Meninas, eu estou assustada com os valores dos buquês que tenho visto. Sei que as profissionais floristas são maravilhosas e que fizeram cursos e investiram seu tempo e seu dinheiro para se tornarem melhores. Mas, o que me incomoda é a mágica que a palavra "casamento" faz, quadruplicando o preço das coisas.
Um dos atelies de flores para o qual pedi orçamento presta serviços de assinatura mensal de flores, de buquês de noiva e buquês pra outra ocasiões, como dia dos namorados, etc., e estes últimos são buquês maravilhosos, já muito semelhantes a um buquê de noiva, se não igual no caso de casamentos mais rústicas e minimalistas. A tabela de preços de buquês sem ser para noiva variava de 70 a 150 reais. Pedi orçamento, mencionando que seria para o meu casamento, e, mesmo sem pedir flores nobres, o valor subiu para...520 reais! Gente!!! Claro que o profissional vai dar uma incrementada num buquê de noiva e isso vai elevar o preço, mas sério mesmo que isso vai me custar mais 400 reais?! Mais uma vez, não quero desmerecer o trabalho dos floristas. É com certeza um trabalho maravilhoso e que exige preparo e dedicação. Só que essa diferença de valor entre quando é pra casamento e quando não é me faz pensar no grande mercado que o casamento se tornou e isso me entristece, porque pode fazer diminuir seu significado.
Por isso, eu estou decidindo comprar umas flores na CADEG (Rio de Janeiro), assistir a uns tutoriais no Youtube e fazer eu mesma o meu bouquet.
Alguma noivinha já confeccionou o próprio bouquet com flores compradas no mercado de flores ou mercado municipal da sua cidade?