Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Macele
Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais

Carta para pedir autorização ao bispo para casar fora da igreja católica

Macele, dia 3 de Janeiro de 2023 às 19:57 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 17

Boa noite pessoal!

Me caso em julho desse ano, e estou com bastante dificuldade de elaborar uma carta para pedir autorização para o bispo, dizendo os motivos que quero me casar fora da igreja católica, mas com um padre realizando o meu casamento.

Alguém por aqui já passou por isso e pode me ajudar? Enviando algum modelo de carta. Agradeço imensamente!

17 Respostas

Última atividade por Fran, dia 3 de Maio de 2024 às 13:22
  • Fran
    Noiva Novata Setembro 2024 Minas Gerais
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá também queria um modelo!

    • Responder
  • Douglas Parreiras
    Noivo Ativo Agosto 2024 Minas Gerais
    Douglas Parreiras ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Poly, aqui na minha paróquia eu conversei com o padre e não é proibido nao, o que acontece é que muitos padres tentam reter essa celebração para arrecadar doação para igreja, o que até faz um pouco de sentido, mas não é proibido não, nao tem legislação canonica pra isso nao, pelo menos foi o que ele falou e eu consegui sim, padres para realizar minha cerimônia ♥

    • Responder
  • Laysa
    Noiva Novata Julho 2024 Minas Gerais
    Laysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii Luiza!

    Pode me enviar o modelo da sua carta por e-mail?
    ************@*******.***

    • Responder
  • JULIANA
    Noiva Novata Fevereiro 2024 Minas Gerais
    JULIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gente fui na igreja conversei com o padre é possível sim fazer a cerimônia/sacramento fora das dependências da igreja, porém não são todos os padres que realizam, é preciso enviar uma carta para o bispo pedindo a autorização para realização fora da igreja e nessa carta tem que colocar a justificativa, e o local onde será realizada a cerimônia e o padre disse que não tem um modelo, padrão e que não sabe qual o critério usado para liberar ou não. E geralmente a resposta vem em 15 dias.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deu certo ? Estou em processo e bastante apreensiva rs
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você conseguiu? Como foi ? Conta para nós!
    Estou em processo e fico bastante apreensiva.
    • Responder
  • Jordana
    Noiva Novata Junho 2024 Goiás
    Jordana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii, você tem o modelo da carta ?
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Setembro 2024 Minas Gerais
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Luiza, fui orientada pelo diácono isso, mas ele disse que pra autorizar é preciso de um motivo plausível.
    Você tem modelo pra compartilhar? Ou de fato tinha um motivo que não envolvesse sonhos, desejo...

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Setembro 2023 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, vocês estão desatualizadas. A igreja católica apostólica romana permite SIM o sacramento do casamento fora da igreja, inclusive enviei a minha carta ao bispo solicitando a autorização hoje, e 3 amigas já receberam o sacramento dessa forma. Basta seguir os trâmites e burocracias da igreja.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Maio 2023 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha, é possível sim… Já iniciei meu processo na igreja e estou enviando hoje a carta para a cúria fazendo a solicitação de autorização. É necessário que você já tenha o padre ou diácono que vai celebrar seu casamento pois ele precisa enviar um termo de compromisso assumindo a celebração.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa galera, o casamento fora da igreja já é liberado. Entretanto, é difícil conseguir um padre que o faça. Caso já tenha o padre, basta entrar com o processo na paróquia de residência da noiva, levar todas as documentações e o processo é um pouco mais demorado por causa dessa liberação do bispo. Não sei como seria essa carta, também estou buscando modelos para fazer o envio, mas é possível sim!
    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha noivinha !
    PAra esse ano o pedido está bem em cima da hora, visto que pode levar anos para a resposta, que nem sempre é boa. Pois cerimônia fora da igreja não é permitido

    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, o casamento fora da igreja católica não é considerado matrimonio, apenas uma benção mesmo. Você pode casar na igreja, você, seu noivo e os pais por exemplo, algo simples para receber a benção do matrimonio, e ver se o padre pode ir até a cerimonia abençoar a cerimonia. Tem também os padres Anglicanos, eles são autorizados porém também não é considerado matrimonio perante a igreja.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente, nenhum bispo vai autorizar você casar desse jeito, por que é proibido.

    A Igreja Católica Apostólica Romana não permite nenhum sacramento fora da igreja (em salões, chácaras, sítios, etc). É um estresse que você vai passar. A Igreja não abre nenhuma exceção.

    O que pode ser feito, por exemplo, é você receber o sacramento dentro da igreja somente você, seu noivo e duas testemunhas. E No local que você escolher pra sua festa, receber uma bênção, mas nada que se assemelhe com o sacramento.

    Pode haver padres da igreja católica renovada ou brasileira que celebrem fora da igreja, porém esta celebração é nula para a Igreja Católica Apostólica Romana. E aí em algum momento (para batizar alguém, por exemplo), vocês terão problemas, precisando receber o sacramento antes de batizar

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Macele, sem querer ser o balde de água fria - mas sendo: eu nem perderia tempo com isso. É proibido qualquer padre realizar celebração de casamento fora da igreja católica. Por aqui tive o mesmo problema e resolvi contratar um celebrante pra poder fazer meu casamento ao ar livre. Eles justificam que o casamento é sobre o sacramento, não é algo que deve ser feito pra tirar foto e festejar, e o sacramento é dado somente dentro da igreja. Não podem abrir exceções se não todo mundo vai querer, afinal vão ter fotos do padre realizando o casamento fora da igreja e etc. O que você pode fazer é casar na igreja apenas com as testemunhas e depois fazer o casamento ao ar livre com um celebrante.

    • Responder
  • K
    Noiva Constante Janeiro 2023 Minas Gerais
    Karolainy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que seria mais fácil você chamar um celebrante porque sacramento só é recebido na igreja, então vai ficar como você não foi casada no religioso.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é bem delicado. Sou católica e isso é mto difícil de acontecer, pq sacramentos são recebidos apenas na igreja que é um lugar sacro.
    Já pensou na ideia de casar na igreja antes e no dia chamar algum celebrante?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas