Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Macele
Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais

Carta para pedir autorização ao bispo para casar fora da igreja católica

Macele, dia 3 de Janeiro de 2023 às 19:57 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 27

Boa noite pessoal!

Me caso em julho desse ano, e estou com bastante dificuldade de elaborar uma carta para pedir autorização para o bispo, dizendo os motivos que quero me casar fora da igreja católica, mas com um padre realizando o meu casamento.

Alguém por aqui já passou por isso e pode me ajudar? Enviando algum modelo de carta. Agradeço imensamente!

27 Respostas

Última atividade por Elizabeth, dia 15 de Janeiro de 2025 às 15:39
  • Elizabeth
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Rio Grande do Sul
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente acho que é pouco provável que vocês consigam a liberação, pois a igreja católica romana é bem tradicional quanto ao local que o matrimônio deve ser realizado. Eles até fazem cerimônia externa, mas até aonde eu sei o local precisa ter uma capela/igreja mesmo que essa seja em propriedade particular. A orientação que os padres nos deram foi ter o casamento religioso antes (pode ser bem simples, apenas os noivos e testemunhas) e outro momento com o casamento externo como simbólico, uma vez que pra igreja o que vale oficialmente é na capela. A gente fez dessa forma, dois momentos de casamento. Pode ser que seja algo que varie entre as diferentes localidades, mas aqui no Rio Grande do Sul não conheço nenhum conhecido que conseguiu a liberação.
    • Responder
  • Josiane
    Noiva Principiante Junho 2025 Minas Gerais
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, !

Vc consegui fazer a carta? Também estou tentando? Sou de BH e vc?

• Responder
  • Josiane
    Noiva Principiante Junho 2025 Minas Gerais
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, !

Vc consegui fazer a carta? Também estou tentando? Sou de BH e vc?

• Responder
  • Elizabeth
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Rio Grande do Sul
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, a igreja católica é bem tradicional sobre o matrimônio. Se vocês fazem questão do casamento na igreja, talvez a ideia de dois momentos separados seja o melhor caminho. Nós fizemos 2 cerimônias, uma a portas fechadas na igreja com pais e padrinhos (bem simples, sem decoração nem nada) para oficializar na igreja e receber a benção. Depois, fizemos outra em local externo escolhido para socializar com família e amigos.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Janeiro 2025 Minas Gerais
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Luiza poderia me mandar sua carta?
    • Responder
  • Cibele
    Noiva Novata Abril 2026 São Paulo Estado
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A orientação que o padre me deu foi de fazer o casamento antes (pode ser bem simples, apenas os noivos e testemunhas) e no dia do casamento podemos fazer uma celebração similar ao casamento mas apenas simbólico.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Abril 2027 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cibele, como foi a conversa? Moro perto de Osasco e queria mto saber se isso realmente é possível
    • Responder
  • Ygor
    Noivo Novato outubro 2026 São Paulo
    Ygor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Luiza. Quais trâmites seria essa? Pq eu conversei com um padre amigo e ele me disse que seria impossível. Até mesmo se eu pedisse para o bispo
    • Responder
  • Cibele
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Luiza, qual a região de vocês? Pergunto pois sou de Osasco-sp e vou conversar essa semana com o padre da minha paróquia para tentar
    • Responder
  • Cibele
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii Douglas, qual região você mora? Eu vou tentar essa semana conversar com o padre da minha paróquia, moro na região de Osasco-SP
    • Responder
  • Fran
    Noiva Novata Setembro 2024 Minas Gerais
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá também queria um modelo!

• Responder
  • Douglas Parreiras
    Noivo Ativo Agosto 2024 Minas Gerais
    Douglas Parreiras ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Poly, aqui na minha paróquia eu conversei com o padre e não é proibido nao, o que acontece é que muitos padres tentam reter essa celebração para arrecadar doação para igreja, o que até faz um pouco de sentido, mas não é proibido não, nao tem legislação canonica pra isso nao, pelo menos foi o que ele falou e eu consegui sim, padres para realizar minha cerimônia ♥

• Responder
  • Laysa
    Noiva Novata Julho 2024 Minas Gerais
    Laysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Luiza!

Pode me enviar o modelo da sua carta por e-mail?
    ************@*******.***

• Responder
  • JULIANA
    Noiva Novata Fevereiro 2024 Minas Gerais
    JULIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gente fui na igreja conversei com o padre é possível sim fazer a cerimônia/sacramento fora das dependências da igreja, porém não são todos os padres que realizam, é preciso enviar uma carta para o bispo pedindo a autorização para realização fora da igreja e nessa carta tem que colocar a justificativa, e o local onde será realizada a cerimônia e o padre disse que não tem um modelo, padrão e que não sabe qual o critério usado para liberar ou não. E geralmente a resposta vem em 15 dias.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deu certo ? Estou em processo e bastante apreensiva rs
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você conseguiu? Como foi ? Conta para nós!
    Estou em processo e fico bastante apreensiva.
    • Responder
  • Jordana
    Noiva Novata Junho 2024 Goiás
    Jordana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii, você tem o modelo da carta ?
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Setembro 2024 Minas Gerais
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Luiza, fui orientada pelo diácono isso, mas ele disse que pra autorizar é preciso de um motivo plausível.
    Você tem modelo pra compartilhar? Ou de fato tinha um motivo que não envolvesse sonhos, desejo...

• Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Setembro 2023 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, vocês estão desatualizadas. A igreja católica apostólica romana permite SIM o sacramento do casamento fora da igreja, inclusive enviei a minha carta ao bispo solicitando a autorização hoje, e 3 amigas já receberam o sacramento dessa forma. Basta seguir os trâmites e burocracias da igreja.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Maio 2023 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha, é possível sim… Já iniciei meu processo na igreja e estou enviando hoje a carta para a cúria fazendo a solicitação de autorização. É necessário que você já tenha o padre ou diácono que vai celebrar seu casamento pois ele precisa enviar um termo de compromisso assumindo a celebração.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Novata Julho 2023 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa galera, o casamento fora da igreja já é liberado. Entretanto, é difícil conseguir um padre que o faça. Caso já tenha o padre, basta entrar com o processo na paróquia de residência da noiva, levar todas as documentações e o processo é um pouco mais demorado por causa dessa liberação do bispo. Não sei como seria essa carta, também estou buscando modelos para fazer o envio, mas é possível sim!
    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha !
    PAra esse ano o pedido está bem em cima da hora, visto que pode levar anos para a resposta, que nem sempre é boa. Pois cerimônia fora da igreja não é permitido

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, o casamento fora da igreja católica não é considerado matrimonio, apenas uma benção mesmo. Você pode casar na igreja, você, seu noivo e os pais por exemplo, algo simples para receber a benção do matrimonio, e ver se o padre pode ir até a cerimonia abençoar a cerimonia. Tem também os padres Anglicanos, eles são autorizados porém também não é considerado matrimonio perante a igreja.

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente, nenhum bispo vai autorizar você casar desse jeito, por que é proibido.

A Igreja Católica Apostólica Romana não permite nenhum sacramento fora da igreja (em salões, chácaras, sítios, etc). É um estresse que você vai passar. A Igreja não abre nenhuma exceção.

O que pode ser feito, por exemplo, é você receber o sacramento dentro da igreja somente você, seu noivo e duas testemunhas. E No local que você escolher pra sua festa, receber uma bênção, mas nada que se assemelhe com o sacramento.

Pode haver padres da igreja católica renovada ou brasileira que celebrem fora da igreja, porém esta celebração é nula para a Igreja Católica Apostólica Romana. E aí em algum momento (para batizar alguém, por exemplo), vocês terão problemas, precisando receber o sacramento antes de batizar

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Macele, sem querer ser o balde de água fria - mas sendo: eu nem perderia tempo com isso. É proibido qualquer padre realizar celebração de casamento fora da igreja católica. Por aqui tive o mesmo problema e resolvi contratar um celebrante pra poder fazer meu casamento ao ar livre. Eles justificam que o casamento é sobre o sacramento, não é algo que deve ser feito pra tirar foto e festejar, e o sacramento é dado somente dentro da igreja. Não podem abrir exceções se não todo mundo vai querer, afinal vão ter fotos do padre realizando o casamento fora da igreja e etc. O que você pode fazer é casar na igreja apenas com as testemunhas e depois fazer o casamento ao ar livre com um celebrante.

• Responder
  • K
    Noiva Constante Janeiro 2023 Minas Gerais
    Karolainy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que seria mais fácil você chamar um celebrante porque sacramento só é recebido na igreja, então vai ficar como você não foi casada no religioso.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é bem delicado. Sou católica e isso é mto difícil de acontecer, pq sacramentos são recebidos apenas na igreja que é um lugar sacro.
    Já pensou na ideia de casar na igreja antes e no dia chamar algum celebrante?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas