Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rafaelle
Noiva Constante Setembro 2021 Amazonas

Casamento apenas com cerimônia religiosa

Rafaelle, dia 30 de Junho de 2020 às 11:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16

Estou com uma dúvida imeeensa sobre fazer ou não a festa de casamento.


Eu e meu noivo já estávamos mais ou menos decididos sobre o que íamos fazer, já tínhamos decidido alguns fornecedores, mas não tínhamos fechado nenhum contrato. Fizemos uma viagem e fecharíamos as coisas na volta.


No meio da viagem, a pandemia do coronavirus "estourou" e ficamos perdidos. Paramos tudo!

Queremos fazer nosso casamento no primeiro semestre de 2021, preferencialmente fevereiro, no máximo em março.

Com tudo o que tem acontecido, estamos pensando em fazer algo que eu não queria: não fazer festa. Confesso que tá me doendo um pouco, mas as informações que tivemos com fornecedores é de que teríamos que reduzir a quantidade de pessoas na cerimônia e na festa, mas os valores não reduziram.

Daí comecei a ficar tensa, porque nossa lista já está bem reduzida. Diminuir mais vai fazer muita gente ficar com raiva. E depois começamos a pensar nos nossos familiares, pois temos muita gente do grupo de risco na nossa lista, e eu, sinceramente, não acho que teremos uma vacina até fevereiro.

Por mais que as mortes estejam diminuindo, a doença não vai sumir e, caso não tenha vacina, ou seja, ainda estaríamos correndo perigo.

Tínhamos pensado em fazer um almoço, mas fomos colocando na ponta do lápis e entraríamos no mesmo problema, pois teríamos que reduzir a quantidade de pessoas do mesmo jeito e é chato que apenas algumas pessoas que foram pra cerimônia possam comemorar com os noivos, mesmo que de forma simples.

Ao mesmo tempo, não sei se as pessoas iriam só pra cerimônia.

Temos convidados de fora, que eu acho que também não iriam gastar pra vir só pra cerimônia. Isso me preocupa, pois temos um casal de padrinhos e uma madrinha que moram em outros estados.

Eu não pretendo adiar o casamento pro segundo semestre de 2021, então essa não é uma opção.

O que vcs acham de um casamento apenas com cerimônia religiosa? Vcs iriam? Dariam a mesma importância que pra um casamento com cerimônia e festa?



16 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 30 de Junho de 2020 às 14:31
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rafa, pra mim casamento é a cerimônia. Festa é detalhe que só vale a pena se é sonho de vida do casal, do contrário é pagar pros outros comerem.


    Acho que será mais bonito justamente pelo significado! Vai quem quer prestigiar. Penso que se a pessoa não vai a um casamento pq não terá festa, só está interessada na festa mesmo.

    Eu já fui a N casamentos sem festa e normal. Eu mesma não terei festa. Nunca foi sonho, é muito caro, prefiro uma viagem do casal pra Europa.

    Então não se prenda. E se for muito um desejo, planeje uma festa de bodas de 1 , 2 anos de casados!!!
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rafa, sempre penso que o casamento é sobre a celebração do amor, o resto são detalhes. Se vcs querem fazer só o religioso, façam! Já fui em casamentos só na igreja e foram igualmente lindos. Alem do mais, penso muito que as pessoas que vão só pela festa não entendem o significado real do grande dia, então não me preocuparia com isso. Façam o que for deixá-los mais tranquilos e realizados, sob a benção de Deus, que o resto se ajeita! Boa sorte na decisão! 💛
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu como católica (para nós o casamento é o da igreja) super faria algo assim.


    Aliás, eu e o marido íamos fazer. Mas meu pai nos presenteou com a festa, caso contrário, iríamos casar na igreja somente, mas os convidados muito provavelmente seriam só os pais, irmãos e pouquíssimos amigos (uns 20 talvez).
    Minha amiga fez um casamento somente com cerimônia religiosa, ela abriu um debate com detalhes, caso se interesse (é inspirador)https://comunidade.casamentos.com.br/forum/minha-experiencia-com-um-casamento-sem-festa-textao--t497457

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha
    Eh vocês verem o que eh mais importante pra vocês
    Se vocês n querem mudar a data A opção de uma cerimônia com um almoço ou jantarOu algo menor pode ser mais segura pra vocês
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu iria sim , sem problemas , tds vao entender ❤
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii noivinha

    você poderia fazer a cerimônia e depois no salão da igreja mesmo, uma pequena decoração pra fotos... e uma mesa com bolo e champanhe, seria uma opção ?

    por aqui optamos por manter tudo como queríamos e diminuir o número de convidados... iniciamos os preparativos em março, bem quando estourou a pandemia... então desde o início já nos adequamos a ideia.... algumas pessoas ficaram sentidas, infelizmente... mas mantivemos os realmente próximos na lista e é isso ...

    qndo tudo isso passar, faremos um almoço na casa nova pra comemorar com todos que queremos..

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu iria se fosse na minha cidade, em outra cidade muito muito dificilmente... só se for algo perto porque teria gastos demais (me arrumar transporte e parar em algum lugar pra comer)
    Eu sinceramente acho que o que dificulta eh a inflexibilidade de mudar a data... mas devemos lembrar que o casamento tem que ser como os noivos desejarem e não os convidados
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Pernambuco
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que o casamento, é muito mais sobre a cerimônia do que a recepção sabe ? A festa pra mim é apenas a consequência da cerimônia, se a pessoa está indo para o casamento só pela festa ela não está mostrando nenhuma consideração pelo casal. Eu também não vejo muito sentido em fazer a cerimônia e depois a festa, por isso se eu não conseguir fazer em Janeiro, adiarei a festa em 1 ano e usarei para ser um momento de comemorar com a família nossas bodas, claro, com um conceito totalmente diferente.
    Senta com seu noivo e pensem no que é mais importante e valioso para vocês.
    Tudo de bom e confiem que tudo dará certo! Bjinhos ❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que devem deixar bem esclarecido aos convidados, já no convite.

    Por outro lado, é educado recepcionar as pessoas que vem de longe pelo seu casamento.
    Cogite, viabilizar a cerimônia para os presentes na recepção. Isso muda completamente o possível desconforto que possa sentir, em excluir pessoas da cerimônia para a recepção reduzida.
    Este era um impasse inicial ao definir que tipo de casamento íamos optar, família grande... E qualquer recepção se tornaria festa, por mais simples que fosse. Então optamos em fazer a festa, e adiamos por conta da pandemia de nov20 para nov21.
    • Responder
  • Rafaelle
    Noiva Constante Setembro 2021 Amazonas
    Rafaelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na verdade, eu conversei sobre isso com poucas pessoas e todas me deram muito apoio. Apernas uma pessoa não concordou e ela é uma das madrinhas. Então isso me deixou com um pouquinho de pé atrás, sabe?

    Tenho minhas prioridades, então a cerimônia é mais importante pra mim do que a festa. Acho que vou sentir um pouco de falta da festa sim, mas tbm não queria fazer cerimônia e festa em datas diferentes.
    Sucesso pra vcs tbm!

    • Responder
  • Rafaelle
    Noiva Constante Setembro 2021 Amazonas
    Rafaelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com vc!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!! Smiley heart

    • Responder
  • Rafaelle
    Noiva Constante Setembro 2021 Amazonas
    Rafaelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pra mim também é o mais importante. Estamos juntos há 8 anos, mas decidimos morar juntos apenas após o casamento. Por isso, não queremos adiar mais, mas colocar a saúde de pessoas que amamos em perigo não é uma opção.
    Obrigada pela resposta.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante Maio 2021 Santa Catarina
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Talvez todas as pessoas não deem a mesma importância, mas com certeza é a parte principal
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Pernambuco
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Rafaelle, me caso em Janeiro de 2021, fechei tudo em fevereiro deste ano, ou seja, semanas antes do coronavírus estourar! Adiar pra gente não é uma opção, então iremos ou reduzir a lista em um cenário mais positivo, ou se continuar como está. Fazer apenas o civil e a cerimônia religiosa de forma virtual! Para que assim os convidados façam parte disso de alguma forma! Bem, tudo ainda são suposições pois não sabemos como estarão as coisas daqui pra frente.
    Falando por mim, pelo meu ciclo de amizades, as pessoas que se importam de verdade com o casal vão sim para só cerimônias religiosas.
    Espero que dê tudo certo para vocês, sucesso!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Rafa, casamento é casamento independente do que tiver nele.

    Eu particularmente acho a cerimonia bem mais linda e importante do que a festa em si, e iria sem problemas.

    Lembre-se apenas de especificar no convite que não haverá recepção, que só terá cerimonia, para que os convidados estejam cientes.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas