Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Khatlyn
Noiva Ativa Setembro 2022 Goiás

Casamento Católico com Evangélico

Khatlyn, dia 19 de outubro de 2018 às 12:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17
Meninas, compartilhando, mas pedindo ajuda também. Sou evangélica, e divorciada, e meu namorado é católico. Lendo os dogmas da igreja católica e conversando com ele, descobri que nosso casamento pode ter plena validade na igreja católica, e isso é essencial pra mim, mas não achei muita coisa na internet sobre isso, apenas que eu preciso ser batizada nuna igreja cristã, oq eu sou, e que a cerimônia precisa seguir os ritos católicos. Fiquei muito feliz em saber que isso é possível, nosso relacionamento é ótimo assim, e eu quero que ele seja pleno na igreja dele, e se o casamento não for válido, ele não será.
Alguém sabe me dizer quais são esses ritos essenciais? Eu quero um casamento com 2 ministros, 1 padre, e 1 pastor, e já concordamos sobre isso, mas meu namorado não soube me dizer oq precisa ter na cerimônia.
Também não decidimos se fazemos o curso de noivos em quam igreja...

17 Respostas

Última atividade por Luanna, dia 15 de Agosto de 2019 às 22:38
  • L
    Noiva Novata outubro 2021 São Paulo
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O Sacramento do Matrimônio, da Santa Igreja não pode e nem deve ser realizado fora. O CIC diz que não é permitido, e o sacerdote que realiza uma cerimônia matrimonial fora da Igreja pode ser suspenso, a menos, que tenham recorrido ao pedido ao bispo que é RARAMENTE aceito, geralmente é necessário ter O motivo, para que seja aprovada a cerimônia fora da Igreja, caso contrário, não é válida!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, aqui no RJ vc precisa ser batizada na igreja católica. Uma das coisas que e a gente precisa ter para dá entrada no processo é a certidão de batismo. Não sei se aí é diferente mas acredito que não... melhor ir na igreja e se informar sobre isso.

• Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Khatlyn! O ideal é que vocês procurem se informar diretamente na igreja católica sobre todos os requisitos e trâmites para a cerimônia. Smiley winking

Deixo também um artigo com informações:

Requisitos para o casamento católico: saiba o que precisa

Beijos!

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fui em casamento assim com um padre e um pastor em uma capela ecumênica. A verdade é que o católico não abre mão desses ritos do casamento pois para o católico o matrimônio é um sacramento (são 7). Para o evangélico só existem 2 sacramentos (batismo e santa ceia). Então na verdade o pastor la foi mais uma figuração. O casamento em si foi católico.
    • Responder
  • Khatlyn
    Khatlyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra mim eu sei que essa celebração é 100% válida, mas ela tbm é na igreja católica?
    • Responder
  • Morgana
    Noiva VIP Novembro 2023 Paraná
    Morgana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha o ideal é vc procurar a igreja onde vai casar pra saber... minha prima vai casar agora em novembro... até onde sei a cerimônia tem q ser feita na igreja católica, vc vai ter q assinar um documento dizendo q os filhos serão educados na doutrina católica e vai fazer uma solicitação (acho q na igreja mesmo) pedindo a autorização para realizar o casamento ecumênico... minha prima fez a solicitação em setembro e vai casar em novembro entao deve ser rápido.... bom é isso q sei por hora...😊
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha é permitido! No YouTube tem vários vídeos de padres explicando como funciona tudo, e a cerimônia é conduzida pelos os dois líderes religiosos e tem validade para ambas religiões.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As ordens !!!!!
    • Responder
  • Geisiane
    Noiva Constante Fevereiro 2019 São Paulo
    Geisiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Foi exatamente o que eu disse no meu comentário. ^^

• Responder
  • Khatlyn
    Khatlyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nathália, muito obrigada, informações esclarecedoras!
    • Responder
  • Tatá
    Super Noiva Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Tatá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal noivinha! Eu acho que o curso de noivos é obrigatório para casar na igreja católica. Se informa direitinho pra que tudo saia como vcs esperaram. Beijo!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lembrando que pra valer precisa ser na Igreja, o Sacramento ministrado fora é nulo (invalido) Ah e existem os Padres da Igreja brasileira, porem Sao igrejas diferentes e uma nao aceita o que a outra faz.

VI que VCS querem ao ar livre. Uma sugestao really casar na Igreja sem pompa (na sacristia mesmo) e ao ar livre o pastor faz uma cerimonia.

Padre que desobedece pode ate ser suspenso!
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aceita Sim!!!! Chama casamento misto. Porem sim, a parte nao catolica tem que se comprometer que os filhos serao batizados na Igreja catolica
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos la, lapis e papel na Mao:

Primeiro: ele precisa pedir a certidao de batismo dele na igreja que foi batizado

Segundo: vcs vao na Paróquia dele (aqui nao precisa mais transferencia mas a maioria das dioceses Sim) e pedem para abrir o processo de vcs levando a certidao dele, rg de ambos e comprovante de endereço.

A igreja ira abrir o processo com "casamento de mista religiao". Ai VCS fazem o curso e tem a entrevista com o Padre (mega tranquila) onde entre outras coisas ele vai orientar o casal. Nessa entrevista vcs falam que querem a presença de um pastor e conversando sobre como vao levar essa uniao mista. Um fator importante é, voce assina um termo em que os filhos serao batizados na Igreja catolica.

Estando tudo certo, o processo é encaminhado para a curia diocesana para dispensa (Sim o bispo tem que autorizar-raramente negam viu)

Feita a dispensa o processo é liberado e o casamento pode acontecer. Lembro que tem que ser na Igreja. Nao pode sitio salao etc.

Partindo pra cerimonia.

O casamento na Igreja catolica tem seu proprio rito e nao pode ser modificadobou personalizado -ainda que alguns Padres desobedientes a Roma o façam (o rito really liturgico e universal, ou seja igual no Mundo Todo). Consite em: acolida, liturgia da palavra (primeira leitura, salmo responsorial e evangelho), homilia (ou pregação comp preferir) , consentimento (nao existence votos perante o catolocismo. O que existe é o consentimento do casal -precisa ser realizado pelo Padre). Apos, benção das alianças, bençao nupcial (oraçao conforme liturgia Romana), assinatiras e benção final. Vcs podem combinar um momento para o pastor dar uma palavra.

Pronto! Sem dor. Mas Abra o processo o quanto antes por causa da dispensa
    • Responder
  • Geisiane
    Noiva Constante Fevereiro 2019 São Paulo
    Geisiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha você precisaria ir na paróquia, conversar com o Padre. A igreja católica apostólica romana aceita esse tipo de união, porém os dois fazem um juramento de que os filhos serão criados sob a doutrina católica. Se não fizer o juramento ou não cumprir o casamento se torna nulo perante a igreja. Está co código de direito canônico que vem da Santa Sé (Catedral de São Pedro - Vaticano em Roma - Sede onde fica o Papa).

Recomendo a seguinte leitura para melhor compreensão de ambos:

https://formacao.cancaonova.com/familia/catolico-pode-casar-com-protestante/

Volto a repetir: Essas regras são da Igreja Católica Apostólica Romana, presidida pelo Bispo de Roma (o Papa). Procure a paróquia (Igreja) e tirem todas as dúvidas possíveis!

Que Deus abençoe vocês e sejam muito felizes nessa escolha! Smiley ring

• Responder
  • Khatlyn
    Khatlyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A cerimônia vai ser ao ar livre, e esse ponto eu perguntei pro meu namorado, ele tem sim um padre que faz em conjunto, só que nenhum de nós dois sabemos quais são os ritos sacramentais da matrimônio na igreja católica.
    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você tem procurar a igreja que pretendem casar e saber se é possível ter os dois padre e pastor porque algumas igrejas são mais rigorosas e não permitem, o curso de noivos é obrigatório para casamento católico, procure a data na igreja também porque se você perder a data pode dar problema na hora de marcar o casamento... tudo de bom pra vc!!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas