Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danielly
Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo

Casamento ao ar livre e o sacramento da Igreja

Danielly, dia 8 de Março de 2022 às 22:01 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 23
Meu noivo é de uma família muito religiosa (católica), embora ele mesmo não o seja. Do meu lado ocorre o mesmo, mas somos evangélicos.


Como forma de ficarmos neutros, havíamos concordado em uma cerimônia ao ar livre, celebrada por um pastor e um padre.
Porém, o Bispo não aceitou nosso pedido para que o padre realizasse a cerimônia fora da igreja e, sendo assim, caso o fizesse, meu noivo não teria o sacramento da igreja.
Eu sempre quis casar ao ar livre, mas também entendo que para ele o sacramento é importante.
Por isso, gostaria da ajuda de vocês:
O que vocês fariam no meu lugar? Alguém já passou por isso e resolveu?

23 Respostas

Última atividade por Vitória, dia 16 de Março de 2022 às 03:30
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Dani. Olha a igreja católica é bem rígida com essa questão de regras, para ser sincera eu nem sei se vocês vão poder casar na paróquia porque eles geralmente exigem o sacramento, o crisma... Você já tentou se informar sobre?
    Eu acho que no seu caso em específico, eu faria a celebração com o juiz de paz. Porque eu entendo que se vc fizer no local aberto apenas com o pastor, a família do seu noivo ficará sentida... porém também não é justo você fazer na igreja católica e desconsiderar a sua família (porque provavelmente a igreja não vai permitir o pastor celebrar junto com o padre a cerimônia). Então para não ser injusta com nenhum dos lados, recorreria ao juiz de paz e continuaria com a ideia de fazer a cerimônia ao ar livre!
    • Responder
  • C
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou católica e sempre sonhei casar na igreja e meu noivo de família evangélica mas ele nao pratica, resolvemos casar na católica mesmo
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Minas Gerais
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, to passando por isso. Optei por casar ao ar livre com um celebrante e dois dias depois vamos fazer um casamento na sacristia. Apenas eu, o noivo e nossas mães. Foi uma forma que encontramos de agradar a todos.
    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bacana saber dessa possibilidade, Bruna. Certamente, irei considerá-la. Obrigada por compartilhar!

    • Responder
  • B
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento na igreja, não precisa de toda aquela pompa, vocês poderiam fazer uma cerimônia mais simples na sacristia da igreja onde receberiam o sacramento e a benção, e fariam uma cerimônia mais completa e para muitas pessoas, ao ar livre como sempre sonhou.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Fevereiro 2024 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já ouvi história de que um casal fez uma cerimônia na igreja católica só os dois e após fez uma cerimoniaria ao ar livre com os
    Convidados.

    Passo por uma situação parecida, somos também de religião diferente (no caso sou católica e ele evangélico), porém aceitou em casar na igreja para que eu possa receber o sacramento.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Vcs podem receber o sacramento num domingo após a missa (algumas igrejas fazem dessa forma - basta combinar antes) e depois fazer a cerimônia de vcs ao ar livre com um juiz de paz. Mantendo assim a neutralidade da cerimônia.

    • Responder
  • Nara
    Noiva Novata Setembro 2022 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou passando por isso ..
    Caso dia 4/09.
    A opção que encontrei foi cerimônia civil no local junto com a festa .Faremos depois uma cerimônia religiosa só eU meu noivo e nossos pais , será uma cerimônia simples e simbólica. Foi a melhor opção, não abro mão de casar ao ar livre e infelizmente a igreja católica n aceita fazer fora do local .Sou católica tb.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não foi tudo:


    Uma outra opção é vocês casarem na sacristia sem pompa. Porém, ainda assim será preciso uma dispensa para casamento de mista religião (que quem dá é o bispo tambem). Entre outras coisas que o padre explicará na entrevista, você se compromete que seus filhos serão católicos e que você jamais o impedirá de professar a fé dele.
    Quanto a ele, se compromete com os demais requisitos: abertura a vida, indissolubilidade e livre e espontânea vontade , que é o consentimento.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É só ele pedir a sanação radical após vocês se casarem. Assim o casamento civil de vocês é elevado a sacramento apenas pra ele.


    Diga pra ele conversar com o pároco dele como fazer esse processo. Ouuu vocês podem tentar uma dispensa de forma canônica para o casamento, assim um casamento feito por um pastor equivale a matrimônio. Realmente dispensa pra oratório privado é algo bem difícil de qualquer bispo autorizar. Os poucos casos que conheço foram onde um dos noivos estava de cama no hospital.
    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso, Ana! Eu fiquei muito feliz em saber que existe essa possibilidade, nossa... ♥

    Obrigada por compartilhar :-)

    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A Igreja Católica realmente não faz casamentos fora da Igreja, então sugiro que vocês façam uma pequena cerimonia na Igreja para receberam o sacramento, e façam a cerimonia principal ao ar livre com um pastor, já que na evangélica pode. Assim tem como fazer nas duas religiões.

    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, adorei! Obrigada pelo vídeo.

    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada por compartilhar sua opinião! ♥

    Acredito que irei fazer a cerimônia íntima mesmo, porque para o meu noivo é muito importante, e para os católicos - pelo o que entendi - se não for feito dentro da Igreja o casamento "não tem validade". Desta forma, não vejo por que não ceder, já que ainda assim terei a possibilidade de fazer o casamento ao ar livre, com um pastor celebrando.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, eu não sou católica, minha família é evangélica também, do meu noivo que são católicos. Mas, essa cena eu vi quando fomos no batizado da afilhada dele. Logo antes de as crianças virem pro batismo, o padre fez um casamento lá. E tudo isso foi no horário normal da missa de domingo de manhã.

    Não tenho conhecimento da igreja suficiente pra dizer se isso é normal ou não, mas aparentemente é sim.
    Essa moça casou na missa, achei o vídeo no YouTube.


    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Danielly, vocês podem casar somente vocês na igreja, ou no santíssimo, e depois casar ao ar livre com um juiz de paz.

    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Juraaa?? Não sabia que podia fazer uma cerimônia íntima, muito menos casar no meio da missa! Que bom que temos essa possibilidade, já tirou um peso do meu coração. Obrigada por compartihar! ♥

    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, eu não sabia que existia essa possibilidade rsrs... Com certeza, iremos fazer assim agora. ♥

    • Responder
  • Danielly
    Noiva Principiante Abril 2023 Espírito Santo
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que interessante, Camila... Eu não sabia dessa possibilidade! Muito obrigada pela sugestão. Certamente, irei por essa via.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ia dar essa mesma sugestão. Já vi gente casando no meio da missa normal, não precisa fazer toda pompa e circunstância para casar na igreja...
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casa na igreja só com os pais, e o casamento ao ar livre com a festa

    • Responder
  • Thalya Casseb
    Noiva Master Julho 2022 Goiás
    Thalya Casseb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casa na igreja e depois ao ar livre, é seu casamento mesmo!!
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode casar na igreja só você, seu noivo e os pais, pra receber o sacramento, pode ser até um dia antes da cerimônia ao ar livre.
    No dia escolhido por vocês, o padre pode ir e só dar uma bênção, já que o sacramento vocês já vão ter recebido. Já vi alguns casos assim e dá super certo
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas