Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais

Carta Bispo

Paula, dia 16 de Janeiro de 2023 às 15:03 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 12
Boa tarde pessoal, tudo bem?

Alguém teria algum modelo de carta de liberação para casamento fora do tempo para ser enviado ao bispo?
Desde já, agradeço!

12 Respostas

Última atividade por Kássia, dia 18 de Janeiro de 2023 às 08:35
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha, não quero lhe desanimar, mas acredito que demore o processo para a resposta, e que normalmente vem negado

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Paula eu acho a forma mais segura para ser sincera, ainda mais que a paróquia é pertinho. Pelo menos vocês recebem o sacramento da forma que eles exigem e creio eu que o padre aceitará fazer a benção da cerimonia após isso. Estou na torcida Smiley heart

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Thais! Vou verificar as informações. Está tudo bem confuso né?
    Uns falam que pode, outros falam que não… se for dessa forma ainda está bacana! Moro em frente a minha paróquia e seria bem tranquilo fazer desse jeito
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pelas informações que tive, eles podem celebrar fora da igreja, porém não é reconhecido como o Matrimonio. A opção que deram na época era: Eu me casar antes na igreja, meu noivo e eu e mais duas testemunhas apenas e após isso teria uma benção fora da igreja caso o Padre estivesse disposto a ir. Mas só seria validada se eu me casasse dentro da igreja católica.

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dê uma olhada o quanto antes pra não acabar tendo essa surpresa em cima da hora. No meu caso, eu tive que abandonar completamente a ideia celebrar com o padre. Quando começamos a organizar as coisas em 2019 eles ainda faziam fora da igreja. Mas aí em 2021 já estava vetado, nem mesmo a benção o padre podia ir fazer, e no final resolvemos por manter o casamento ao ar livre e contratar o celebrante. Não arrependi de jeito nenhum, mas é um estresse desnecessário né. Tente confirmar com o padre e a administração da paróquia, deixe claro que quer o sacramento fora da igreja e veja se é permitido mesmo

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que estranho! No curso de noivos que fiz disseram que era permitido, o padre que vai me casar será romano e o pessoal da minha paróquia aqui também foi super tranquilo em relação a isso.
    Vou pesquisar um pouco melhor!

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Paula, concordo com a Camila. Em lugar nenhum isso é permitido, até onde eu sei. Dentro da igreja católica romana só se recebe o sacramento na igreja, e isso vem do vaticano mesmo, nunca vi na vida abrirem exceção. Eu mesma ia casar só com os pais e padrinhos e depois receber a bênção ao ar livre, como se fosse a cerimônia e foi vetado. Não fazem nada de nada que possa ser tomado como o sacramento fora da igreja. Acabei contratando um celebrante por isso.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Moro em BH e alguns padres romanos celebram fora da igreja sim. O meu padre mesmo, ele é romano e celebra. Pode ser que isso mude de estado, não sei. Mas o que me foi passado é que é tranquilo. É um trâmite semelhante ao casamento no templo, só tem em anexo a minha carta ao bispo + a carta do padre responsável pela paróquia que dei a entrada
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bispos da Igreja Católica Apostólica Romana não autorizam sacramento fora da Igreja. A chance da secretaria paroquial ter se equivocado é grande. Os padres não podem celebrar fora da Igreja.

O que pode ser feito é você receber o sacramento você, o noivo e os pais / padrinhos, e no local da festa uma bênção, mas nada que simule o sacramento de fato.

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estranho ela ter falado isso, até pq os sacramentos são recebidos dentro da igreja. Vc pode começar escrevendo seu nome e informando que gostaria de autorização para realizar o casamento e deixar claro o porquê.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A secretaria da minha paróquia me informou que era tranquilo. Disse que não havia um modelo específico, mas gostaria que alguém que já passou por essa situação, me dissesse pelo menos como começar a carta kkkkk
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde, noivinha. Esse tipo de carta não tem modelo. Tomara que consiga, pq é muito raro isso acontecer.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas