Brunch é o termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. O termo brunch foi criado na Grã Bretanha e tanto na Europa como nos Estados Unidos ele é bastante utilizado em datas comemorativas e em grandes encontros familiares.
Culturalmente os casamentos brasileiros eram sempre realizados no final do dia ou a noite, mas de uns tempos pra cá, devido a demanda, algumas igrejas passaram a realizar casamentos também pela manhã e o brunch passou a ser uma excelente opção para receber os convidados pós cerimônia. Esse modelo de refeição é tão funcional que é perfeito também para casamentos que acontecem na casa da família de um dos noivos, em restaurantes e até mesmo fazendas.
A grande característica do brunch é o horário. Um horário perfeito para um casamento estilo brunch é marcar a cerimônia para às 10:00/10:30h no convite ou no máximo 11:00h, pois ela termina no final da manhã. É muito importante que a cerimônia termine até meio dia – lembre-se que o real significado do brunch está relacionado a uma refeição que começa de manhã e pega o horário do almoço.
ConviteIndique no convite que a cerimônia será seguida de brunch no mesmo local, no caso de cerimônias no mesmo espaço, ou coloque o nome e endereço do espaço para cerimônias que acontecerão em local diferente da festa. Na entrega do convite é válido informar os convidados que como o casamento será pela manhã, vocês farão um brunch na sequência e explicar brevemente do que se trata, pois nem todo mundo está habituado com termos em inglês.
O cardápio deve misturar itens do café da manhã como café, chás, sucos e também alguns itens mais encorpados que pode ter em almoços como tortas variadas e no caso de casamentos até uma massa leve servida em bowls (as famosas cumbuquinhas dos menus degustação).
SUGESTÃO DE CARDÁPIO POR MARIÉE PRODUÇÃO DE EVENTOSComidas: Bolos com e sem cobertura, pelo menos 1 bolo integral, cereais, salada de frutas, tortas doces e salgadas, panquecas e wafles, queijos e frios, pão de queijo, croissants, salada de folhas verdes, 1 massa quentinha servida em bowls.
Dependendo da época do ano e da região do Brasil é possível acrescentar itens regionais ou de acordo com o clima. Por exemplo: no inverno em uma região fria o cardápio pode contar com caldinhos para aquecer os convidados.
Se for um período de calor os noivos podem servir, no final do brunch, sorvetes de sabores exóticos como de açaí, de cupuaçu, etc.
Bebidas: Cafés, Leite, Chás, Sucos naturais variados. Se houver variedade de sucos o refrigerante é totalmente dispensável. Se for o perfil dos noivos e dos convidados o vinho pode ser interessante para harmonizar com os queijos. Bebida alcoólica em geral não consta no cardápio original do brunch, por isso é totalmente dispensável, mas se os noivos não quiserem abrir mão, a sugestão é que ela seja servida apenas para um brinde com os convidados, no caso de espumante, ou para acompanhar uma massa ou um escondidinho servido em bowls no caso da cerveja que é paixão brasileira.
– Cortejo e Cerimônia estilo americano – com mulheres de um lado e homens do outro (sem casal de padrinhos). Mas se você pensa em ter casais de padrinhos não há problema também;
– Troca de votos personalizados;
– Clima leve e descontraído, tanto na cerimônia como na festa;
– Noivos interagindo com os convidados do começo ao fim;
– Bolo de verdade e bem gostoso para servir os convidados.
Não, necessariamente. “O que eu costumo dizer aos noivos é que a perfeição mora nos detalhes. Uma frase que eu amo que norteia meu trabalho e está, inclusive, enfatizada com destaque no meu site foi o pintor Michelangelo quem disse: ‘A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe’. Portanto, se os noivos focarem nos detalhes de forma geral – na mesa posta, na disposição dos itens do brunch, em peças diferenciadas, em um convite e itens de papelaria bem feito, além de detalhes DIY na decoração, o casamento, além de super diferenciado, passará um ar de sofisticado pelo simples fato de ficar “com cara de festa padrão”.
Vantagens:– Perfeito para casais que amam café da manhã e tudo o que tem nessa refeição;
– A variedade do cardápio costuma agradar todo mundo com mais facilidade – é mais fácil do que pensar em um cardápio de jantar ou almoço tradicional onde o prato principal, na maioria das vezes, uma massa e uma carne, nem sempre agrada todo mundo. No brunch as opções são variadas e é também uma excelente oportunidade para apresentar itens típicos da culinária brasileira a convidados estrangeiros;
– Os convidados não precisam se preocupar tanto com os trajes da festa, já que o esporte fino é um traje que a maioria das pessoas tem no guarda roupa;
– A mesa posta é diferente, o sousplat dá lugar a pratinhos de sobremesa e a taça de vinho dá lugar às xícaras. A mesa posta fica linda e super charmosa.
– É uma excelente oportunidade de se diferenciar do casamento das amigas;
– Economia em alguns itens – casamentos de dia não demandam investimento em iluminação, nem necessitam de variedade de bebidas alcoólicas (whisky, por exemplo, é um item fora do cardápio), não precisa de mesa de café para finalização, locar xícara é mais barato que o valor de locação de um sousplat;
– Noivos e convidados aproveitam a festa e não ficam tão cansados quanto uma balada;
– As crianças ficam acordadas o tempo todo (exceto bebês) curtindo a festa. É um evento excelente para os noivos que têm bastante amigos com filhos pequenos.
– Se o casamento for no domingo é possível encontrar valores diferenciados para locação do espaço (no caso de brunch realizados em casas de festas), mas se o seu desejo for casamento na igreja, lembre-se que domingo é o dia que concentra o maior número de missas e dificilmente você vai encontrar uma igreja que realize casamentos neste dia da semana.
– Se houver orçamento disponível você pode deixar em cima do lugar de cada convidado uma xícara contendo uma suculenta ou um bule com florzinhas ou mesmo um potinho de geléia feito por alguém da família para os convidados levarem para casa de lembrança. Além de ser um mimo super fofo, a mesa fica linda e os convidados levam um pouquinho da sua festa pra casa.
Uau, quantas dicas valiosas, não é mesmo? Se você se identificou com este estilo de casamento aproveite para anotar tudo e planejar com carinho o seu casamento tipo brunch.
Deixa seu feedback!