Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thamyres
Noiva Constante Julho 2022 São Paulo

Casamento católico

Thamyres, dia 25 de outubro de 2021 às 09:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Olá noivinhas, bom dia...


Queria uma mega ajuda, sobre quem casou assim ou quem sabe como é o trâmite.Sou católica, no momento sem uma comunidade certa, vou na igreja que me der na telha, e vou me casar ano que vem, contratei um celebrante, que irá fazer meu cívil e um religioso, pois ele também é pastor, porém estou sentindo falta da benção do padre, de casar na minha religião, mas casar na igreja não é opção, por conta de deslocamento, já ter organizado a cerimônia no salão e tals, e vi que alguns padres dão a benção na sacristia mesmo, e assinam os papéis, alguém já casou assim e pode me dizer como foi.

10 Respostas

Última atividade por Gabriela, dia 25 de outubro de 2021 às 15:46
  • Gabriela
    Noiva Ativa Abril 2022 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Thamyres! Espero que esteja bem!

    Também sou católica e frequento muitas paróquias diferentes (por afinidade e às vezes por conveniência da localização geográfica). Mas o casamento católico precisa estar vinculado ao que eles chamam de "sua comunidade", que é a paróquia que está vinculada ao seu endereço ou do noivo (vocês podem abrir em qualquer uma das duas, se forem de bairros diferentes).

    O processo precisa ser aberto faltando no máximo 6 meses da data escolhida e a celebração só pode ser feita após o casamento civil. Como você vai casar com um celebrante que vai fazer o efeito civil, o casamento na igreja tem que vir depois. Ele pode ser celebrado depois da missa ou um rito exclusivo só pra isso (vocês precisarão de no mínimo 2 testemunhas no dia). Tenho uma colega que fez o casamento católico só na presença dos pais porque optaram por celebrar o casamento civil (em um sítio com festa para muitos convidados).

    Eu e meu noivo vamos solicitar a permissão do Bispo para casar fora do templo (o padre irá no sítio celebrar o nosso sacramento lá). Mas caso o Bispo não autorize, nós iremos celebrar o nosso casamento religioso só com os nossos pais também, em uma cerimônia simples ou depois da missa.

    • Responder
  • Majü
    Noiva VIP outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Majü ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinha tudo bem?

    Então, existem a forma de receber a benção na igreja sim, e de graça.

    Mas normalmente é na sua paróquia de costume.

    Os tramites são quase os mesmos.

    Tem que preencher os formulários que se casa de livre e espontânea vontade

    e tem que fazer o curso de noivos.

    A única diferença é que ele será celebrado depois da comunhão na missa (normalmente a da noite)

    O que eu recomendo vc fazer é ir na paroquia que vc tem mais afinidade e falar na secretária/padre.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, a bênção o padre consegue dar, mas o sacramento é apenas com a cerimônia na igreja mesmo.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada! boa sorte e que Deus abençoe vocês!


    Ah o corretor me trolou. Eu quis dizer que a taxa pode ser bem mínima porque o custo é só da papelada.
    • Responder
  • Thamyres
    Noiva Constante Julho 2022 São Paulo
    Thamyres ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivinha, muito obrigada pelas informações, já conseguiu sanar algumas das minhas dúvidas, ja tenho um norte pra poder iniciar o meu planejamento.
    E benção do padre foi apenas uma forma de expressão, e não quero abrir mão do sacramento do matrimônio, pois quero voltar a comungar.
    • Responder
  • Thamyres
    Noiva Constante Julho 2022 São Paulo
    Thamyres ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A ideia é boa, mas faz anos que não vejo casamento comunitário nas comunidades próximas, mas também não quero todo esse trâmite, de entrada na igreja nem nada, quero apenas receber a benção e o sacramento do matrimônio.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na verdade você pode casar na igreja sem pompa tranquilamente, independente de padre a ou b) Pra isso você precisa


    1 ir até a sua paroquia (por sua paroquia entenda a paroquia a qual seu endereço pertence, consulte junto a diocese. No Google vc costuma achar também) levando certidão de batismo de ambos ((não vale lembrança, você tem que solicitar uma na paroquia que foi batizada, assim como ele. Só falar que é certidão para casamento) identidades e comprovante de endereço
    Como será sem pompa é possível que a tá seja mínima, apenas para a expedição de documentos, consulte na secretaria
    O comprovante da entrada do casamento civil deve ser entregue 3 meses antes da data e na data vocês já precisam ter casado no civil, é pré requisito
    Fazer o curso de noivos (obrigatório)
    Entrevista com o padre (em geral é individual)
    Estando tudo certo, libera e vocês recebem o sacramento.
    É uma ótima opção se voce quer ao ar livre e faz questão do sacramento. Entenda, não é uma "bênção do padre" é um sacramento, uma forma de vida.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma vez vi uma ideia de uma noivinha aqui e achei bem interessante: casar fora da igreja e depois participar de um casamento comunitário oferecido pela igreja.
    Nesse segundo, ela fez algo bem mais íntimo mesmo, foi exclusivamente para não ficar sem o sacramento do casamento dentro da igreja.
    • Responder
  • Thamyres
    Noiva Constante Julho 2022 São Paulo
    Thamyres ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha, eu vi após fechar com o meu celebrante, e não quero abrir mão, pois ele é incrível, porém na igreja católica não reconhece casamento fora da igreja, muitos desses se casaram na sacristia e fizeram uma celebração simbólica no salão, que é isso que eu desejo.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Thamyres!
    Aqui na comunidade, na aba de fornecedores, têm alguns padres que realizam a cerimônia fora da igreja. Dá uma olhadinha por lá.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas