Vou compartilhar com vcs alguns cálculos de como dividir alguns itens no dia da festa. Eu fiz esse cálculo para o meu noivado que seria ano passado mas tivemos que protelar, então será no próximo mês.
Espero poder ajudar vcs que planejam fazer algo parecido ou uma festa mais simples por conta própria

BEBIDAS
Refrigerante: em média cada pessoa consome 600ml de refri em uma festa de 5/6h de duração. Melhor opção é garrafa de 2L ou mais, refri em lata acaba ocupando mais espaço pra armazenar antes da festa e aumenta MUITO a quantidade de lixo depois. Financeiramente também é mais viável a garrafa, uma pet de 3L custa em média 7.00, uma latinha de 350 da mesma marca sai 1.50.
Para a garrafa calcular:
- 1 garrafa de 2L para cada 3 pessoas;
- 1 garrafa de 3L para cada 5 pessoas ou 2 garrafas para cada 12 pessoas (a maioria das garrafas são de 3.300ml);
Única desvantagem da garrafa pet é que as pessoas consomem mais, na latinha por segurar mais o gás acabam consumindo menos.
Para quem preferir a latinha, calcular 1 Lata de 350ml por pessoa ou 2 de 269ml para cada pessoa (latas assim concentram menos gás);
Dica: refrigerante "caçulinha" (garrafinhas de 237ml) não compensam, saciam muito pouco as pessoas consomem muito e aumentam muito a quantidade de lixo no dia, além do preço enganar muito.
Obs: se for servir cerveja ou outras bebidas, diminuir 10% da quantidade.
Cerveja:
O preço varia muito de marca pra marca e também vai do gosto da festa, mas em geral as latinhas são sempre as mais baratas, tanto as de 269 quanto as de 350ml. Long neck compensa quando consegue encontrar uma boa promoção, mas tem um pouco menos (330ml) e demoram um pouco mais pra gelar.
Lógico que tem sempre quem bebe mais ou menos, mas a média é de 500ml por pessoa.
Na latinha calcular:
- 4 latas de 350ml para cada 3 pessoas;
- 2 latas de 269ml por pessoa;
- 1 garrafa de 750ml para cada 2 pessoas;
- 2 garrafas litrão para cada 5 pessoas;
Existem empresas que fazem aluguel de máquina de chopp, mas não achei que compensa, consumindo tudo ou não eles cobram a mesma quantidade (geralmente 30 ou 50L) e também tem uma quantidade máxima de horas que eles locam.
Whisky/Vodka/Cachaça/etc
Depende muito de festa pra festa, importante conhecer seu tipo de convidado antes de comprar, até pq em geral essas bebidas não são servidas puras, e grande parte não toma.
Considerando uma festa de 5/6h uma pessoa toma em média 1 ou 2 drinks de destilados, até pq essas bebidas são fortes e "sobem" rápido rs
Em média um drink tem no máximo 50ml de álcool, então calcular 100ml por pessoa que bebe, se achar que o seu tipo de convidado bebe mais colocar 150ml, parece pouco mas é bem suficiente, bebidas mais fortes não dá pra consumir muito.
Água
É o mais tranquilo, até pq se comparado as outras bebidas é bem barato. Eu comprei no atacado aqueles copos de água de 350ml, paguei 0.42 em cada, uma caixa com 48 saiu um pouco mais de 16 reais. Poucas pessoas acabam bebendo, acaba saindo mais na saideira, mas 1 copo por pessoa é o suficiente, se quiser economizar mais, 1 galao de 20L custa menos de 10 reais e dá tranquilo.
Outra dica rs: nao compensa muito servir gim com tônica na festa, os dois são caros, pouca gente toma e geralmente tem que ter limão siciliano pra acompanhar que não é nada barato.
Suco e outros;
Não achei que compensa colocar, se for fazer direto da fruta tem que fazer na hora então precisa ter cozinha com equipamentos e o preço das frutas variam muito durante o ano.
É melhor pesquisar entre os convidados quem não toma refrigerante e outras bebidas e fazer mais isoladamente, ou se quiser deixar com mais opção, aqueles sucos prontos que dissolvem na água podem ser uma alternativa.
Suco de caixinha/nectar/soja costumam ser caros, melhor servir em pouca quantidade e só se for pra criança.
COPOS E EMBALAGENS
Copo descartável: o melhor é o de 300ml, nem muito grande e nem muito pequeno, em média 4 por pessoa (uma embalagem com 200 é em torno de 5 reais, então não sai caro), se sobrar sempre usa depois, então nunca é demais.
Para não servir drink em copo descartável mas sem ter que ser o de vidro, uma boa opção é o de acrílico, que é um pouco mais firme e não é caro. 1 copo de acrílico por pessoa que bebe é o suficiente, por ser um pouco mais firme as pessoas não jogam fora.
Guardanapos: dependendo do que for servir acaba indo bastante, principalmente se for salgadinhos. Para uma festa de 100 pessoas eu acredito que 10 pacotes de 50 são suficientes, se sobrar também é sempre útil depois.
Outras coisas que valem mais a pena:
- sachês de ketchup/mostarda/maionese: uma caixa com 175 custa em média 10 reais, compensa muito mais que comprar aqueles frascos;
Como cardápio depende muito de caso para caso, eu faço um post só com dicas de como alguns cálculos podem ajudar, se não esse aqui fica muito longo rs
Espero ter ajudado vcs!