Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Larissa
Noiva Ativa Março 2025 Bahia

Casamento Civil Atrasado

Larissa, dia 25 de Fevereiro de 2025 às 16:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 6

Deixei para pedir nossas certidões de nascimento atualizadas este mês e o correio simplesmente devolveu a minha entrega... Hoje moramos em MG e a minha, que é do RS, foi enviada de volta para Porto Alegre. Consegui abrir uma reclamação nos correios, mas deram o prazo de 5 dias úteis para responder. O que acontece é que no dia 08/03 já vou viajar para Salvador, onde será o casamento, e estou achando que pode não dar tempo de chegar o documento. O casamento civil íamos fazer lá também e estava tudo muito certinho com as datas, mas agora, se eu chegar lá sem a certidão, talvez não consiga casar no civil no mesmo dia da cerimônia... Ia ser com efeito religioso. E agoraaaaaaa??? Vou fazer a cerimônia e casar na volta para MG? Ferrouuu!!! Estou desesperada e gastei R$ 80,00 só de correio para entregar as certidões... To p# da vidaaa!! Smiley sad

6 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 28 de Fevereiro de 2025 às 10:27
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Showww!! Obrigada pelas dicas, vou dar uma olhada em como posso resolver! Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo a situação estressante em que você se encontra. Aqui vão algumas alternativas que possam te ajudar:

Verifique a possibilidade de obtenção da certidão em um cartório mais próximo: Em alguns casos, é possível solicitar uma certidão de nascimento atualizada presencialmente em cartórios de outras localidades, ou até online, dependendo do estado. Entre em contato com cartórios em Minas Gerais ou Porto Alegre para saber se essa opção está disponível e se você pode retirar uma certidão lá, ou se eles podem enviar diretamente para você em um prazo mais curto.

Solicitar uma certidão de nascimento digital: Muitos estados oferecem a opção de certidão digital, que pode ser emitida rapidamente através de sites oficiais de cartórios. Se você conseguir acessar a certidão de nascimento digital, você pode imprimi-la ou até apresentar uma versão digitalizada para o cartório onde você fará o casamento civil.

Revisite os Correios e acompanhe a reclamação: Como você já registrou a reclamação, siga o processo com urgência e veja se há alguma forma de acelerar a entrega. Pergunte se é possível retirar diretamente na agência de Porto Alegre ou pedir algum tipo de reenvio expresso para garantir que chegue a tempo.

Verifique a possibilidade de casar civilmente em Salvador: Outra opção é tentar agendar a cerimônia civil em Salvador, se possível, em um cartório local. Alguns cartórios têm uma agilidade maior e podem conseguir a certidão de casamento para você, sem depender da sua certidão atualizada do RS.

Caso não consiga a certidão a tempo: Se por algum motivo não conseguir resolver a tempo, considere fazer a cerimônia religiosa conforme planejado e, posteriormente, fazer a formalização do casamento civil ao retornar a MG, já que a cerimônia religiosa pode ser realizada independentemente do casamento civil, e você ainda terá a oportunidade de oficializar legalmente após.

Em todo caso, tente manter a calma e verifique todas as possibilidades que envolvem a certidão digital ou a possibilidade de um casamento civil alternativo. Boa sorte e que tudo se resolva da melhor maneira! Deus os abençoe.

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu medo é atrasar justamente por conta do carnaval 😭
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii Thay! Eu entrei em contato com cartório e eles não aceitam a digital, se fosse essa eu teria que pagar mais uma taxa pra passar ela pra outro papel lá de documento.. ai por isso solicitei as físicas, e fui ver agora pra pegar a digital e pagar essa taxa, só que me cobraram mais 300,00 como se fosse segunda via 🤡 to c orçamento contado pra isso, não vai dar 😭
    • Responder
  • Thayná
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, você acha que tem a opção de envio do documento pela internet ?
    Quando fui atualizar as certidões, um documentista pediu pra mim online e depois me enviou um pdf da certidão atualizada.
    Na época, estava fazendo a papelada do meu ap com ele, ai ele já fez essa parte de pedir as certidões online. Mas nem ele e nem nós fomos no cartório, foi tudo online. Sou de SP, não sei se ai tem essa opção também.

Quando recebi o PDF, imprimi em folha comum e fui marcar a data no civil.

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus! Que descaso… notifica aos correios caso não chegue a tempo, mas, com essa demanda de carnaval tenho fé que possam adiantar sua entrega e chegue a tempo!!!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas