Oi ou gente!!!!!
Então, tenho visto algumas noivas por aqui desesperadas porque as ideias do casal não estão batendo com a dos parentes.
Ex: vocês querem algo simples. A família quer festa pra 300 pessoas e ainda acusam vocês de egoísta A.
Aí vem ela: a culpa. É meu pai/mãe/sogro/sogra/cachorro/papagaio/periquito (insira o parentesco aqui).
Olha, não sei se sou eu que sou desprendida, talvez pela minha configuração familiar, eu acho, mas penso que certas decisões dizem respeito apenas a nós.
Ex: meus pais têm ambos a profissão X. Eles queriam que eu seguisse. Eu disse que não. Eles ameaçaram não pagar. Eu disse: ok, vou correr atrás de trabalho. A consciência doeu e meu pai falou, não vou deixar você sem profissão (ele podia pagar), se não deu a pública faça o que você quer. Eu fiz e não poderia ser mais feliz. E porque? Porque não caí na pilha/chantagem emocional.
Penso que o casamento é a mesma coisa. O pai/mãe/sogro/cachorro falou que "se não (insira a chantagem aqui) eu não vou". Minha resposta: ok, você que perde o meu casamento porque eu estarei lá. E finjo demência (ainda que por dentro esteja morrendo). Penso que é uma escolha da pessoa, não minha. Eu não vou abrir mão de uma realização pessoal pra agradar alguém.
Isso mudou pra mim quando passei a estudar mais psicologia e neurociência, além de me aprofundar na minha crença, no meu caso o catolicismo. Então tomei uma decisão de vida: a única pessoa que não desagrado é a Deus. O resto... Foi por amor a Deus que não fui ao casamento do meu pai (perante o que eu acredito ele está em pecado). É por amor a Deus que não tenho relações com meu namorado (é disse, olha se não quiser, tranquilo, mas comigo você não fica). Isso significa se sou perfeita? NÃO. Significa que simplifiquei minha vida.
Veja, a psicologia já provou que o se humano só consegue realmente processar uma coisa de cada vez. Ou seja: fazer malabarismo pra agradar todos no casamento suga as energias. Ao passo que se o foco for agradar o casal, o planejamento fica leve, divertido, prazeroso. E porque? Porque o foco principal é um só. As atitudes periféricas podem até agradar os demais no processo, mas o foco é a felicidade do casal.
Agora vamos a uma hipótese: o casal quer casar na Igreja, só os dois e os pais. O pai da noiva vem com o papo de que não aceita, que se não não vai, que o que vai falar pros amigos. Ai o casal sofre e cede. E quando vê não é sobre eles, é sobre agradar o pai dela, que aliás está pagando.
Percebe como a essência morre? Então galera, não caiam em pilhas, chantagens etc. É um exercício pra vida pois as pessoas nos respeitam mais e sabem onde pisar conosco.
Alinhem suas prioridades e tenham como foco: isso vai nos fazer felizes? Se sim, bora. Se não, deixe quem fala espernear sozinho. Você não está fazendo nada demais, só está sendo feliz.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui
Artigos relacionados
Depois do casamento
O poder da terapia de casal na busca por uma relação mais...
Desentendimentos são parte da vida a dois, mas não precisam ser o fim. Com...
Conselhos para a vida em casal
48 ideias de fantasia de Halloween para casal que vão fazer...
Diversão sem susto: inspire-se em celebridades e personagens famosos para curtir...
Conselhos para a vida em casal
43 planos para fazer em casal pelo menos UMA VEZ na vida
Que tal dar um toque de aventura e romance ao relacionamento? Conheça estas...