Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Isabela
Noiva Esperta Julho 2021 Rio de Janeiro

Casamento católico - 2021: Curso de noivos

Isabela, dia 27 de Julho de 2020 às 10:28 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 3 24

Olá, meninas!!

Postagem pra dividir angústia. Meu noivo gostaria de um casamento católico e optamos por uma capela pequena na cidade dele. Resolver as coisas em meio a uma pandemia, em que os horários da secretaria se alteram, tudo tem que ser por e-mail, mensagem ou inbox de Facebook, é complicado. Conseguimos solicitar as certidões de batismo por mensagem, mas ainda não conseguimos o curso de noivos. Uma paróquia diz que estamos certos em fazer com antecedência, outra a secretaria responde de forma rude de que noivos 2021 não podem fazer online e devem aguardar.

Alguma noiva de 2021 conseguiu fazer o curso de noivos nesse período? Alguma informação sobre cursos no RJ?

24 Respostas

Última atividade por Jéssica, dia 20 de Novembro de 2021 às 00:03
  • J
    Noiva Novata Janeiro 2022 Mato Grosso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém sabe de alguma igreja que realiza curso de noivos online em NOVEMBRO ou DEZEMBRO de 2021????
    Grata!!!
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Dezembro 2021 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou casar em Dezembro e encontrei um curso para noivos Paróquia Divino Salvador em São Paulo, tem várias datas disponíveis e não tem valor fixo.
    Vi as informações necessárias neste site: https://divinosalvador.com.br/curso-de-noivos/ liguei para saber algumas informações. É um pouco longe da onde eu moro mais vai ser bem gratificante em realizar esse sonho.
    • Responder
  • Taíne
    Noiva Novata Abril 2020 Rio de Janeiro
    Taíne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguem do RIO DE JANEIRO conseguiu fazer online ou presencial? Help o meu é urgente em setembro!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Dezembro 2021 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém sabe alguma paróquia em Curitiba que vai realizar curso de noivos em 2021? Vou me casar em Dezembro, mas queria adiantar o quanto antes.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiii Noivinhas, acabei de ligar na Paróquia Nossa Sra. da Candelária - Vila Maria Alta

São Paulo - SP Tem curso de Noivos para 13/03/21 e outro 23/05/2021 Smiley heart
    Telefone ****
    Tomara que ajude

• Responder
  • Camila
    Noiva Novata Maio 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenta esse link, pois foi nessa paróquia que consegui. Depois da inscrição eles entram em contato por e-mail e você encaminha o comprovante de pagamento.
    https://nossasenhoradobrasil.com.br/pastoral/curso-de-noivos/
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pode me passar?

• Responder
  • Camila
    Noiva Novata Maio 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Encontrei online agora para fevereiro/21, mas é em SP e precisa retirar o certificado pessoalmente depois.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Março 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém conseguiu encontrar um curso de noivos com realização até março de 2021? Já pesquisei tudo e nada encontro 😢
    • Responder
  • Nadine
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Nadine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou com problemas aqui em Birigui, interior de São Paulo, também! Na minha cidade, pra marcar o casamento, tem que ter em mãos o certificado de curso de noivos. Mas não tem curso! E eles não marcam... pra ajudar, marquei a festa para um feriado de sexta-feira, e talvez nem me casem na sexta-feira... desesperada!! Eles disseram que aceitam certificado de curso de noivos de qualquer paróquia, basta ser católica. Queria achar um curso on-line... Smiley sad
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Abril 2021 Goiás
    Simara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá novinha, sou de Goiânia-GO e por aqui os cursos tem sido oferecidos on line.. Procura se informar na sua arquidiocese noivinha, talvez se falar diretamente com o casal responsavel pela pastoral familiar de sua cidade.. fizemos um curso maravilhoso aqui e mesmo a distancia a qualidade não foi afetada.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na onde iremos nos casar, Nós marcamos a data, deixamos um sinal, e podemos entregar os docs necessários até 3 meses antes do casamento. Exceto o do civil, que eles aceitam até uma semana antes da data. Sobre o curso de noivos, é 6 meses antes da data, mas como eu já moro junto faz tempo e já tenho filhas, será uma conversa diretamente com o Padre.
    Se informe certinho na capela Noivinha, pq cada Igreja existe um regra. Aqui mesmo, são todas diferentes kkkk 😅
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha igreja disse que não preciso fazer nada agora, só a partir de 90 dias! Até pq as certidões precisam estar com seis meses... sem pressa
    • Responder
  • Fabíola
    Super Noiva Janeiro 2021 Distrito Federal
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu iria me casar em Agosto desse ano e comecei a fazer o curso logo em no final de Abril, mas ai deu início a pandemia e viraram o curso pra online. Mudamos a data pra Janeiro do ano que vem e continuamos no curso mesmo assim. O coordenador até disse que quem precisar, ele reimprimi o certificado de conclusão do curso com data mais prolongada.
    • Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Suelen! Smiley heart Smiley heart

Vou ligar e me informar.

• Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isa, fizemos o seguinte ... (isso tudo na minha cidade ok ?!)

Primeiro vcs tem que ver de qual paroquia cada um é (seu bairro x bairro dele).

O meu seria a Igreja de São Pedro e São Paulo, a do meu noivo a São João Batista (Matriz)

No nosso caso escolhemos a Igreja Matriz que é referente aonde o meu noivo mora e como ambos fomos batizados nela, optamos por dar entrada lá já que seria muito mais fácil.

Levamos toda essa documentação que te passei, eles irão emitir a certidão de Batismo com fins matrimoniais e estão aguardando a emissão do Certificado do Curso de Noivos.

A partir dai, eles irão encaminhar todo o nosso processo para a Igreja aonde iremos nos casar e de lá irão transferir para a paroquia.

Aqui em Friburgo TODOS os casamentos só são marcados no próprio ano do casamento, ou seja, só marcamos o nosso casamento em Janeiro/20 para o casamento em Outubro/2020.

E só nos foi permitido da entrada na Igreja, 3 meses antes da data do casamento e o curso de noivo feito 6 meses

Isso varia de diocese pra diocese, procure a paroquia ou a igreja aonde vcs vão se casar e se oriente direitinho de todo esse processo.

• Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Jordani. Vou me informar.

A paróquia que vamos dar entrada falou que precisaria do curso de noivos para dar entrada. Mas, de repente, a paróquia que vamos nos casar aceita marcar a data antes do processo.

• Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sobre marcar a data vocês já pode marcar. Me caso em outro estado e já marcamos e pagamos a taxa, só mais perto do casamento é que eles nos solicitam a documentação. Quando marcamos apenas passaram a relação da documentação necessária para ser entregue posteriormente.

• Responder
  • Jordani
    Super Noiva Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Jordani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, na diocese de Petrópolis a validade do curso é de 1 ano, mas tem flexibilidades. No meu caso, eu fiz até com mais de 1 ano pq meu noivo está morando em outro estado e não tem disponibilidade de vir sempre e o pároco da nossa paróquia autorizou pq aqui só pode marcar a data com o curso de noivos, já na paróquia que eu fiz o curso poderia marcar a data e depois fazer o curso de noivos. Tem as regras gerais que vem da diocese e tem as que a cada paróquia "cria". E o curso me surpreendeu, achei que fosse ser chato, mas foi bem legal.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Isabela! Vocês são de julho, né? Entendo a preocupação, mas vocês ainda tem um ano, geralmente os cursos não são extensos e vcs ainda tem bastante tempo hábil pra fazer. Espera um pouquinho que vai dar certo! Algumas paróquias realizam em 1 ou 2 meses, às vezes é só um final de semana inteiro... Vai dar certo!

• Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada!!! Smiley heart Smiley heart Nossas certidões de batismo ficam prontas agora no fim do mês, mas acho que conseguiremos dar entrada até o fim do ano. Quando a pessoa casa em uma paróquia diferente da que deu entrada, ela só pode marcar depois de ter dado entrada?

• Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isa, vai muito de diocese pra diocese, mas aqui na minha cidade o curso de noivos tem que ser feito 6 meses antes do casamento pois esse é o prazo de validade do mesmo. Já o inicio do processo matrimonial tem que ser feito 3 meses antes da data do casamento.

Referente a certidão de batismo (pelo menos aqui na minha cidade) não é a certidão de batismo que ganhamos quando somos batizados, é uma certidão de batismo com fins matrimoniais.

Esses são os documentos necessários.

Casamento católico - 2021: Curso de noivos 1

• Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É complicado. Nosso caso ainda tem alguns fatores que dificultam ainda mais. Não conseguimos salão em dia de sábado. Só tinha sábado em novembro/2021. Dia de domingo normalmente não se celebra casamentos na igreja. Precisamos casar antes para, no salão, ser apenas uma benção. Vamos começar a cogitar um celebrante se não conseguirmos solucionar a questão do processo.

• Responder
  • I
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Sergipe
    Ilca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de Sergipe e aqui estamos na mesma situação. Nossa data está para o começo de Janeiro e sinceramente não sei se casaremos por essa questão.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas