Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Suzanne
Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais

Casamento civil

Suzanne, dia 18 de Fevereiro de 2022 às 12:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 19
Olá noivinhas, alguma de vocês se casaram ou pensa em casar no religioso com efeito civil ?? É mais burocrático?
Tenho vontade de que seja assim, mas me dizem ter mais burocracia além de ser mais caro ( Já olhei preço e aqui aumenta cerca de 50$, então não vejo tanta diferença).

19 Respostas

Última atividade por Felipe, dia 23 de Fevereiro de 2022 às 20:31
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pretendo me casar no religioso com efeito civil sim, a diferença é pouca e a praticidade ajuda demais kkkk

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaah, entendi, noivinha!!

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi , obrigada pela informação, vou procurar me informa melhor sobre isso aqui na minha cidade , vou tentar ir até um cartório pra saber um pouco mais , e Derrepente já até dar entrada no casamento civil
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é pessoal e tem que ver se o padre/pastor/celebrante tem autorização pra isso. Aqui na minha diocese (só sei falar da igreja católica que é minha realidade) não estão deixando com facilidade. Isso pq já aconteceu mais de uma vez de ter que trocar o padre no dia do casamento por algum imprevisto e também por incompetência de algumas secretarias que não faziam alguns procedimentos direito.


    Eu confesso que acho bem mais trabalhoso: vai habilitar, pega autorização, casa, leva papel, pega certidão. Como quero viajar logo após o casamento (o religioso, o civil pra nós é o mesmo que nada), já quero isso resolvido, documentos trocados e por aí vai
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa taxa normal que vc fala é o preço que seria se fosse civil normal?
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então tem que ir no cartório 3 vezes ? Aqui o que me dizeram de burocracia foi essas idas lá. Mas se for só isso também não acho não. Pq se for o civil normal, da mais ou menos isso mesmo, pq tem que lá entregar os documentos, depois assina com as testemunhas e depois vai pra casar, pronto deu três. (Não sei se é assim com todos, mas no do meu irmão foi assim, eu fui testemunha)
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui o que me dizeram é que teríamos mais trabalho pq iríamos ter que ir no cartório várias vezes, pra assinar, pra levar o papel da igreja, pra pegar a habilitação pra casar na igreja e dps de casada tem que levar no cartório de novo pro Juiz de paz assinar. Além ainda de ser mais caro, o preço aqui eu já procurei saber, é mais caro, mas não tanto. Agora quanto essas várias idas lá, não sei.
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Procure saber se o cartório da sua cidade tem número de WhatsApp ou que possa lugar, facilita muito e com a pandemia acredito que fizeram isso. E sim os dias de licença é só do civil, ou pegamos férias ou fazemos bem próximo. Nesse caso acredito também que o Religioso com efeito civil seja melhor pq aí é só uma data. Você não tem aquela cerimônia no cartório. Mas agora pra agendar, tem como sim, mas mesmo assim vc tem que ir no cartório né ( eu acho) mesmo que seja Com efeito civil, eu lembro que quando meu irmão casou, eu perguntei se podia levar o papel pra ele assinar, e a moça disse que não que o documento não podia sair do cartório então ele tinha que ir lá, eu fui testemunha.
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui é no cartório mesmo, no papel que a gente tem que preencher tem que marcar o que é, e lá tá escrito: Civil, religioso com efeito civil, união estavel.
    • Responder
  • C
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu vai ser, não achei burocrático não, achei mais facil pra nos dois e pros convidados

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha. Eu já ouvi dizer sobre essa questão burocrática mas nunca fui atrás.
    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu casamento será dessa forma. Não acho que seja mais burocrático
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi estou nessa tbm , não sei nada sobre kkkk tô totalmente perdida e sem tempo de ir no cartório ver e tirar dúvidas
    Mas queria muito saber se tem como agendar a data pro casamento, pq eu e meu noivo trabalhamos e nos nosso trabalhos eles dão 8 dias de licença porém apenas para o casamento no civil no religioso infelizmente não, então eu queria que fosse bem próximo a data da festa
    • Responder
  • FABIANA
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    FABIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!!
    Estou planejando dessa forma. Não foi burocrático não... entregamos os documentos no cartório, depois de 15 dias o cartorio emite o documento para que o cerimonialista consiga evoluir com o tramite. Após a cerimônia deve levar o documento para registrar no cartório e pronto!!
    • Responder
  • Danieli
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Danieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha me caso em Novembro e fechei meu casamento na igreja com efeito civil, paguei 100 reais a mais só, para ter o efeito civil , mas ainda temos que pagar a taxa normal do cartório.
    • Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato! Isso mesmo!

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha!
    Não acho que seja mais burocrático, porque é tudo burocrático hahaha
    Eu casei no civil e depois no religioso, mas na igreja tem a opção de casar no relgioso com efeito cívil, aí você se informa na igreja que vocês querem casar para saber qual o procedimento.E se for essa diferença de preço é barato
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Curiosa Abril 2023 Minas Gerais
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se for olhar é basicamente a mesma coisa então, a diferença tá sendo que não precisa ter o civil antes do religioso, será tudo no mesmo dia. Eu achei mais simples, sendo que terá uma data só de casamento.
    • Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, não sei se tem diferença por estado, sou de Sorocaba interior de São Paulo.

    Farei o religioso com efeito civil, não achei burocratico... so tem que ir no cartorio 90 dias antes para marcar a data com um casal de testemunhas, o celebrante é juiz de paz, logo no dia do casamento, já assinaremos também os papeis do civil. Eu achei bem simples.

    Em relação as custas, tbm não achei mais caro.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas