Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Casal x Familia

Nathalie, dia 10 de Junho de 2020 às 17:14 Publicado em Fórum Festa 0 31
Oi ou gente!!!!!

Então, tenho visto algumas noivas por aqui desesperadas porque as ideias do casal não estão batendo com a dos parentes.
Ex: vocês querem algo simples. A família quer festa pra 300 pessoas e ainda acusam vocês de egoísta A.
Aí vem ela: a culpa. É meu pai/mãe/sogro/sogra/cachorro/papagaio/periquito (insira o parentesco aqui).
Olha, não sei se sou eu que sou desprendida, talvez pela minha configuração familiar, eu acho, mas penso que certas decisões dizem respeito apenas a nós.
Ex: meus pais têm ambos a profissão X. Eles queriam que eu seguisse. Eu disse que não. Eles ameaçaram não pagar. Eu disse: ok, vou correr atrás de trabalho. A consciência doeu e meu pai falou, não vou deixar você sem profissão (ele podia pagar), se não deu a pública faça o que você quer. Eu fiz e não poderia ser mais feliz. E porque? Porque não caí na pilha/chantagem emocional.
Penso que o casamento é a mesma coisa. O pai/mãe/sogro/cachorro falou que "se não (insira a chantagem aqui) eu não vou". Minha resposta: ok, você que perde o meu casamento porque eu estarei lá. E finjo demência (ainda que por dentro esteja morrendo). Penso que é uma escolha da pessoa, não minha. Eu não vou abrir mão de uma realização pessoal pra agradar alguém.
Isso mudou pra mim quando passei a estudar mais psicologia e neurociência, além de me aprofundar na minha crença, no meu caso o catolicismo. Então tomei uma decisão de vida: a única pessoa que não desagrado é a Deus. O resto... Foi por amor a Deus que não fui ao casamento do meu pai (perante o que eu acredito ele está em pecado). É por amor a Deus que não tenho relações com meu namorado (é disse, olha se não quiser, tranquilo, mas comigo você não fica). Isso significa se sou perfeita? NÃO. Significa que simplifiquei minha vida.

Veja, a psicologia já provou que o se humano só consegue realmente processar uma coisa de cada vez. Ou seja: fazer malabarismo pra agradar todos no casamento suga as energias. Ao passo que se o foco for agradar o casal, o planejamento fica leve, divertido, prazeroso. E porque? Porque o foco principal é um só. As atitudes periféricas podem até agradar os demais no processo, mas o foco é a felicidade do casal.

Agora vamos a uma hipótese: o casal quer casar na Igreja, só os dois e os pais. O pai da noiva vem com o papo de que não aceita, que se não não vai, que o que vai falar pros amigos. Ai o casal sofre e cede. E quando vê não é sobre eles, é sobre agradar o pai dela, que aliás está pagando.
Percebe como a essência morre? Então galera, não caiam em pilhas, chantagens etc. É um exercício pra vida pois as pessoas nos respeitam mais e sabem onde pisar conosco.
Alinhem suas prioridades e tenham como foco: isso vai nos fazer felizes? Se sim, bora. Se não, deixe quem fala espernear sozinho. Você não está fazendo nada demais, só está sendo feliz.

31 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 16 de Junho de 2020 às 12:21
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo. Firme sem ser mau educado!!
    • Responder
  • Bruna Luiza
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Rio de Janeiro
    Bruna Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muita gente tem esse problema, basta ser firme o bastante.
    Nunca dei confiança pra ninguém falar um A .... e seguirei assim!

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!!!! E quando entendemos e aceitamos isso, a vida fica mais leve.
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é exatamente assim.... família é tudo igual, só muda o endereço kkkkkkkk

sempre vai ter o povinho do contra... mas o que importa é a opinião do casal... afinal.. o dia é DELES!

• Responder
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Certíssima!!!!
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim Nath, é exatamente isso com a gnt aqui!

Não da pra os pais colocarem as expectativas em cima da realização dos filhos... e quererem a qualquer custo que eles aceitem!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Emily, que legal a parceria!!!! Principalmente pq eles dão liberdade enquanto são equipe de apoio. Vem o Conselho que a gente pondera, mas no fim vcs escolhem.

Bem isso. Acho que o ceder só se for fazer feliz o casal. Mas aí já não é ceder, é aceitar a sugestão. Se as pessoas não se realizaram, paciência. Lidem com isso sem atrapalhar as nossas !
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nath, ÓTIMO DEBATE! Eu penso exatamente como você.. sou mto parceira dos meus pais, compartilhamos tudo em casa, temos uma relação mega aberta, mas tbm sou muito independente, faço minhas escolhas e eles respeitam!

Com o casamento não está sendo diferente, eu e meu noivo estamos escolhendo tudo do nosso jeito, do nosso gosto, da forma que sempre sonhamos, compartilhamos tudo com nossos pais, contamos cada fornecedor contratado, falamos sempre das visitamos que vamos, o que achamos e tudo... mas quem escolhe somos nós... entender isso é poder ter esse suporte por trás é ótimo...
    Mas quem não tem, não acho que deva ceder, não podemos deixar os nossos gostos e realizações pessoais por outra pessoa...
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Faça sim, Nathalie! Saúde metal é muito importante, e não recebe a devida atenção!

Acho que é um exercício constante na verdade, precisamos sempre lutar por nossa saúde mental.

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você foi cirúrgica! Ao focar no não sofrimento alheio, nos não só estragamos a nossa vida como estragamos a dos outros.

Ex: uma mãe quer evitar ao máximo que o filho sofra. Porém ao não permitir os tropeços (e aprender com eles ), cria um ser humano inapto a frustrações e a resolver os próprios problemas. O resultado está na geração dependente, incapaz de falar receber ou falar não pelo medo da frustração/ rejeição. Não tô falando que mãe a ou b está certa ou errada, estou falando que na ânsia por evitar o sofrimento, acabamos tendo um sofrimento maior que se tivéssemos tido só o primeiro. E é isso que temos que saber dosar. Não é fácil e tenho certeza que uma mãe não faz isso de proteger por mal. Mas estamos numa época que é muito fácil contornar sofrimentos devido à tecnologia etc. E isso está gerando pessoas cada vez mais emocionalmente fracas. Pois pela falta de tempo e cansaço, é mais fácil distrair um filho do que ajudá-lo a lidar com aquele sentimento. Mesma coisa os adultos. E a pessoa não tá errada porque ela também é vítima do excesso de informação. Compara-se muito, quer-se muito competir. É o melhor que importa. E as emoções ficam de lado.
    Mas eu penso assim talvez de tanto estudar comportamento humano, traumas, etc. Infelizmente não é todo mundo que tem acesso, ou não se interessa em conhecer. Mas acredite, ao conhecer o comportamento humano, nossas relações ficam mais leves!!!!!!

Trazendo pro universo casamento, é tipo a máxima que vemos muito aqui: se (insira alguém) não fizer isso é porque não gosta de você. Oiiiiii???? Então quer dizer que o conceito de gostar é dizer amém pra tudo que a pessoa quer, independente se isso fere a ela própria? Que gostar é esse? Que respeito é esse? Tem gente que nos ama mas fazer o que queremos está aquem das possibilidades dela, seja emocional, seja o que for. E tudo bem! Tolerar é respeitar o espaço do outro.
    E se a família não da esse espaço, é como voce falou: ou da uma dura, ou entra por um ouvido e sai pelo outro e segue o baile.
    Desculpe o texto hahahah empolguei. Talvez eu faça mais debates assim. Creio que divulgar conhecimento e debater de forma saudável nunca é demais!
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente, Nathalie! Mesmo porque na tentativa de fazer os outros não sofrerem, nós é que acabamos sofrendo. Não vale a pena!

Se uma pessoa tem facilidade em se posicionar sobre assuntos do casamento de forma mais firme, já deixa resolvido no momento da intromissão. Quando não tem essa facilidade, apenas ouça e no final das contas, faça de acordo com os sonhos do casal.

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem assim mesmo. A família será eu, ele e as crias que Deus mandar. ☺️
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhhh que lindo!!!! ❤️❤️
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você está certíssima
    Nem tenho o que por mais aí kkkkkkk
    E por mais casais com esse pensamentoPara n “sofrerem” tanto durante esse processo é também ao longo da vida em si
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Carol!!!!! A nossa cultura é feita de culpabilizar quem pensa em si. Talvez, na minha opinião, pela interpretação equivocada da Escritura no sentido da solidariedade. Sim, a escritura nos pede pra ser solidários, mas nós diz pra amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Ora, como vamos amar ao próximo sem nos amarmos primeiro? Amar ao próximo não é dar tudo o que ele quer, nos deixar sugar, até pq Deus não quer isso. Amar ao próximo é se doar no sentido de que ele tenha a alegria (ágape) que o cristão tem. É aceitar o próximo como ele é, mas também é ter a liberdade de nos colocar para que ele nos respeite como somos. E também se colocar de modo que o outro perceba que também precisa ceder.

E falar esses nãos no processo de casar faz parte disso, além de deixar claro: o homem deixa pai e mãe. O deixar é isso, deixar claro que agora tem a vida da outra família. E como voce bem pontuou, se não corta quando casa, na hora que vem os filhos tá palpitando, causando discórdia entre o casal, indo na casa do casal palpitar na arrumação dos móveis, no que comem e por aí vai. Opinião é uma coisa, e devemos refletir, isso também é cristão. Mas daí deixar mandar é ser escravo da afetividade.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eh bem isso viu?
    Eh um exercício de libertação e auto cuidado
    O momento eh nosso e temos que torná-lo para a gt Se a gt n se impor eh uma porta aberta sem freioQuando tiver filho entãoAí que falam
    Muito bom seu posicionamento Acho que opiniões são válidas simQuando pedidas e filtradas A gt n pode eh deixar de ser quem somos e fazer o que querermos em prol dos outrosNos sacrificando
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal!!! É bom quando respeitam nosso espaço. Eu sou da opinião que quem quer respeito respeita primeiro. E aí tudo flui.
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Nathalie, perfeito o debate!
    Por aqui minha mãe sempre me apoiou em tudo, nunca tive muito esse problema, ainda bem. Mas concordo com tudo que disse.

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana é isso!!!! Você falou absolutamente tudo: casamento é sacramento. Passou disso é acessório e é desnecessário (via de regra). Pois fora o sacramento, necessário é o que satisfaz uma necessidade (neurociência explica).

Que bom que a família dele é de boa!!!! E quanto a sua, força que vai dar certo. O primeiro passo você já deu que é se manter firme. E na hora que o sentimento bater, você tem ele pra te amparar. No fim, ele será sua família após se casarem, os demais viram parentes.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí Camila!!!! E ótima sua resposta, direta sem ser grossa. Acho que como a Eduarda falou, se a coisa flui de uma forma leve, as pessoas podem se surpreender. E no fim, até agrada os demais, mas o foco principal é mantido!!!!!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você em cada vírgula!! Por aqui falamos quem iríamos chamar para o casamento, teve alguns comentários mais ninguém fez chantagem, até porque deixei claro que quem não quisesse ir por nós não estarmos chamando fulano, que era pra avisar antes que aí eu já nem pagava o buffet haha.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalie,
    Concordo 100%. Casamento é sacramento, então tudo isso que a gente faz, festa e tal, já é acessório. Se a gente se deixar levar por pressões e chantagens a ponto de ficar infeliz com isso, aí sim que não tem sentido nenhum.
    Meu casamento será do meu jeito e com as pessoas que eu quero, pq se não for pra ser assim perde todo o sentido. A família do meu noivo é 100% de boa, não dão pitacos em nada, são as melhores pessoas pra se conviver.Já a minha família faz mais pressão e exigências, mas eu tenho sido firme e, por enquanto, estou conseguindo fazer tudo como eu quero sem maiores discussões. 😘
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Pra mim palavras mudam o mundo sabe? Pode não mudar o geral, o macro. Mas se mudar o mundo de UMA pessoa já vale. Porque o mundo daquela pessoa é tudo que ela tem!🥰
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nathalie, que lindas palavras! Estou de acordo com 100% do que vc escreveu. Quem dera todos os casais pudessem ler. Parabéns pelo conteúdo. ❤️
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito nane! O erro, a meu ver, do ser humano é querer tudo ao mesmo tempo. Muita gente se estressa com parente justamente porque não aceita esperar, se organizar pra se realizar. Aí vem ajuda de todo lado, o que não é ruim, desde que quem ajuda faça de coração, não fique impondo X ou Y. Por que aí a coisa perde o foco.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei!! Concordo muito com isso. Por aqui também não cedemos às chantagens e pressões dos outros, seja quem for. Fazemos quando queremos. Não significa que não escutamos, pelo contrário, somos muito ligados à família e pedimos conselhos, mas isso não significa que devemos acatar. Acho que devemos sempre seguir nossa vontade no casamento, o dia é nosso, mas justamente por isso deixamos para fazer a celebração somente quando pudéssemos pagar tudo, assim ninguém pode falar nada mesmo, rsrs.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poxa Eduarda que bacana! Seus pais são mesmo pessoas diferenciadas, parabéns!!!! Por aqui no casório minha mãe já se resignou: faz o que vc quiser. Meu pai tem a opinião irrelevante então... Minha sogra tá fazendo drama, mas larguei no colo dele, não vou me estressar. Ele que dome a fera kkkkk

E penso da mesma forma. Se surge no casal o desejo de agradar os pais por exemplo, se torna leve. Pq é espontâneo e o foco é a nossa felicidade: no caso, a felicidade em ver eles felizes veio sem pressão, de forma leve. Aliás pra mim toda relação tem que ser assim seja com pai, mãe, marido ou quem for. Respeitar o espaço do outro pode nos trazer surpresas imensas!

Imagino sua felicodade!
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graças a Deus NUNCA tive esse problema, nem em profissão, nem pra ficar no trabalho que não gostava, nem pra morar junto antes do casamento e muito menos pra festa! Aliás esta uma delícia preparar tudo, as vz chega uma opinião e eu falo: vou pensar e pronto sem dramas e chantagens por aqui! 🥰
    Falei pro meu pai que ele poderia chamar um amigo e minha mãe uma amiga... sei que eles tem mais um casal de amigos, que ficou de fora (deixei pra ver ql era) não me pediram nada... passou 1mes falei que o tal casal tava na lista, eles ficaram TÃO feliz, e ainda bem que pude fazer isso... agradei eles pq eles não me forçaram a isso! Veio do coração Smiley smile e eh assim que eh!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada!

Sim, isso mesmo!

Ele é sim, Nath! Graças a Deus!

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo testemunho! Realmente é por aí. Se ela ficou infeliz problema dela. O filho dela tava feliz e isso que importa. Imagino o que o seu marido passou. Mas crescer (amadurecer
    ) é isso né? Cortar o cordão foi mas é necessário. Isso já foi um ensaio pra vida, afinal agora ela vai pensar duas vezes antes de querer fazer chantagem emocional... E se você me permite, seu marido é um homem de muita fibra! Não é todo homem que tem esse pulso sabe, até pela nossa cultura. Parabéns!

Felicidades pra vocês.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente reflexão, Nath!

Muitas vezes pode acontecer pelo lado do noivo também, que foi o meu caso. Minha sogra fez muuuitas chantagens para o meu marido, esperando que ele cedesse, mas sempre ele falava firme e continuava com a nossa opção... Ele ficava detonado, uma vez chegou a chorar na minha frente por causa disso, mas não abriu mão de nenhum detalhe que eu ou ele queriamos. E no dia tava ela lá, infeliz porque nada foi do jeito dela, mas não deixou de ir, como tinha ameaçado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas