Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Liris
Noiva Master Junho 2017 São Paulo

Casamento ateu

Liris, dia 26 de Fevereiro de 2018 às 20:57 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23
Olá, povo!

Alguns de vocês já devem saber porque eu sempre comento por aqui, mas pra quem não sabe, eu sou ateia e meu marido é agnóstico. Ambos crescemos em famílias católicas, a dele muito mais presente na religião que a minha, mas eu fui batizada e fiz primeira comunhão.

Quando decidimos nos casar, a primeira coisa que estabeleci foi que não teria cunho religioso e tampouco seria numa igreja. A aceitação da minha família foi imediata (aqui vale um adendo: a minha avó materna, se tivesse viva, não aprovaria) mas a do marido não, principalmente com a minha sogra e a mãe dela, que chegou a dizer que era para que só casassemos quando ela morresse. Nem preciso falar o quão vermelha de raiva eu fiquei na hora.

Aqui na comunidade eu sou minoria. Sempre vejo noivas e noivos declamando as virtudes religiosas, o que não me incomoda, mas me intriga porque não é uma linha de pensamento que acompanho.

Tudo isso foi pra perguntar pra vocês o que acham de um casamento/cerimônia nesses moldes e, pra quem divide esse status comigo, se estão tendo dificuldade para organizar tudo.

Quanto ao meu casamento, não poderia estar sendo melhor.

Casamento ateu 1

Casamento ateu 2

Casamento ateu 3

23 Respostas

Última atividade por Karen, dia 5 de Março de 2018 às 07:56
  • K
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha mãe super entende, minha família estranha um pouco ele não ter religião, mas eles sabem que ele acredita em algo!

No fim de 2017, estamos todos unidos e meu primo resolveu fazer um pai nosso, participei pois nas minhas orações eu faço o pai nosso, ele não participou, e ninguém o advertiu por conta disso! Acho isso muito importante, o respeito!

se todo mundo respeita essas diferenças o mundo não estava da forma que está hoje
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, Camila, tenho a mesma opinião que você nesse assunto!
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu parei na primeira comunhão. Achava insuportável a catequese! Hahahaha! Meu marido é crismado, e ganhamos da madrinha dele de crisma um Jesus crucificado pra pendurar em casa porque, diz ela, era responsável pela religião dele... Ela pediu para que eu não me ofendesse... Não me ofendi, mas o Jesus tá guardado.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É a primeira reação das pessoas. Mas o importante é fazer o que se gosta e te representa.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindas fotos! Estão mega felizes e mostrando pra sociedade preconceituosa que é possível amar pessoas de religiões diferentes ou ateias.
    Aqui eu vejo muitas noivas com vários conflitos internos e externos, só pq se casarão com pessoas de religioes diferentes ou ateias. E muitas dizendo que não vai dar certo por inúmeros motivos. Acho isso o cúmulo!

Parabéns pra vocês que não encontraram barreiras para o amor e nem deram ouvidos a aqueles que em nada acrescentavam.
    • Responder
  • K
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as fotos Liris!
    minha família é católica, eu como você, fui batizada, catequizada e crismada, mas depois de uma certa idade comecei a ver que acontecia muita hipocresia dentro da igreja, e passei a estar com Deus nas minhas orações e em pesquisas!

Meu noivo também é agnóstico, e por conta disso decidimos casar apenas no civil!

se meu avô tivesse vivo ia gostar de me ver casando na igreja, para entrar comigo, e talvez fizemos para agradá-lo, até porque o meu noivo é muito compreensivo quanto a isso!

mas no fim, tudo será no que cada um acredita!

casaremos apenas no civil, não teremos festa, mas sairemos para almoçar com aqueles que sempre estão ao nosso lado!

beijos grandes e seja muito feliz casal
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Jéss ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós também somos ateus, optamos por uma uma cerimônia sem nenhum envolvimento com religião... Bem, a maioria achou meio "bosta" casarmos assim, mas se quer ligamos... Estávamos felizes e isso que conta!

• Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Cleysse, penso o mesmo.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Respeitar a opinião dos outros é meio raro... Uma pena.

Já me imaginei sendo casada por um padre e fazendo careta a cada hora que não concordasse com alguma coisa falada.
    • Responder
  • Cleysse
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Cleysse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O amor é a peça mais importante, é o que une o casal e é um dos alicerces da vida a dois, junto com o companheirismo, o respeito, a amizade. Enfim, acho lindo o casamento na igreja, sou católica, quero me casar na igreja mas isso porque eu acredito em Deus. Se você não acredita, e eu respeito, não teria logica você se casar na igreja só para agradar a familia do seu noivo. O importante é o casamento ficar com a cara do casal, do jeitinho que o casal sonhou, se for em uma igreja, sitio, chacara é opção do casal. Não importa se é rustico, romantico ou tematico, as pessoas tem e devem respeitar as escolhas do casal. Espero que você seja muito feliz. Smiley heart

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seria um completo disparate um casamento na igreja no caso de vocês. Não teria nada a ver com nada e imagino que o constrangimento estaria estampado na cara de vocês dois. Cabe às outras pessoas respeitarem as decisões de vida de vocês, né? Mas isso infelizmente ainda é meio raro..

• Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seria hipocrisia total! Senti que pra minha sogra foi muito desrespeitoso o que fizemos, mas não me arrependo. Até hoje ela comenta que teria sido muito mais bonito se tivesse sido na igreja.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre fica lindo! A atmosférica de amor e felicidade é a mesma!
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito bom quando a família apoia! A minha comprou todas as minhas loucuras e se envolveu ao máximo!

Sobre a ver celta, é a das fitas, em que os padrinhos/família entrelaçam os noivos? Se for essa, é linda! Fui madrinha numa cerimônia assim e chorei litros!
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que palavras lindas, Thayna!
    Sobre o PS, sou suspeita pois amei absolutamente tudo na minha festa!
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom, Luiza! Senti durante todo o planejamento que meu marido ficou meio órfão por isso. Tolerância é uma virtude rara!
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um dos poucos problemas que tive na organização do casamento foi esse: não aceitar a nossa decisão. E não só sobre a benção religiosa, foi compra o buffet de pizza e o sítio. Nós chegamos ao ponto de não comentar nada do casamento com elas e só entregamos o convite.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom Liris, vc já deve ter visto que eu sou crentiane. Mas quanto a vocês, no caso de serem ateus, acho plausível e certo que tenham feito a cerimônia sem cunho religioso. Se tivesse algo do tipo, seria hipocrisia. Mas a família imagino que seja dureza, igual quando se tem a família toda de uma religião e os noivos seguem outra.
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vejo problema nisso, mas sabendo planejar um cerimonial ou civil na festa fica lindo. Importante é o amor
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A cerimônia tem que combinar com os noivos né.
    Eu estou pesquisando sobre a cerimônia Celta, gosto muito do olhar de divindade que ela dá, ligada a natureza e tal.
    Nunca faria uma celebração católica, a minha interpretação de divindade não combina em nada com o catolicismo.
    Meu noivo também não tem religião, então ele aceitou de boa a minha ideia.
    A minha família nunca reclamou de nada. Eles sabem que eu tenho minhas ideias peculiares e meu irmãozinho caçula também tá nessa linha natural hahahaSobre a família do noivo eu não tenho ideia, eles são muito católicos, mas nada vai me fazer mudar de ideia.
    • Responder
  • Thayna
    Noiva Esperta Setembro 2018 Paraná
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito no amor,seja ele ágape,philos ou Eros. Não deveria ser uma dificuldade comemora-lo! Aos noivos que estejam passando uma barra por conta da família de algum deles,digo para não desistam,conversem com os familiares,expliquem as motivações de vcs e quem não aceitar é pq não se importam com vcs! Como cristã sei que o amor é o maior mandamentos de Deus,e querer usar ele de pretexto para enfiar guela abaixo dos outros e errado e cruel!
    É um momento especial para o casal,não desistam por críticas de pessoas com mente pequena,o mundo precisa de amor!
    PS: seu casamento parece ter sido lindo e cheio de amor! 😍
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Liris. Eu não vejo nenhum problema em um casamento ateu e da pra ver que sei casamento foi lindo, com personalidade e repleto de amor como qualquer outro!
    Meu noivo não tem religião e também não vamos nos casar na igreja, e nossas famílias acharam ok.
    • Responder
  • Dayanne
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Dayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu não sou ateia, mas não tenho uma religiao. A família do meu noivo é super católica, mas respeitam minha posição. Teremos um celebrante que fará a cerimônia sem ligação com nenhuma religião. Esta sendo tranquilo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas