Se você noivinha/noivinho assim como eu e meu noivorido (já somos casados no civil), também são super animados e alto astral... Se vocês são sempre a diversão em qualquer festa muitas vezes se tornando a atração principal... Se vocês são divertidos, alegres, engraçados... Ou simplesmente vocês querem que seus convidados saiam do seu casamento super felizes e falando que estava tudo maravilhoso e divertido... SE vocês são do tipo CASAMENTO TEMÁTICO ou não (rsrsrs)... Se você quer fazer algo inovador ou só entenderas velhas brincadeiras... Esse post é pra você!!
Os casamentos hoje em dia, tem tomado cada vez mais a forma da personalidade dos noivos, e o momento de retratar as personalidades individuais e da vida que vão construir juntos. Por isso, alguns rituais e brincadeiras tem surgido a cada dia.
Pesquisando por ai encontrei várias idéias legais que podem ser aplicadas no seu casamento... Desde as mais tradicionais (que todos já conhecemos), aquelas que não são populares aqui mas fora do Brasil fazem sucesso, até aquelas que são reprovadas por muita gente.... Então vamos lá:
1. Gravata do noivo
A famosa tradição de ganhar alguns trocadinhos, na maioria das vezes usado pelos noivos para a viagem de lua de mel, não pode ficar de fora de nenhum tipo de casamento.
A brincadeira funciona assim: o noivo, padrinhos e pais dos noivos, vão em busca da carteira dos homens da festa, que por sua vez já vão preparados pois imaginam o que acontecerá. Geralmente, eles saem com uma bandeja e uma tesoura e quando algum dos convidados colabora com o din din, um pedaço da gravata do noivo é cortada e entregue a ele e o dinheiro é colocado na bandeja. Em muitos casos, para dar uma incrementada no “brinde” do convidado, o noivo entrega um adesivo ou broche que é posto na roupa e possui mensagens do tipo: “eu ajudei!“; “lua de mel garantida” e outras frases que os noivos sugiram. Também existe a opção de além do pedaço da gravata a pessoa ganhar alguma dose de bebida porém nesse caso se usaria uma garrafa vazia para colocar o dinheiro e não a bandeja.
2. Sapato da noiva
O intuito do "sapado da noiva” é igual ao da gravata do noivo, arrecadar um extra para ajudar na lua de mel. Dessa vez, é a noiva, as amigas da noiva, as mães dos noivos e madrinhas saem com um sapato da noiva, um recipiente para colocar o dinheiro arrecadado e uma lembrancinha para as convidadas que ajudarem na arrecadação, que pode ser algo com o motivo tanto de casamento em geral como um sapatinho. Além disso, também é comum o uso dos mesmos adesivos citados acima.
3. Buquê divertido (opções para noivas e noivos)
O buquê de noiva já é muito mais que tradição, independente de qualquer tipo de cerimônia, o buquê é indispensável e para sair do tradicional, as noivinhas podem apostar em brincadeiras para deixar a corrida pelo buquê ainda mais divertida!
FITAS: nesse caso, várias fitas coloridas são amarradas no buquê e distribuídas para todas as convidadas que tiverem interesse. Elas pegam essa fita e ficam segurando, enquanto a noiva corta fita por fita, a que ficar por último será a dona do buquê.Buque de Fitas
SAPINHO, CUPIDO OU SANTO ANTÔNIO: além de ser uma forma inovadora, divertida e moderna, é um jeito super fofo de fazer com que as convidadas se lembrem do casamento e se tornem uma grande candidata ao próximo casamento. Eles são feitos com vários bonequinhos e o mais legal é que várias convidadas podem pegar o sapinho, cupido ou sto. Antônio, pois ao jogar, eles se desprendem do buquê e vão para vários lugares.
Buque de Cupido ou Buque de Sapos
COFRE OU CAIXA TRANCADA: essa caixinha tem ganhado cada vez mais espaço nos casamentos, a ideia é que a noiva tranque seu buquê em uma caixa transparente, entregue uma chave para cada convidada que queira pegar o buquê e a sortuda que consegui destrancar a caixa é a próxima casar! (lembrando que você pode trancar qualquer formato de buque caso queira que apenas uma ganhe)
Buque de Santo Antônio trancado e chaves no buque da noiva!
Claro que existe a versão masculina dessas brincadeiras.
Buque de Piriguete: O buque dos meninos é de “piriguetes”: o noivo joga várias piriguetes e os solteiros brigam pra pegá-las.
Brincadeira do balde: Seguindo essa linha de jogar algo existe a brincadeira do balde. O noivo “chuta o balde” em direção aos amigos solteiros e aquele que conseguir agarrá-lo estaria supostamente “livre” do casamento.
Buque de Uísque: Também tem a versão mais light (menos polemica) e mais elegante para os homens se divertirem. O noivo joga o uísque pros amigos. Quem pegar, será o próximo a se casar. Claro que joga-se apenas a caixa, depois é que se dá a garrafa pra quem a pega, rs.
Buque de Uísque!
4. Desafio de fotos:
Seus convidados estão felizes por presenciarem a sua união, mas com certeza ficarão ainda mais felizes em documentá-la. Desafie os seus convidados com uma lista de fotos para tirarem, ou apenas informe a hashtag do seu casamento, para garantir que você tenha cópias dos momentos que eles viveram no dia.
Desafio das fotos:
5. Foto CabineAs fotos cabines tem sido a sensação em diversas festas, seja formatura, debutante, casamentos e etc. Isso porque esse atrativo é divertido, também funciona como lembrancinha e todos ficam com uma linda recordação da festa. Muitas pessoas também optam em apenas um espaço dedicado para fotos. Com um grande poder de reunir e entreter os seus convidados e claro, de te ajudar a ter registros informais e divertidos do seu grande dia. Coloque acessórios no local das fotos, para as pessoas se soltarem mais. Sem duvida é uma ótima escolha!
Cabine de fotos:
Painel par fotos:
6. JogosIncluir jogos e brincadeiras em casamentos já é tendência no exterior, dependendo do estilo do casamento, se é um casamento mais tranquilo, as pessoas optam por substituir o espaço da pista de dança por um lugar de brincadeiras. Se os noivos gostam, quem disse que não pode?
7. Caricaturas
Uma outra atração que leva muuuita diversão aos casamentos, é a contratação de um serviço que tem sido bastante procurado: caricaturas! Elas são super originais, ficam como lembrancinha do casamento para os convidados, todos podem fazer várias e ainda se divertirem bastante.
8. Não se esqueça das crianças
Se você terá pequenos convidados no seu grande dia, certifique-se que você tem um plano especial para eles se divertirem. Proporcionar uma atividade para as crianças pode dar a seus pais um pouco mais de liberdade para aproveitar a noite com você. Livros para colorir, cestos de atividades ou até mesmo uma área especial são ótimas opções. Veja também: Crianças no casamento - espaço kids - dicas!
9. Nome das solteiras na barra do vestido da noiva!
Uma brincadeira que as solteiras gostam muito é quando a noiva coloca os nomes delas na barra do vestido… elas ficam eufóricas quando encontram seu nome ali!!! É como encontrar um tesouro!! Tem quem borde, quem escreva num pedacinho de pano, em formato de coração… mas tem também quem faça em cima da hora, numa fita auto colante mesmo… não importa, o importante é aderir à brincadeira!
Nomes das solteiras na barra do vestido da noiva
10. Cake Pull
Uma brincadeira que não é tão comum no Brasil, mas começou a ter mais adeptos por aqui nos chás de panela, é a brincadeira dos pingentes no bolo. É uma tradição antiga, chamada de Cake Pull, e é comum nos casamentos dos Estados Unidos, mas surgiu na Inglaterra na Era Vitoriana. Consiste em a noiva esconder no bolo vários pingentes presos a fitinhas, que são tirados um a um pelas amigas da noiva, e cada um tem um símbolo e significado diferente. Veja algumas ideias:
– Anel/bolo de casamento/sinos: um casamento ou noivado está a caminho!
- Pipa: diversão e muito lazer na vida– Coração: um novo amor.
– Avião/Balão: terá uma vida de aventuras e viagens
– Borboleta: beleza eterna
– Trevo de quatro folhas/ferradura: muita sorte nessa vida!
– Âncora: estabilidade.
– Flor-de-lis: prosperidade.
- Pimenta: Romance quente.
- Telefone: boas notícias estão a caminho
- Nota musical: uma vida em harmonia
– Estrela: seus sonhos se tornarão realidade.
Não existem os pingentes "certos", você escolhe os que achar mais interessantes!
Se não quiser se preocupar em comprar pingentes diferentes, você pode usar pingentes de Santo Antonio e só um de anel para a sortuda. Ou pode usar pulseirinhas já com pingentes.
11. A Tradição da cinta liga!
Usar cinta-liga no dia do casamento é uma tradição muito comum na Europa, onde é considerada um amuleto da sorte. Na França, por exemplo, as noivas costumam leiloar a peça para arrecadar dinheiro durante uma brincadeira chamada “Le jeu de la jatièrre” (o jogo da cinta-liga). Já nos Estados Unidos, os noivos tem o hábito de atirar a garter para os convidados solteiros, como uma versão masculina de jogar o buque. Acredita-se que o “sortudo” que a agarrar demora mais dez anos para se casar!
Noiva de cinta liga!!
12. Jogo do sapato:Embora não seja muito divulgado no Brasil, o jogo do sapato é muito frequente em outros países e é mais uma alternativa de diversão para casamentos. Além do entretenimento que ele gera, ainda permite que os convidados conheçam um pouco mais da relação do casal.
Normalmente ele acontece nas festas de casamentos, depois da valsa dos noivos ou logo após o jantar. O jogo pode ser conduzido por um familiar ou amigo dos ‘pombinhos’. O importante é que a pessoa conheça bem o casal e seja extrovertida.
O jogo é na verdade um teste para os noivos, para saber o quanto um sabe a respeito do outro, ou da relação. É claro, que as perguntas devem ser boladas com antecedência e cautela, para não causar qualquer discórdia e constrangimento nesse dia tão especial.
São perguntas divertidas e sem importância, mas que vão deixar a realização ainda mais marcante!
Funciona da seguinte maneira:
O noivo e a noiva devem se sentar de costas um para o outro em suas respectivas cadeiras no centro do salão.
Eles devem retirar os sapatos e entregar um dos calçados para o outro, dessa forma cada um fica com um pé do próprio sapato e um pé do sapato do companheiro.
Agora o responsável por conduzir a brincadeira deve dar a largada ao jogo. As perguntas são dirigidas para os dois e quando eles acharem o responsável deverão levantar o sapato correspondente.
Exemplo:
Se a pergunta for: – Quem dirige melhor?
Se o noivo achar que ele é quem dirige melhor ele deverá levantar o próprio sapato, caso ele ache a noiva a melhor motorista deverá levantar o sapato dela. E a noiva deverá fazer a mesma coisa.
O interessante dessa brincadeira é que muitas vezes eles tentam se auto promover e as respostas acabam sendo divergentes o que resulta em muitas gargalhadas e surpresas. E o melhor: eles não conseguem saber qual a reposta do parceiro.
Quem não estiver disposto a tirar o sapato por algum motivo, pode optar por outros objetos representativos: fotos do noivo e da noiva, bandeiras coloridas, calcinha e cueca, e muito mais!
O jogo promete muita emoção e diversão, a seguir separamos uma lista com alguns exemplos de perguntas que podem fazer parte do roteiro:
– Quem beija melhor?
– Quem se declarou pela primeira vez?
– Quem é mais irritado?
– Quem se desculpa primeiro nas discussões?
– Quem é o dorminhoco?
– Quem gasta mais dinheiro?
– Quem é mais agitado?
– Quem come mais?
– Quem resmunga mais?
– Quem acorda mais bem humorado?
É legal introduzir perguntas que tenham a cara do casal. Por isso o escolhido para fazê-las deverá ser alguém bem próximo.
Detalhe: as perguntas só podem ser descobertas na hora!
Observação:
Se o casamento for muito formal ou por outro motivo não permitir este tipo de descontração, os noivos podem facilmente usar a brincadeira no chá bar ou chá de panela.
________________________________________________
E então noivinhas e noivinhos, gostaram das brincadeira??
Quais vocês vão fazer e quais não fariam de jeito nenhum??
Conhece mais alguma que eu não citei aqui? Se sim coloca nos comentários!!
Beijos...
Aline Prado!!