Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Super Noiva Agosto 2017 São Paulo

Casamento cartório - isenção de taxa

Aline, dia 3 de Julho de 2017 às 11:05 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20

Bom dia, pessoas! =)

Gente, alguém aqui casou ou vai se casar com a isenção da taxa do cartório? Andei pesquisando e vi que podemos assinar um termo do qual falamos que não temos condições de pagar pela taxa. Ao que fala no google o processo é simples, mas pessoalmente as vezes a coisa muda de figura, né?!.. Já estou com a ''corda no pescoço'' e se conseguisse me isentar dessa taxa seria muito bom, taxa qual, já está mais do que paga vendo a número absurdo de impostos que pagamos, né?! rs...

20 Respostas

Última atividade por Bruna e Eduardo, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 09:16
  • Bruna e Eduardo
    Noiva Principiante Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Bruna e Eduardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade mesmo
    • Responder
  • Karin
    Noiva Novata Abril 2024 Paraná
    Karin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ver como funciona essa lei aqui em Pinhais Paraná.. quero casar em Dezembro
    • Responder
  • C
    Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente eu li agora no cartório 24 hrs e eles nao podem exigir a carteira de trabalho.
    • Responder
  • Angel e Raisa
    Noiva Constante Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Angel e Raisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa vocês pagaram barato, aqui em Niterói, RJ ta 850,00.

• Responder
  • Priscylla
    Noiva Ativa Novembro 2018 Minas Gerais
    Priscylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc fez a escritura pública de pacto antinupcial com insencao e taxa tb? Com a declaração de hipossuficiencia
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Março 2018 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então gostaria de saber se... com a insenção demora mais a data do casamento sair ou é no maximo 2/3 meses, moro no Rio de Janeiro.

• Responder
  • A
    Noiva Novata Abril 2018 Santa Catarina
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Em atendimento ao DESP5, observa-se que, na verdade, o art. 1.512, parágrafo único, do CC já estabelece, em caráter geral e de forma bastante ampla, quanto ao casamento, a focalizada gratuidade:

Art. 1.512. O casamento é civil e gratuita a sua celebração.

Parágrafo único. A habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.

Para obtenção do benefício, portanto, basta, pura e simplesmente, a apresentação de declaração de pobreza pelos interessados.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahaha..Exija mesmo!

O meu deu super certo, levei as carteiras (na epoca eu estava desempregada), ninguém ficou investigando nada, por lei eles não podem negar esse direito se você apresentar as provas que eles precisam, na verdade mesmo ne exigir carteira eles podem, maaaas vc sabe como as coisas funcionam aqui ne?!... ja vi casos de pessoas piores do que eu em termos financeiros e não conseguiram... mas ainda bem que o meu foi tranquilo, espero que vc tambem consiga com facilidade!

Ahh, voce mora aqui do meu lado, sou de Sumare, hahaha..

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Viviane

Desculpe a demora pela resposta...

Então, eles me deram 3 datas disponíveis, aqui só não poderia aos sabados, me casei em uma quinta feira 10h, justamente o que eu queria, para não ficar muita correria..ao menos aqui nao é comunitário, foi uma ''cerimonia'' só nossa, achei super fofo o juiz, falou diversas coisas que vamos levar para vida, rs...deu super certo!

• Responder
  • Elke
    Noiva Novata Abril 2018 São Paulo
    Elke ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina fui hoje no cartório vera cruz no centro de campinas -SP, vê outras coisas , e já me informei referente a isso(casamento) .. e fui informada que tenho que levar a carteira de trabalho pra comprovar pobreza , perguntei se tem um limite assim de valor(salário ) , ela disse que são eles que analisam .. depois dessas informações agora vou lá exigir o que é direito meu .
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Novata Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas você escolheu o dia, ou o Cartório te marca em casamentos comunitários?
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm pesquisei a respeito da isenção, porém essa regra varia de cartorio para cartorio... nós tivemos que pagar 395,00 pelo casamento civil, pois para isenção, além da carta de hipossuficiencia (que é uma declaração de pobreza), eles Ainda pediam a comprovação por intermédio da carteira de trabalho de ambos e tbm de nossos extratos bancários. Caso nossa renda juntas fosse menor que 2.000,00 eles nos isentariam. Mas como não é nosso caso, nem perdemos tempo em levar essa documentação e pagamos a taxa.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho realmente muito caro! Fora os inúmeros impostos que temos que pagar, muita palhaçada rsrs... Mas só teria coragem de optar por esta forma se de fato pudesse comprovar meu atestado de pobreza, sem corrupção...
    • Responder
  • Islaine
    Super Noiva Dezembro 2017 Paraíba
    Islaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Terei que pagar 280,00 fora a atualização da certidão de nascimento, do meu noivo é 61,00 e o meu entre 50,00 e 70,00 é absurdo a pessoa paga pra viver, casar e morrer
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aline, ainda não casei mas já marquei no cartorio. Não tivemos que apresentar documento nenhum alem dos necessários para o casamento normal (RG, certidão de nascimento e comprovante de endereço). Onde fui, eles já davam o formulário pronto só para assinar, não pediram nenhum comprovante de renda! Só que nesse esquema o cartório te coloca no "casamento comunitário", onde eles escolhem a data e o horário e marcam vários casais no mesmo horário, sendo as cerimonias por ordem de chegada
    • Responder
  • Helena
    Noiva Master Agosto 2018 Minas Gerais
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Voce pagou muito pouco por aqi ta 380

• Responder
  • Keu Almeida
    Top das Noivas Janeiro 2017 Bahia
    Keu Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive que pagar Aline infelizmente 180$ 😕
    Eu acho um roubo, quem puder e tiver tempo é maravilhoso ficar isento de pagar um valor tão abusivo!
    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou tentar Aline, mas ainda não procurei o cartório.
    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de SP e tive a isençao , oq fiz li antes um artigo que nao somos obrigados a comprovar nada é oq diz a lei. Meu marido foi ate o local se informar e disseram que tinha que apresentar a carteira de trabalho. Em seguida eu liguei e perguntei e disseram a mesma coisa entao eu perguntei sou obrigada a apresentar a renda pois fui orientada que nao, que por lei só assinar a declaraçao. Rapidinho o assunto mudou e disse q nao era obrigada. Nao apresentei nada no dia, só assinei a declaraçao.
    • Responder
  • Giselly
    Noiva Esperta Março 2019 Minas Gerais
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui em MG só pode ter isenção quem vai casar em casamento comunitário.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas