tradicionais, o bolo é o queridinho de todo casamento!!

Com certeza a sua avó e as tias mais velhas são as pessoas que sem duvida vão comer um pedaço e talvez até dois!! rsrs.

Mas dai tem aquele amigo que você sabe que vai ficar só nos drinks e não vai comer nem um pedacinho.. Também também tem aqueles que vão querer só os docinhos!

Tenho certeza que assim como eu você deve ter ficado em duvida sobre a quantidade de bolo e docinho por pessoa. Pesquisando um pouco cada lugar diz uma coisa diferente e no fim da pesquisa você fica ainda com mais duvidas?

Acredite! Estamos juntas nessa.. Conversando com uma boleira ela me ajudou a encontrar as dicas que realmente servem para você concluir essa tarefa deliciosa.

Então vamos lá...

1- BOLO FAKE OU DE VERDADE?!

100% Bolo FalsoUm bolo completamente falso pode ter qualquer decoração, é fácil de fazer e pode ser totalmente personalizado. Além disso é certeza que o bolo ficará firme e forte a festa inteira. Quando optamos por esse tipo de bolo, você precisara de um bolo simples, que devera ser cortado e servido aos convidados. Esse pode ser incluso no pacote junto com o buffet, caso eles também trabalhem com bolo.A principal desvantagem desse bolo é que na hora do corte e ao ser servido para os convidados, esses, poderão ter a sensação de superficialidade ao comer o bolo mais simples.

Bolo fake!!Bolo fake!!

50% Bolo Falso + 50% Bolo VerdadeiroSua festa será pequena, mas você quer um bolo grandioso? Aposte no meio a meio!!Metade do bolo falso e metade verdadeiro. O melhor dos dois mundos! Você pode tanto fazer a parte de baixo verdadeira e usar o fake em cima super decorado. Como usar o fake por baixo para dar a impressão do bolo ser maior do que realmente é.O parte fake geralmente é decorada como um bolo verdadeiro para a parte artificial ficar imperceptível! O que tira a sensação de artificialidade do bolo.Observação: não achei exemplos desse na internet, exatamente por ficar imperceptível a parte falsa do bolo. Usei esses exemplos que poderiam sim ser bons exemplos dessa mistura. Smiley winking V= verdadeiro F=Falso

Metade Falso - Metade VerdadeiroMetade Falso - Metade Verdadeiro

100% Bolo VerdadeiroOs bolos verdadeiros são charmosos e lindos. Na hora do corte, na hora de servir te dá aquela mesma sensação de quando a gente vai na casa se alguém e come aquele bolo recém feito. Chega a dar água na boca só de pensar!Uma dica importante é ver o bolo verdadeiro com um fornecedor próprio. Não faça com o buffet aproveitando o pacote. Pois na maioria dos casos não é dada atenção especial a esse item e talvez não saia tão perfeito como você imagina.

Bolo Verdadeiro!Bolo Verdadeiro!

2- QUAL A QUANTIDADE DE BOLO E DOCINHOS POR PESSOA?

Ta aí o item com mais controvérsia que eu encontrei!!

Cada lugar diz uma coisa com relação aos dois itens, mas esquecem de citar que tipo de festa você vai ter, e é isso que vai definir a quantidade!!

Vejamos:

Quantidade de bolo e docinhos!Quantidade de bolo e docinhos!

Para não ter desperdício:

Considerando que onde tiver só o bolo as fatias deverão ser maiores e calculadas uma para cada convidado!

Onde terá o jantar sem sobremesa as fatias cortadas serão médias e a quantidade de docinhos maior! observação: pudins gourmet servidos em pequenas porções (copinhos) contam como 1 docinho cada porção.

Já se você vai fazer um jantar com uma mesa de sobremesas/frutas ou uma taça de sorvete e separadamente servir bolo e docinhos, considerar, fatia de bolos menores (para 60% dos convidados), poucos docinhos e o equivalente a uma taça de sobremesa por convidado.

3- Como saber o tamanho do bolo redondo ou quadrado para a quantidade que eu preciso?

Saber que você vai precisar de x quilos de bolo não ajuda a imaginar que tamanho esse bolo vai ter. Certo? Com base nas minhas pesquisas encontrei essa tabela que determina exatamente isso:

Medida x quantidade de fatias!Medida x quantidade de fatias!

Sendo assim se você precisa de um bolo de aproximadamente 50 fatias ele sera:

- 1 camada de 30 cm se for redondo;

- 1 camada de 25 cm se for quadrado;

- 1 camada de 15 cm e 1 de 25 cm se for de dois andares redondo;

-1 camada de 15 cm e 1 de 20 cm se for quadrado.

-1 camada de 20 cm redonda e 1 camada de 15 cm quadrada

E assim sucessivamente.

Dica de ouro: Você pode usar essas tabelas também para saber que tamanho de bolo fake fazer.

Bolos Redondos e Quadrados!Bolos Redondos e Quadrados!

4- COBERTURA DO BOLO

Existem diversas coberturas de bolo. Tantas que poderia fazer uma postagem somente sobre isso. Mas como se trata de casamento podemos citar aqui os tipos mais usados:

A) Fondant/Pasta Americana/Pasta de açucar

As três significam a mesma pasta o nome varia conforme a região a qual você mora. Essa sem duvida é a cobertura mais usada! Ela pode ser branca ou colorida. Sua consistência mais sólida proporciona ao bolo um efeito liso perfeito. Feita basicamente de açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina.

Vantagem: Não derrete, não precisa de refrigeração, acabamento perfeito

Desvantagem: Seu gosto não é muito agradável. Porém com um bom recheio passara despercebido.

B)Buttercream

Ou creme de manteiga, é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos. Sua textura é cremosa, suave e um tanto gordurosa.

Vantagem: Pode ser usado para nivelar o bolo antes da pasta americana ou como cobertura final para um efeito de bolo feito em casa.

Desvantagem: Tem gosto de manteiga (sua base), não resiste ao calor, não sendo recomendado seu uso ao ar livre.

C) Merengue Francês, Suiço ou Italiano

O francês é bem leve e delicado, muito usado para confeitar. O suíço é mais firme que o francês, mas não é tão estável quanto o italiano. Já o merengue italiano (marshmallow) é o mais firme e o mais indicado para coberturas.

Vantagem: É delicioso. Excelente escolha para bolos com cara de desconstruídos/rústicos.

Desvantagem: Não aguenta o calor, no uso de decorações fique ciente que pode derreter e melar tudo.

D) Glacê Real

Feita à base de clara de ovo, suco de limão e açúcar de confeiteiro, a glacê real é usada principalmente para criar detalhes precisos que devem se manter firmes.

Vantagem: Fica bem rígido, se bem coberto ficara com um liso perfeito, permite fazer detalhes que a pasta americana não permite.

Desvantagens: antes de ser aplicado precisa receber uma camada de marzipã para não melar tudo.

E) Chocolate

É uma versão, digamos, “moderninha” de cobertura. Com uma camada mais durinha em volta do bolo, pode ganhar diversos sabores.

Vantagem: Fica uma delicia! Sem duvida...

Desvantagem: Sua superfície frágil só poderá receber uma decoração mais delicada nas laterais. Ex: desenhos no próprio chocolate ou fitas, nada muito espalhafatoso.

F) Naked Cake ou Bolo Aberto

Como o nome já diz é o bolo sem cobertura. A ultima tendencia em bolos de casamento, que está ganhando cada vez mais adeptos. Engana-se quem acha que por não ter cobertura ele será mais barato ou menos sofisticado. Pesquisando um pouco achamos esse bolo com preço quase que igual a todos os citados acima.

Vantagem: É decorativo, aromatico, enchem os olhos e abrem o apetite.

Desvantagens: Precisa ser montado na hora, é complicado transporta-lo pronto e pode ficar ressecado com o calor ou frio excessivo.

6 tipos de cobertura pra bolo!6 tipos de cobertura pra bolo!


5- RECHEIOS PARA BOLO!

Esse é sem duvida o quesito com mais opções!! Porém vamos citar apenas algumas, as mais famosas e gostosas. Lembrando que o recheio determinara a maior parte do sabor do seu bolo como um todo. Dos mais sofisticados ao mais simples o recheio, sem duvida, é a parte mais gostosa de todo o bolo!

Veja algumas dicas e sugestões de recheio de bolos mais escolhidos para os casórios.

1. Brigadeiro

Um dos mais tradicionais e escolhido pelos brasileiros. Quando falamos em bolo de casamento de brigadeiro, podemos dizer que se trata de um brigadeiro artesanal ou gourmet, com algum toque a mais, seja avelã, pistache, amêndoas ou algo que os noivos gostem. Além do brigadeiro ter esse toque, muitas vezes ele é combinado com frutas vermelhas ou uvas, o que dá um toque suave e mais refinado ao bolo.

2. Baba de moça

Um dos recheios mais leves e gostosos que pode existir. Ele é tradicional e combina bastante com cerimônias que acontecem durante o dia, por possuir essa leveza no seu sabor.
É um recheio feito a base de coco e pode ser combinado com outros ingredientes, como nozes, doce de leite e outros.

3. Beijinho

Esse sabor é uma delícia e combina com muitas outras opções de complemento, é um dos sabores coringas, principalmente para quem quer fugir de um sabor muito doce ou incrementado demais. Falando das combinações, é possível misturar o beijinho com frutas: abacaxi, morango, uva, damasco, com nozes, amêndoas e até mesmo raspas de chocolate branco.

4.Doce de leite

Esse é mais um sabor coringa, combina com massa branca e de chocolate, combina com chantillyou não, dá liberdade de incrementar com outros ingredientes, como por exemplo ameixa, que é praticamente o par perfeito do doce de leite, mas além dela, você pode colocar coco, creme de nozes ou nozes picadas, raspas de chocolate, morango e outros que você goste.

5. Chantilly com morango

Esse é de fato um dos recheios mais comuns que existem e muitas vezes ele passa batido por conta disso, mas quando lembramos dessa combinação, é sucesso na certa! Por se tratar de uma combinação refrescante, que é indicado o consumo mais geladinho, esse recheio combina mais com casamentos realizados durante o dia. Um ponto crucial dessa mistura, é o sabor do chantilly, que deve ser suave e gostoso, pois é o gosto dele que vai predominar.

Observação: Lembrando que esses os mais básicos sabores que poderao ser combinados com frutas, ganaches, chantilly, entre outros para formar novos e personalizados sabores.

6- MASSAS PARA BOLO!

Sim, existem vários tipos de massa de bolo além de branca ou de chocolate e isso pode mudar completamente o sabor do seu bolo no final. Eu particularmente não sabia nada sobre isso até pesquisar para montar essa postagem (acreditem meu bolo de pacote - aquele que você mistura leite e ovos- da errado). Porém como uma amante de comida e noiva curiosa decidi que seria de bom grado a todas nós acrescentar esse item aqui. E depois de muita pesquisa cheguei a esses tipos de massas incríveis: Pão de ló, Genoise, Chiffon, Amanteigados. Parece estranho eu ter falado das coberturas e recheios primeiro, mas a partir daqui, já saber sobre elas fara toda a diferença. Confira a seguir as diferenças básicas entre esses quatro tipos de massas.

A) Pão de ló:

Feita com ovos, açúcar e farinha, é leve e aerado. É uma base neutra que pode ser utilizada para bolos recheados com mousse, mousseline, frutas frescas, geléias, doce de leite. Não tem estrutura para suportar o peso da pasta americana, sendo melhor utilizar coberturas como caldas ou açúcar de confeiteiro.

B) Genoise:

Assim como o pão de ló, a genoise também é feita com os mesmos ingredientes e proporções, porém manteiga, de preferência clarificada, derretida e morna é acrescentada ao final do preparo. O resultado é uma massa também leve e aerada porém com uma textura uma pouco mais elástica e um sabor mais marcante, porém ainda neutro. Ideal para rocamboles.

C) Chiffon:

É também feito com ovos, açúcar e farinha, e com adição de óleo, criando uma massa mais úmida e mais estruturada. Na versão clássica, as claras são batidas separadamente e acrescentadas ao final do preparo. O resultado é um bolo úmido e saboroso, podendo ser coberto com pasta americana ou ganache por exemplo. Excelente para naked cakes.

D) Amanteigados:

Bolos saborosos e bem estruturados, ideais para serem cobertos com pasta americana ou esculpidos. Sua textura permite acrescentar frutas e castanhas, como no bolo inglês, sem que as mesmas afundem. O devil’s food cake, tradicional bolo de chocolate é um bom exemplo.

7- Dicas para comprar o bolo perfeito:

- Busque profissionais que façam contrato registrado em cartório com todos os detalhes ali explícitos. Isso é a sua segurança!

- Ao escolher a combinação de sabores lembre-se de experimente-la para ter certeza que esta de seu agrado.

- Pesquise os preços não esquecendo que nem sempre o mais caro é o mais gostoso e nem sempre o muito barato será bonito. Peça fotos de outros trabalhos e busque por recomendações do profissional para não ter esses problemas.

- E o mais importante não esqueça de no dia comer o bolo! Não adiante comprar o melhor bolo, o mais bonito e depois não saber o sabor que tinha!!


Beijos de luz!! Smiley kiss Smiley winking

Aline Prado...

16 Respostas

Última atividade por Aline, dia 7 de Agosto de 2017 às 12:53
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que liiiiindo...

    Ela usou o que pra fazer as bases?

    Fiquei curiosa!! rsrrs

    Beijos de luz!! Smiley winking Smiley kiss Smiley heart


    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mesma irei fazer meu bolo fake.
    A minha tia fez o do meu irmão olha

    Bolo, docinho!! ter ou não ter, eis a questão!! - 1
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal!!

    Já escolheu o sabor do de corte? Fiquei curiosa!!

    Beijos de luz!! Smiley winking Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Huuuum... Beijinho é uma delicia...

    Beijos de luz!! Smiley winking Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui onde eu moro em termos de preço o fake sai até mais caro!

    Como será seu bolo de copa? To curiosa pra saber o sabor... rsrsrs

    Beijos de luz!! Smiley winking Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não defini certinho. Mas sou apaixonada com beijinho...
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal!!

    Qual será o sabor do seu bolo? Fiquei ccuriosa.. rsrs

    Beijos de luz!! Smiley winking Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • Jamile
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu será o fake da mesa e um de corte que ficará na cozinha.


    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2017 Distrito Federal
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O fake fica bem mais lindo.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu TB fiz assim Amanda. Eu não tinha aquele sonho de cortar o bolo na mesa, o fake era melhor por vários motivos.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2017 Distrito Federal
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bolo fake na mesa e bolo de copa hehe, melhor solução e melhor preço

    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Inicialmente, minha escolha foi bolo fake. Mas minha cunhada disse que vai me dá um verdadeiro. E de doces, terá trufas de 05 a 06 unidades por pessoa.

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que maravilha!! sem duvida ser[a perfeito... Smiley winking

    Beijos de luz!! Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom!!

    Beijos de luz!! Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • C
    Super Noiva Junho 2019 Ceará
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu bolo sera verdadeiro. Ainda bem que minha mae é cake design e ela sabe exatamente a questao de quantidade e tudo mais. Acredito que nao terei problemas.
    • Responder
  • Thay
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ter bolo e docinhos com certeza..

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas